23/04/2024

Operadoras podem desligar serviços de streaming no exterior

Em estado de emergência, há apenas uma prioridade: garantir a prestação dos serviços básicos de telecomunicações.

Já pensou se as próprias operadoras ganhassem o poder de limitar a qualidade de transmissão dos serviços de streaming ou até mesmo desliga-los? Pois é, em Portugual, a permissão foi concedida para que o bom funcionamento da internet esteja garantido.

Em estado de emergência, o país regulou recentemente a prestação de serviços de telecomunicações e definiu que a prioridade deve sempre estar nas demandas móveis e fixas.

Plataformas digitais de entretenimento como Netflix, YouTube e até mesmo o sinal de jogos de videogame poderão ser desligados pelas próprias prestadoras.

No decreto, o Governo enfatiza que com a situação de emergência, todos precisam ter uma prestação de serviços ininterrupta para permanecerem em suas residências. Por isso, é necessário evitar uma possível sobrecarga na infraestrutura das empresas.

VIU ISSO?

–> Anatel alerta usuários sobre golpe de internet grátis

–> WhatsApp, Messenger e Instagram correm o risco de sair do ar

–> Operadoras alertam que serviços podem ser interrompidos

O tema, nos últimos dias, ganhou notoriedade no mundo inteiro. A Comissão Europeia pediu para a Netflix e outras plataformas que limitassem a qualidade de transmissão.

Por aqui, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se reuniu com representantes de todas as plataformas para discutir medidas que evitem a sobrecarga das redes brasileiras, assim a população não fica desprovida dos serviços de internet.

Essa seria a única forma de adaptar os serviços ao aumento da procura. A Netflix acatou com os dois pedidos supracitados. Globoplay e YouTube também aderiram.

Com informações de Publico.pt

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários