TIM começa a vender chip virtual

Operadora é a terceira a oferecer suporte ao eSim nos iPhones XS, XS Max ou XR.

Nesta segunda-feira, 2, a TIM começou a disponibilizar em suas lojas o eSim, uma tecnologia que substitui o chip físico e que permite ativar um plano de telefonia por meio de um QR Code. Por enquanto, apenas os aparelhos iPhone XS, XS Max ou XR têm a funcionalidade.

Em março, a Claro e a Vivo começaram a oferecer suporte ao chip virtual. Um eSIM é basicamente um pequeno chip embutido dentro do aparelho. Em vez de inserir um cartão SIM tradicional na bandeja do celular, tudo que precisa ser feito é ler um código QR oferecido por sua operadora e ativar o plano escolhido.


As informações nesse chip são regraváveis, o que significa que você pode mudar de operadora facilmente.

A solução permite que o celular funcione com duas linhas ao mesmo tempo. Além de oferecer mais segurança, o QR Code dificulta o repasse de aparelhos. A ideia é que no futuro ele dispense o uso de chips físicos.

VIU ISSO?
–> Cliente tem dificuldade para aderir eSIM em plano pré-pago da Claro
–> Claro: eSIM irá matar o chip tradicional de celular
–> iPhone Xs torna eSIM realidade e operadoras terão que se adaptar

Atualmente, os únicos aparelhos comercializados no Brasil com o eSIM são os da Apple. Os Pixel 2, Pixel 3 e o Pixel 3 XL, da Google, também suportam o chip virtual, mas ainda não chegaram por aqui. Alguns fabricantes de celulares começaram a incorporar a tecnologia em seus produtos, mas as operadoras também precisam se adaptar.

É provável que os telefones com eSIMs ainda mantenham slots para cartões SIM tradicionais por muito tempo, mas eventualmente essas bandejas podem desaparecer completamente.

Por enquanto, 133 lojas da TIM, em 62 cidades, oferecem suporte ao eSim. Para conferir a lista de lojas que disponibilizam a tecnologia, basta acessar o site da operadora.

A novidade está liberada apenas para clientes pós-pago e controle da TIM.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

4
Deixe um comentário

avatar
2 Número de Comentários
2 Número de Respostas
1 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
4 Autores de comentários
Rodrigo HorinoRogerioRogério PiresVinícius Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Vinícius
Visitante
Vinícius

Eu não entendo, pq só pós pago e controle, pré pago não é cliente. Sou cliente pré pago da TIM, e tenho convicção que gasto muito mais pôr mês,que muito cliente controle, só não sou controle, pq não gosto de ter que ter obrigatoriedade. Na europa cliente pré pago é mais respeitado que os pós pagos, porque pagam de forma adiantada por um serviço que ainda não foi prestado,e a operadora embolsa logo o valor, agora lógico que lá os planos pré pagos não foram concebidos na roubalheira que são aqui no Brasil, agora que estão melhorando um pouco, no… Leia mais »

Cidade - UF
SALVADOR BA
Rogério Pires
Visitante
Rogério Pires

Concordo plenamente e discordo desta distinção feita, de modo geral, pelas operadoras! Sou TIM BETA, portanto pré-pago, mas para usufruir dos benefícios completos do plano, credito religiosamente no dia estipulado de 55,00 a 60,00 reais e se quiser, portanto habilitar um eSim não tenho esse direito!?

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Rogerio
Visitante
Rogerio

Sou cliente claro e acho muito estranho pq só aparelho iPhone q eles libera os eSIM ser um sistema feito para cell pq não tá disponível pra outras marca de smartphones

Cidade - UF
Contagem minas gerais
Rodrigo Horino
Colaborador

Simplesmente que outros celulares não tem a tecnologia e-sim. Não adianta ter um Motorola atual ou um Samsung A70 ou M30 se não existe a tecnologia e-sim no aparelho!
Qualquer aparelho que tenha e-sim, você consegue habilitar na Claro, na Vivo e agora na Tim!

Cidade - UF
Osasco - SP