21/04/2024

Wi-Fi do Facebook pode chegar a um milhão de usuários brasileiros

Projeto comunitário quer levar conectividade para áreas remotas do país.

Segundo projeções de um estudo encomendado pelo Facebook à consultoria NERA, o programa de Wi-Fi comunitário da rede social pode cobrir um milhão de pessoas em áreas rurais do Brasil.

Atualmente, a iniciativa do Facebook já é oferecida em solo brasileiro pelas operadoras via satélite parcerias Hughes e Hispamar.

Segundo o relatório, a perspectiva mais conservadora é que o número de hotspots da companhia no Brasil dobre. Assim, além do um milhão de brasileiros beneficiados com a cobertura, a consultoria estima que 74 mil novos contratos de conectividade sejam assinados.

Além disso, o Facebook estuda a possibilidade de oferecer acesso 4G em áreas rurais em toda a América Latina, seguindo os moldes de um programa em curso no Peru. Neste país, uma operadora neutra está fazendo o upgrade das estações radiobase 2G para a rede de quarta geração, oferecendo internet em áreas remotas.

Caso o programa peruano seja estendido para todo o continente, estima-se que o Brasil se transforme no o maior mercado, com 8,5 milhões de pessoas beneficiadas.

O padrão utilizado nessa atualização de infraestrutura é o OpenRAN, que oferece redes de acesso abertas e fornecedores desagregados. Inclusive, o protocolo é promovido pelo Facebook por meio da iniciativa Telecom Infra Project (TIP), que já conta com mais de 500 parceiros entre operadoras e empresas de tecnologia.

VIU ISSO?

–> Hotposts WiFi da Hughes são lançados no Brasil

–> Yahsat e Hughes firmam parceria comercial no Brasil

–> ViaSat lança Wi-Fi comunitário de até 25 Mbps em SP

A consultoria também avaliou que o lançamento do cabo submarino Malbec, construído pela GlobeNet, parceira do Facebook na iniciativa, deve incrementar em 3% a penetração da internet no Brasil.

O Malbec vai ligar Brasil, Argentina e Uruguai ao longo de uma rota de 2,5 mil km. Ele deve entrar em operação nos próximos meses.

Com informações de Teletime.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários