26/04/2024

João Dória veta projeto que limitava chamadas de telemarketing

Objetivo da proposta era permitir que as ligações fossem feitas apenas em horário comercial, entre 9h e 18h.

Imagem: Flickr Governo de SP

O Projeto de Lei 614, de 2019, foi integralmente vetado por João Dória, governador de São Paulo. A proposta havia sido aprovada pela ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e definia que as ligações de telemarketing fossem feitas apenas em horário comercial, entre 9h e 18h.

Entre os elementos considerados para o veto, Dória alegou a inconstitucionalidade do projeto, já que trata dos serviços de telecomunicações em âmbito estadual. Além do mais, na perspectiva do governador, a lei poderia causar demissões no estado. Ou seja, diminuição no número de empregos e investimentos em São Paulo.

A proposta ainda obrigava as operadoras a criarem um cadastro para que usuários registrassem o interesse em não receber ligações de telemarketing, além da proibição a utilização do número privado.

VIU ISSO?

–> Liberado site oficial para bloquear ligações de telemarketing

–> Claro desrespeita bloqueio de telemarketing e leva multa milionária

–> Claro lidera ranking de ligações abusivas de telemarketing

Na contrapartida, o deputado Barros Munhoz (PSB) quer propor um novo texto, mas sem derrubar o veto do governador. Segundo João Dória, o setor já possui regras que resguardam o consumidor, de modo satisfatório.

Exemplos recentes são o “Não me Perturbe”, iniciativa nacional para impedir ligações de telemarketing para os usuários cadastrados na lista, e a auto-regulação das prestadoras de telecomunicações, também conhecida como Probare (Programa Brasileiro de Autorregulamentação do Setor de Relacionamento).

Ao todo, a proposta poderia gerar a perda de 625 postos de trabalho e pessoas direta e indiretamente envolvidas no setor.

Com informações de Tele.Síntese

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários