23/04/2024

MCom apoia Plano Brasil Sem Fome liderado pelo Governo Federal

Ministro das Comunicações cumpriu agenda de apoio a inauguração do projeto Plano Brasil Sem Fome encabeçado pelo Governo Federal.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou o lançamento do Plano Brasil Sem Fome em Teresina (PI) na última quinta, 31. Este plano consiste em uma iniciativa abrangente que envolve a implementação de 80 ações e políticas públicas coordenadas por 24 ministérios, incluindo o Ministério das Comunicações. O seu objetivo principal é atingir cerca de 100 metas específicas com a finalidade de erradicar a fome no Brasil, visando remover o país do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU).

Brasil sem Fome

Em seu discurso, o presidente Lula enfatizou a necessidade de abordar o problema da fome no Brasil, mesmo sendo um dos maiores produtores mundiais de grãos e proteína animal. Ele ressaltou que a raiz do problema reside na falta de recursos financeiros que impedem muitas pessoas de terem acesso a alimentos. Portanto, o objetivo do plano é proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população brasileira, especialmente para as famílias em situação de vulnerabilidade.

“Todo mundo sabe o sofrimento que é pra uma mãe colocar uma criança pra dormir sabendo que ela está com fome. Somos o terceiro produtor de grão e o primeiro produtor de proteína animal do mundo. Qual a explicação de termos 33 milhões de pessoas passando fome? O problema é que o povo não tem dinheiro para ter acesso a comida. Nós temos que dar qualidade de vida para as pessoas”, disse o presidente.

O Plano Brasil Sem Fome é organizado em três principais eixos estratégicos:

  1. Acesso à Renda, Redução da Pobreza e Promoção da Cidadania;
  2. Segurança Alimentar e Nutricional com Alimentação Saudável da Produção ao Consumo;
  3. Mobilização para o Combate à Fome.

Uma das principais propostas do Plano Brasil Sem Fome é a integração dos sistemas de segurança alimentar, assistência social e saúde. Isso envolve a criação de um programa de alimentação no Sistema Único de Assistência Social (Suas), que será abastecido com alimentos adquiridos da agricultura familiar. O objetivo é garantir que uma variedade de alimentos adequados e saudáveis esteja disponível na rede de assistência social.

O ministro Juscelino Filho ressaltou a importância de eliminar a fome no país e elogiou o presidente Lula por suas ações em prol dos brasileiros mais necessitados. Ele expressou confiança de que o governo conseguirá melhorar a realidade de milhares de pessoas por meio desse plano e enfatizou a necessidade de cooperação para tornar o país um lugar melhor para todos.

“Acabar com a fome no Brasil é prioridade. O presidente Lula já mostrou que é capaz de melhorar a vida dos brasileiros que mais necessitam e, mais uma vez, ele irá mudar a realidade cruel em que milhares de pessoas se encontram. Juntos, vamos fazer com que esse país seja melhor para todos”, disse o ministro.

As ações para implementar o Plano Brasil Sem Fome já começaram com a assinatura de Protocolos de Intenção com estados, entidades e municípios prioritários. Para envolver outros níveis de governo na estratégia, serão realizadas Caravanas do Brasil Sem Fome, que darão prioridade às áreas com maior número de pessoas em situação de insegurança alimentar grave. Além disso, uma campanha informativa será lançada para garantir que a população e o setor público estejam cientes dos principais programas relacionados a essa iniciativa.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários