18/04/2024

Projeto quer proibir cobrança de dados por acesso à informação

Sites, redes sociais e vídeos estão inclusos na proposta, que pode perdurar até o país sair do estado de calamidade pública.

Ilustração - Pessoas com smartphone
Imagem: Pexels

Em Mato Grosso, o projeto de lei 232/2020 quer garantir acesso à informação sem cobrança de dados. Na lista, estão inclusos sites de comunicação, redes sociais e até mesmo vídeos, que não foram exatamente especificados.

A autoria é do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) e prevê que as operadoras serão proibidas de cortar a conexão ou reduzir a velocidade no acesso aos serviços supracitados.

Em caso de descumprimento, as empresas de telecomunicações terão que arcar com multa de três mil Unidades de Padrão Fiscais (UPFs). O dinheiro arrecadado vai para o Fundo Estadual do Consumidor.

Para o deputado, trata-se de um projeto que poderá ser acionado sempre que houver estado de calamidade pública. Se entrar em vigor, terá duração até o fim da pandemia do COVID-19.

VIU ISSO?

–> Cai liminar que proibia as operadoras de cortarem serviços

–> PSB e PSOL entram com ação contra MP de Bolsonaro

–> Operadoras terão que entregar dados pessoais de clientes ao IBGE

No entanto, é importante mencionar que as operadoras lutam contra projetos dessa natureza. Diversos estados que tentaram ao menos manter os serviços para clientes inadimplentes tiveram suas iniciativas derrubadas.

As empresas justificam que a falta de pagamento afetará a geração de caixa e o impacto vai diretamente para o consumidor final, que demanda até mesmo muita manutenção de rede em um momento que a banda larga desempenha papel crucial para atividades de trabalho, entretenimento, educação e informação.

Com informações de O Bom da Notícia

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários