22/04/2024

Facebook vai remunerar bancos para popularizar WhatsApp Pay no Brasil

Entenda como a empresa de Mark Zuckerberg pretende ganhar dinheiro com o sistema de pagamentos no app de mensagem.

Facebook vai remunerar bancos para popularizar WhatsApp Pay no Brasil

Lançado nesta semana, o sistema de pagamentos do WhastApp chegou ao Brasil como uma nova opção para transferência de dinheiro entre pessoas físicas, sem a cobrança de taxas para os usuários.

No entanto, a novidade levantou a dúvida sobre como o Facebook pretende ganhar dinheiro com a iniciativa.

De acordo com fontes, o Facebook está, por enquanto, no prejuízo com o WhatsApp Pay.

No acordo feito com os bancos, a empresa de Mark Zuckerberg pagará às instituições financeiras uma taxa para cada dinheiro enviado ou recebido pelo sistema de pagamentos do famoso app de mensagens.

VEJA TAMBÉM:

–> Passo a passo: Aprenda como enviar dinheiro pelo WhatsApp

–> Facebook pode vir a cobrar usuários pela utilização da rede social

–> Defensoria Pública entra no jogo para impedir novas regras do WhatsApp

Essa taxa será utilizada para pagar os custos operacionais das empresas emissoras dos cartões com bandeiras Visa e Mastercard.

O valor das taxas não foi revelado, mas acredita-se que elas são menores do que os emissores recebem em compras feitas pelo cartão de débito.

Além disso, essas taxas devem ser variáveis, de acordo com o banco parceiro.

Porém, esse investimento do Facebook não é em vão.

De acordo com fontes ouvidas pelo site Mobile Time, a estratégia da rede social é popularizar o uso dos pagamentos pelo WhatsApp.

A ideia é atrair bancos e conquistar rapidamente uma massa de usuários utilizando o sistema.

Inicialmente, o Facebook Pay no WhatsApp será disponibilizado para 2 milhões de usuários no Rio de Janeiro e São Paulo, selecionados pelo Facebook.

A expansão do recurso será viral. Cada pessoa que recebe um pagamento é automaticamente convidada a se cadastrar no sistema de pagamento.

Os emissores também poderão convidar diretamente os usuários para utilizar o sistema, até mil clientes por dia (limite este que vai aumentar até o fim do mês).

Assim, no futuro, quando o Banco Central autorizar a transação entre consumidores e empresas no WhatsApp, o Facebook espera gerar lucros recebendo uma parte da taxa cobrada dos lojistas.

Vale lembrar que o Brasil conta com mais de 130 milhões de usuários utilizando o WhatsApp, o que já é possível ter uma ideia do mercado potencial que pode gerar receitas para o Facebook.

Após a queda de braço entre Facebook e Apple, podendo gerar prejuízos para o mercado de anúncios (hoje a principal fonte de receita da rede social), é natural que a companhia de Zuckerberg esteja interessada em diversificar o modelo de negócio com a popularização do WhatsApp Pay.

Com informações de Mobile Time.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários