20/04/2024

Telebras inaugura centro de operações espaciais

Instalação será responsável por operar e monitorar o SGDC.

Nesta terça-feira, 23, a Telebras inaugurou o Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P), localizado em Brasília, um conjunto de edificações construído com o objetivo de operar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

O evento contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, além dos ministros Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovações, e Fabio Faria, das Comunicações.

O COPE-P conta com 14 mil m² de área construída, sendo 4.500m² de bloco técnico operacional. Ele será operado pela Telebras e pelo Ministério da Defesa.

Além do centro em Brasília, o satélite possui três estações de acesso Gateway, em Florianópolis (SC), Campo Grande (MS) e Salvador (BA), e o Centro de Operações Espaciais Secundário (COPE-S), no Rio de Janeiro.

Com a inauguração, todas as estações terrestres do projeto SGDC foram concluídas.

Lançado em 2017, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas possui cobertura em todo o território nacional e tem sido utilizado em programas governamentais de inclusão digital, além de prover comunicações estratégicas militares do país.

VIU ISSO?

–> Saiba como o SGDC, satélite brasileiro, será usado no país

–> Satélite brasileiro leva conectividade para 11 mil pontos no país

–> Governo aprova parceria entre Viasat e Telebras

Em 2019, o satélite ofertava conectividade para apenas 12 pontos no país. Hoje, já são 12 mil pontos, que atendem escolas, prefeituras e localidades afastadas.

“Esse é um marco que ficará na história das comunicações no nosso país. A comunicação via satélite é vital para a defesa da soberania e desenvolvimento da nação. O COPE é essencial para o domínio e progresso do Brasil nesse setor. O SGDC leva informação, conhecimento e segurança aos brasileiros e permite ao governo ampliar a capacidade de conexão da banda larga em pontos de interesse público”, declarou o recém empossado ministro Fabio Faria.

Com informações de Assessoria de Imprensa Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários