21/04/2024

Oi inaugura a sua primeira fazenda de energia solar

Operadora pretende ser referência no mercado em energia renovável.

Imagem: Oi/Divulgação

A Oi acaba de anunciar a inauguração de uma fazenda solar em Francisco Sá, no estado de Minas Gerais. Ela é primeira de 25 unidades de produção de energia renovável que a operadora pretende colocar em operação neste ano.

O projeto faz parte do plano estratégico da Oi em diversificar a sua matriz de consumo e tornando-a referência no Brasil, como uma empresa de autoconsumo renovável em geração distribuída.

Entre as instalações, estarão usinas solares, de biomassa e centrais geradoras hidráulicas. As 25 plantas terão capacidade de gerar 123 megawatts-pico (MWp), o que poderia abastecer 170 mil casas de classe média.

A energia gerada será injetada nas distribuidoras locais e será abatida do consumo nas 20 mil unidades da Oi, entre prédios, estações, torres, lojas e outros imóveis da companhia. O programa de eficiência energética deve gerar economia de R$ 400 milhões por ano para a operadora.

VIU ISSO?

–> Para gestora de investimentos, Oi vive seu melhor momento

–> Fibra da Oi já compensa parcialmente queda no cobre

–> Oi fecha parceria inédita com a Mob Telecom

As demais fazendas serão implantadas em 15 estados, sendo Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.

A energia limpa na matriz de consumo global da operadora passará de 15,8%, em 2018, para 60% ao final de 2020.

“As iniciativas estruturantes, sejam elas no consumo ou aquisição de energia, tais como geração distribuída, migração de unidades para o mercado livre, projetos de eficiência energética, entre outras iniciativas estratégicas, resultarão num ganho anual de cerca de R$ 400 milhões para a companhia”, afirma Bernardo Scudiere, diretor de energia e sustentabilidade da Oi.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários