06/04/2024

Samsung e Procon assinam acordo para entrega de carregadores aos consumidores

Ao assinar um Termo de Compromisso, a empresa não será penalizada pelo órgão de defesa do consumidor do Paraná.

Nesta semana, a Samsung assinou um Termo de Compromisso com a Secretaria da Justiça e Cidadania, através da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon-PR, se comprometendo a entregar carregadores de celular para consumidores que compraram dispositivos da marca em períodos em que o acessório não vinha na caixa, medida disponível desde fevereiro de 2021, data do lançamento do Galaxy S21 5G.

Entretanto, o termo de compromisso é válido apenas para os consumidores residentes no estado paranaense, além de ficar limitado ao seguinte modelos de aparelhos: Galaxy S21 5G, Galaxy S21 FE, Galaxy S22 5G, Galaxy Z Fold3 e Galaxy Z Flip3.

Quando os carregadores não estavam incluídos na compra de aparelhos da Samsung, os consumidores procuraram o órgão de defesa do consumidor para registrar ocorrência e formalizar reclamações sobre o caso, resultando assim na assinatura do termo para que seja distribuído os acessórios a quem tem direito. Com o acordo, a empresa não será penalizada pelo Procon.

Atualmente, todos os modelos de smartphones da marca no Brasil contam com carregadores incluídos na caixa. Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania, explica que “Em que pese a indiscutível relevância do tema sustentabilidade, consumo consciente e seus desdobramentos – especialmente a redução de resíduos sólidos e lixo eletrônico -, é do entendimento do Procon Paraná que a entrega dos carregadores de tomada é imprescindível para uso pleno e efetivo do produto, razão pela qual foi construído o termo de acordo“.

Como solicitar o carregador

Os consumidores que estão inclusos no caso de terem comprado os produtos sem o carregador, e quiserem resgatar o acessório, devem acessar o site “Samsung Para Você” e fazer a solicitação de entrega, que acontecerá de forma gratuita.

Entretanto, Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR, alerta que o consumidor deve apresentar a nota fiscal de compra do produto e o Código IMEI encontrado no dispositivo. “Caso o consumidor já tenha recebido o carregador de tomada anteriormente, não poderá fazer nova solicitação“, completa.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários