17/04/2024

Brasil vai a Las Vegas, nos EUA, para conhecer novas tecnologias de TV

Ministério das Comunicações do Brasil está em Las Vegas participando de um grande evento de tecnologia para aprender sobre a TV 3.0.

Representantes do Ministério das Comunicações, o MCom marcaram presença na NAB Show em Las Vegas, nos Estados Unidos, na última terça, 16. A participação da comitiva ministerial consistiu em acompanhar as atividades desse evento anual focado no setor de radiodifusão.

Segundo o destaque do MCom, a NAB Show é reconhecida por reunir as principais empresas e apresentar as últimas novidades tecnológicas relacionadas à transmissão de rádio e TV.

Durante o evento, ocorreu um encontro entre a comitiva ministerial brasileira e a delegação do Japão, que está envolvida com o sistema Advanced ISDB-T. Este sistema é um dos padrões tecnológicos que estão sendo considerados para serem adotados no Brasil a partir do próximo ano, visando à implementação da TV 3.0.

A TV 3.0 representa uma nova geração de televisão, que busca oferecer uma experiência mais avançada e interativa aos telespectadores, incorporando tecnologias como a transmissão em ultra alta definição (UHD), interatividade aprimorada e recursos avançados de conectividade.

A escolha do padrão tecnológico a ser adotado é uma decisão estratégica que envolve diversos aspectos técnicos, econômicos e políticos, e o encontro entre as delegações representa um importante passo no processo de avaliação e negociação para a implementação bem-sucedida da TV 3.0 no Brasil.

Na maior feira do setor de rádio e TV do mundo, os representantes do ministério tiveram a oportunidade de visitar vários estandes de empresas envolvidas no desenvolvimento, comercialização e regulamentação de tecnologias telemáticas inovadoras.

Entre esses estandes estavam os de empresas renomadas como Rohde & Schwarz, Fraunhofer e EiTV. Essas empresas são reconhecidas por sua liderança e expertise na criação e implementação de soluções avançadas no campo da comunicação e da transmissão de dados, desempenhando um papel crucial no avanço e na regulamentação dessas tecnologias.

Ao visitar esses estandes, os representantes do ministério puderam aprender sobre as últimas tendências e avanços no setor, bem como estabelecer contatos importantes para possíveis colaborações futuras.

Durante a estadia em Las Vegas, membros do ministério participaram de diversas reuniões com o objetivo de promover o avanço da radiodifusão no Brasil. Esses encontros envolveram representantes influentes, como da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e, em outro momento, da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP).

Segundo o MCom, o propósito dessas reuniões foi discutir estratégias e iniciativas para fortalecer o setor de radiodifusão, abordando questões como regulamentações, tecnologia, e oportunidades de desenvolvimento no contexto brasileiro. Essas interações visaram fomentar um ambiente propício para o crescimento sustentável e inovador da radiodifusão no país, promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre as partes envolvidas.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários