Governo dos Estados Unidos pretende banir operadoras estrangeiras

China Mobile teve seu pedido negado para entrar no mercado americano.

Nesta semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu uma ordem executiva em que estabelece a criação de um novo comitê com o objetivo de analisar pedidos de licenças de telecomunicações de empresas estrangeiras.

A Comissão Federal de Comunicações (FCC), órgão que regula o setor, deverá rever seus procedimentos para análise de outorgas. A ideia é rejeitar pedidos de operadoras provenientes de países suspeitos, como China e Rússia, que poderiam ser uma ameaça à segurança nacional do país.


O comitê será composto por chefes da Justiça, Defesa e Segurança Interna dos EUA. As solicitações serão encaminhadas ao oficial de inteligência do mais alto escalão, o Diretor de Inteligência Nacional, para análise.

Desde maio de 2019, o governo dos Estados Unidos tem feito um movimento para endurecer as regras para a entrada de produtos chineses no país.

VIU ISSO?

–> Huawei pode ser banida em bancos americanos

–> Governo dos Estados Unidos fará pente fino nas operadoras do país

–> Huawei contra-ataca governo de Donald Trump

O argumento é que empresas, como a Huawei, são instrumentos de espionagem do governo de Pequim, roubando segredos industriais e realizando operações financeiras ilegais. As empresas e o governo chinês negam as acusações.

Além do bloqueio comercial com a Huawei, Trump tem feito pressão para que a FCC proíba as operações da China Unicom e a China Telecom no país, encerrando acordos atuais de interconexão. No ano passado, por exemplo, a China Mobile teve seu pedido negado para a entrada no mercado americano.

Com informações de TechCrunch.

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
0 0 voto
Nota para o redator
Acompanhar esta matéria
Notificação de
6 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários