27/04/2024

Grupo TIM vai negociar nova oferta pela Sparkle com o governo italiano

Conselho de administração da empresa considerou a proposta insatisfatória e mandou o CEO Pietro Labriola negociar ‘opção diferente’.

No início de fevereiro, o Grupo TIM recebeu uma oferta do governo da Itália para aquisição da Sparkle, empresa de atacado e dona de uma extensa rede de cabos submarinos, mas de acordo com o portal Reuters, o conselho de administração da tele consideraram a proposta baixa e mandaram o CEO Pietro Labriola negociar com o Tesouro uma nova oferta para a unidade.

Em comunicado, os diretores se reuniram nesta quarta-feira (07) e examinaram a proposta enviada pelo Ministério da Economia e Finanças (MEF). No entanto, o conselho entendeu que a proposta estatal é insuficiente para concretização do negócio.

O conselho de administração do Grupo TIM quer que Labriola negocie uma “opção diferente”, levando em conta “possíveis ajustes nos termos do contrato, na hipótese de a TIM manter uma participação na empresa por um certo período de tempo a apoiar a implementação do plano estratégico”, conforme trecho da nota divulgado à imprensa. Ou seja, pela nova estrutura potencial do negócio, o Grupo TIM manteria uma participação minoritária na Sparkle por um determinado período, com potencial aumento de preço.

Não foi revelado o valor proposto pelo governo italiano para aquisição do Sparkle, cuja rede se estende por 600 mil km e transmite informações entre países da Europa, do Mediterrâneo e das Américas, inclusive com pontos de presença (PoP) no Brasil. Na terça-feira, 6, a TIM italiana informou que a rede foi expandida para o Iraque, com a inauguração de um PoP em Erbil (também conhecida como Arbil).

Entretanto, de acordo com fontes, a Sparkle valia até 750 milhões de euros (810 milhões de dólares), incluindo dívida e componentes variáveis. Já a TIM estimou uma avaliação de quase 1 bilhão de euros para a unidade, disseram fontes anteriormente.

A venda da unidade de cabos submarinos, assim como da NetCo, a unidade de infraestrutura de rede fixa vendida por 19 bilhões de euros (R$ 101,6 bilhões) em um acordo com o fundo KKR, são parte dos planos de reestruturação apresentado pelo CEO de se separar dos ativos de rede fixa do antigo monopólio telefônico para reduzir sua dívida.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários