14/03/2024

TIM, Claro e Vivo já podem ativar 4G de 700 MHz no Brasil inteiro

Operadoras poderão proporcionar uma nova experiência de navegação aos clientes, assim como um maior alcance de 4G.

Smartphone ilustração
Imagem: Pexels

O desligamento do sinal analógico de televisão proporcionou uma nova experiência de conexão móvel para os brasileiros. De acordo com as últimas informações da OpenSignal, o Brasil deixou o posto de retardatário no 4G e já disponibiliza a conectividade para 93% da população brasileira.

Agora, em relação a velocidade e alcance, a mudança foi ainda mais significativa. O fim da TV analógica liberou a faixa de 700 MHz para as operadoras, que estão com a oportunidade de distribuir uma internet mais potente aos clientes.

Claro, TIM e Vivo já estão liberadas para ativar a nova frequência, que traz uma melhoria de percepção imediata para os usuários de telefonia. A mudança é sentida principalmente em ambientes fechados como shoppings, restaurantes e outros estabelecimentos.

No processo de 2016, cerca de 1.034 canais e 347 radiodifusores remanejaram suas frequências. Os trabalhos foram feitos em 500 cidades simultaneamente e equipes da EAD (Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV), Anatel, operadoras de telefonia e fornecedores de equipamentos se reuniram para a atividade.

VIU ISSO?

–> TIM ativa frequência de 700 MHz em mais cidades

–> Aprovado estudo que libera faixa de 700 MHz em cidade do Sul

–> Open Signal: disponibilidade do 4G no RJ aumenta graças aos 700 MHz

Na atualidade, o 4G de 700 MHz está disponível em 3.410 municípios brasileiros e as operadoras já podem fazer a ativação para proporcionar mais qualidade aos usuários da quarta geração da conectividade móvel.

Trata-se de uma frequência menor que as outras utilizadas e com maior penetração de sinal. Com ela, as operadoras podem expandir suas redes e terem um gasto menor, mas a faixa não é adequada para locais com grande concentração de pessoas.

A Oi é a única sem o 4G do 700 MHz, mas terá a oportunidade de adquirir no leilão que a Anatel vai realizar com as sobras, juntamente com a venda do 5G, previsto para meados de 2020.

A TIM assume a liderança na cobertura 4G com 3.370 municípios. Em seguida, a Vivo se destaca com 3.190, Claro com 2.686 e Oi em 941.

Com informações de Tecnoblog

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários