26/04/2024

TIM testa 5.5G no Brasil e registra recorde de velocidade de 11,6 Gbps

Tecnologia é capaz de suportar tecnologias avançadas como realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e realidade estendida (XR).

Nesta terça-feira (27), a TIM anunciou que alcançou a velocidade recorde de 11,6 Gbps em testes do chamado 5G Advanced. A fabricante Huawei usa o termo 5.5G para denominar o padrão. As simulações foram realizadas no laboratório da companhia, no Rio de Janeiro (RJ), e registrou uma taxa dez vezes superior à registrada em faixas de 5G tradicionais, de cerca de 1 gigabyte por segundo.

Marco Di Costanzo, Diretor de Desenvolvimento de Rede da TIM Brasil, fala sobre a importância de teste 5.5G e de novas tecnologias dentro de um projeto de evolução das redes móveis no Brasil: “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados. A operadora foi a primeira no Brasil a ativar o 5G Stand Alone (SA), a primeira a alcançar a maior velocidade com o 5G (5,4 Gbps em 2022) e agora fomos os primeiros a chegar com 5G Advanced, também conhecido como 5.5G”, afirma o executivo.

O recorde foi anunciado pela TIM durante apresentação no MWC 2024, maior evento do mundo de telecomunicações do mundo, realizado na Espanha. O serviço ainda não está disponível para clientes.

O 5.5G é uma tecnologia capaz de suportar tecnologias avançadas como realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e realidade estendida (XR), conceitos articulados por dispositivos como o Vision Pro da Apple e o Meta Quest 3, da Meta, além de novas aplicações IoT.

A TIM afirmou que o 5,5G pode melhorar a experiência com dispositivos inteligentes para casa e automóveis. Cidades da China, Alemanha e Áustria iniciaram os testes da nova velocidade neste mês de janeiro. O 5,5G seria um passo na transição para o 6G, com projeção para chegar ao público no fim desta década.

Costanzo ainda revelou que foram feitos testes com uma faixa com velocidade maior que o conhecido 5G e menor que o 5,5G, chamada 5G Stand Alone, alcançando a velocidade de 5,4 gigabytes por segundo.

“Somos líderes em 5G e damos mais este passo rumo a uma melhor qualidade do serviço e eficiência de nossa rede”, disse o executivo.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários