20/04/2024

Hackers estão roubando dados de usuários da Netflix

Golpe tem sido realizado por meio de e-mails falsos. Saiba como se proteger.

A empresa de segurança ESET acaba de fazer um alerta para assinantes da Netflix na América Latina. Um novo golpe tem sido aplicado utilizando o nome da Netflix com o objetivo de roubar dados financeiros de usuários desatentos.

De acordo com a companhia, hackers tem enviado e-mails falsos com o assunto “Alerta de Notificação”, informando que o assinante está com o pagamento da mensalidade do serviço em atraso e poderá ter sua conta suspensa caso não tome providências em 48 horas.

O e-mail com o falso destinatário “Netflix” inclui um botão com a frase “Atualize seus detalhes de pagamento”. Ao clicar no mesmo, o usuário tem que informar dados financeiros, como o CPF e dados do cartão de crédito.

Os ataques de phishing – como são chamados esse tipo de golpe – tem se tornado cada vez mais comuns. A ESET afirma que essa prática cresceu 600% entre julho e janeiro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019.

Geralmente, os sistemas anti-spam conseguem filtrar essas mensagens.

Entretanto, caso esse tipo de e-mail chegue até o usuário é possível identificar que se trata de um golpe, apenas prestando atenção em determinados detalhes.

VIU ISSO?

–> EXCLUSIVO: Bot no Telegram expõe clientes endividados com a Vivo

–> WhatsApp está expondo na internet celulares de seus usuários

–> Grupo Hacker invade Globoplay e envia notificação para usuários

A primeira coisa a se atentar é o endereço de e-mail do destinatário, verificando se ele utiliza o domínio da Netflix (ou de qualquer outra empresa que ele diz ser).

Além disso, qualquer botão ou link que não direcione o usuário para uma página oficial da companhia também deve ser motivo de atenção redobrada.

O tom de urgência na mensagem ou erros de digitação ou gramática também são comuns nesses tipos de ataque.

Nesses casos, basta apenas ignorar esses e-mails, não clicar em nenhum link informado, marcá-los como spam e/ou exclui-los de sua caixa de entrada.

Com informações de Tecmundo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários