22/04/2024

Algar Telecom disponibiliza 5G ao público por 10 dias

Teste está sendo realizado na faixa de 3,5 GHz com equipamentos da Huawei.

Divulgação Algar - Redes Sociais
Imagem: Divulgação Algar

Com licença da Anatel para uso em caráter de teste e pesquisa científica, a Algar Telecom disponibilizou a conexão 5G em Uberlândia (MG) na faixa de 3,5 GHz. Todos poderão fazer uma degustação, que conta com os equipamentos da Huawei.

A abertura ao público tem o prazo de 10 dias, a contar da data de início da ação, 10 de outubro. Ou seja, restam menos dias para os interessados em testar a conectividade de quinta geração aproveitarem.

Em agosto, a operadora já havia realizado testes em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia, fato noticiado aqui no Minha Operadora. Na medição, a empresa atingiu uma velocidade de 1.054 Mbps, acima de 1 Gbps, em downlink. O uplink foi 114 Mbps.

VIU ISSO?
Algar Telecom finaliza processo de compra da Smart Telecomunicações
Algar Telecom anuncia novo diretor financeiro
Algar Telecom é acionada pelo Procon depois de pane

O público poderá experimentar a conexão 5G no espaço Ciranda, localizado no bairro Granja Marileuza, em Uberlândia. A disponibilidade é até o dia 20 de outubro, próximo domingo.

Para os testes, o potente smartphone Huawei Mate 20X 5G foi disponibilizado para os testes de velocidade e comparativos com o 4G. Há ainda um óculos de realidade virtual PICO NEO 6DoF All-in-one com jogos na nuvem.

Mesmo com a demonstração aberta ao público, a Algar Telecom destaca que a comercialização da tecnologia dependerá do leilão 5G, que poderá sofrer atrasos por conta da interferência no sinal da TV via parabólica.

A falta de definição para a questão jogou o leilão para meados 2020, com risco de ter um adiamento ainda mais longo: 2021. O edital será analisado pela Anatel em 30 dias.

Com informações do Teletime

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários