18/04/2024

Huawei pode ser banida em bancos americanos

Outras empresas estrangeiras que trabalham com tecnologia 5G e são suspeitas de espionagem também podem ter suas transações financeiras bloqueadas.

Imagem: Mark Chan/Unsplash

Em mais um capítulo da longa batalha entre o governo de Donald Trump e a Huawei, parlamentares americanos anunciaram um projeto de lei que pretende impedir que a gigante chinesa realize transações financeiras em bancos dos EUA.

Além de espionagem e roubo de segredos comerciais, os Estados Unidos agora acusam empresas chinesas de realizar fraudes bancárias. A Huawei tem negado repetidamente todas as alegações.

A ideia dos senadores é proibir os bancos americanos de processar transações “significativas” para fabricantes estrangeiros que trabalham com tecnologia 5G e se envolvem em espionagem industrial. Como a maioria dos pagamentos em dólar é liberada através das instituições financeiras dos EUA, o bloqueio afetaria as transações entre a Huawei com clientes em todo o mundo.

“Está na hora do governo Trump tomar medidas rápidas e vigorosas para impedir que a Huawei acesse o sistema financeiro dos EUA”, disse Charles Schumer, democrata do senado americano, ao divulgar o projeto que tem apoio dos republicanos Mike Gallagher e Tom Cotton.

A nova ação é uma resposta ao fracasso das sanções do governo americano em barrar a expansão da tecnologia 5G da Huawei pelo mundo.

VIU ISSO?

–> Senado americano aprova lei para banir Huawei dos EUA

–> Governo dos Estados Unidos fará pente fino nas operadoras do país

–> Rixa de Trump com Huawei é gerada por outros interesses, diz CEO

Apesar de toda a propaganda e lobby internacional, países aliados têm indicado que não pretendem barrar a entrada de produtos chineses em suas redes.

Além disso, quando os Estados Unidos proibiram que fornecedores do país vendessem produtos para a empresa chinesa, a Huawei rapidamente encontrou novos fabricantes fora do alcance das autoridades americanas.

A empresa da China também está desenvolvendo um novo sistema operacional para smartphones, com o intuito de substituir o Android de seus aparelhos, depois que a Google anunciou que não faria mais atualizações de segurança nos softwares instalados em dispositivos chineses.

Entretanto, no passado, a Casa Branca já tinha considerado a possibilidade do bloqueio no sistema financeiro, mas o plano foi arquivado.

Com informações de Reuters.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários