22/04/2024

Satélite brasileiro leva conectividade para 11 mil pontos no país

Estima-se que 2,4 milhões de alunos são beneficiados pela banda larga via satélite.

Nesta terça-feira, 10, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) informou que o Programa Governo Eletrônico — Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), oferecido pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), atingiu 11 mil pontos conectados no país.

Em parceria com a Telebras, a Viasat é a responsável pela operação do projeto de expansão da internet banda larga via satélite e a exploração comercial do SGDC, na banda Ka.

Entre os 11 mil pontos já atendidos, mais de 9 mil são escolas públicas, oferecendo conectividade para cerca de 2,4 milhões de estudantes. A marca de 2 milhões de alunos foi alcançada em agosto do ano passado.

Segundo Artur Coimbra, diretor de banda larga do MCTIC, o contrato do Gesac prevê a expansão do serviço para 15 mil pontos. Entretanto, já está sendo considerado um aditivo para alcançar até 18,5 mil locais atendidos.

VIU ISSO?

–> Saiba como o SGDC, satélite brasileiro, será usado no país

–> Viasat abre novos escritórios em São Paulo e Brasília

–> Satélite brasileiro fará custo de banda larga ser 10 vezes menor

O SGDC é o primeiro satélite geoestacionário de propriedade do governo brasileiro. A partir de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa, foram investidos R$ 3 bilhões em investimentos para colocar o equipamento em órbita, em maio de 2017, e utilizá-lo para garantir comunicações estratégicas do governo e a ampliação do acesso à banda larga no país.

Já o Gesac tem como objetivo promover a inclusão digital em todo o território brasileiro, principalmente em regiões em estado de vulnerabilidade social, que não tem acesso às novas tecnologias de informação e comunicação.

Com informações de Teletime e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários