5G pode chegar a 2 Gbps no Brasil, diz Claro

Operadora foi pioneira ao ativar primeiras redes de quinta geração no país.

Nesta quarta-feira, 26, durante o webinar “5G e Transformação Digital 2020”, Luiz Fernando Bourdot, diretor de evolução tecnológica de rede da Claro, afirmou que as redes 5G no Brasil poderão chegar a velocidades de até 2 Gbps.

O executivo não precisou exatamente quando isso deve ocorrer, mas ele afirmou que ao combinar as frequências atuais da rede 4G (incluindo a tecnologia DSS) com as futuras faixas 5G, seria possível atingir velocidades próximas de 2 Gbps de capacidade total.


Luiz afirmou que o Brasil está atrasado em relação ao resto do mundo, mas justificou que a demora na ativação do 5G no país se deve a uma série de definições técnicas que ainda precisam ser resolvidas para realizar adequadamente o leilão de frequências.

Ele lembrou ainda que a pandemia da Covid-19 também ajudou no atraso do cronograma.

A Claro foi pioneira em ativar em julho deste ano as primeiras redes 5G no país, por meio da tecnologia DSS, compartilhando as frequências e infraestrutura usadas no 4.5G, melhorando a latência e aumentando a eficiência em 20% da rede móvel.

Durante a apresentação, Luiz afirmou que em testes realizados pela Claro em sua sede foi possível atingir velocidade de 439 Mbps, utilizando a frequência de 2600 MHz com banda de 20 MHz e 1,17 Gbps usando a faixa de 3,5 GHz com banda de 100 MHz.

VIU ISSO?

–> Claro anuncia implantação de rede 5G

–> Entenda como a Claro pretende expandir o 5G DSS

–> Anatel prorroga nova consulta pública sobre o 5G

“Este é um movimento no sentido de procurar recuperar esse tempo de atraso e, de alguma forma, a gente poder trazer a experiência do 5G, para que a gente possa começar a criar todo um ecossistema 5G no Brasil, mesmo antes do leilão das frequências e operação das novas frequências”, diz Bourdot, durante o webinar.

O leilão de frequências do 5G no Brasil está programado para ocorrer no primeiro semestre de 2021.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Felipe

a tecnologia pode ate chegar a 2Gbps porem a velocidade real nao vai passar nem de 1% disso.

Cidade - UF
Goiania - GO
Aldevany Hugo

Talvez daqui uns 10 anos quando a utilização do 5G já esteja bem estruturada nos quesitos de investimento de infraestrutura correta cheguemos a ter essa velocidade prometida.

Cidade - UF
São Luís de Montes Belos - GO