TIM começa a vender chip virtual

Operadora é a terceira a oferecer suporte ao eSim nos iPhones XS, XS Max ou XR.

Nesta segunda-feira, 2, a TIM começou a disponibilizar em suas lojas o eSim, uma tecnologia que substitui o chip físico e que permite ativar um plano de telefonia por meio de um QR Code. Por enquanto, apenas os aparelhos iPhone XS, XS Max ou XR têm a funcionalidade.

Em março, a Claro e a Vivo começaram a oferecer suporte ao chip virtual. Um eSIM é basicamente um pequeno chip embutido dentro do aparelho. Em vez de inserir um cartão SIM tradicional na bandeja do celular, tudo que precisa ser feito é ler um código QR oferecido por sua operadora e ativar o plano escolhido.


As informações nesse chip são regraváveis, o que significa que você pode mudar de operadora facilmente.

A solução permite que o celular funcione com duas linhas ao mesmo tempo. Além de oferecer mais segurança, o QR Code dificulta o repasse de aparelhos. A ideia é que no futuro ele dispense o uso de chips físicos.

VIU ISSO?
–> Cliente tem dificuldade para aderir eSIM em plano pré-pago da Claro
–> Claro: eSIM irá matar o chip tradicional de celular
–> iPhone Xs torna eSIM realidade e operadoras terão que se adaptar

Atualmente, os únicos aparelhos comercializados no Brasil com o eSIM são os da Apple. Os Pixel 2, Pixel 3 e o Pixel 3 XL, da Google, também suportam o chip virtual, mas ainda não chegaram por aqui. Alguns fabricantes de celulares começaram a incorporar a tecnologia em seus produtos, mas as operadoras também precisam se adaptar.

É provável que os telefones com eSIMs ainda mantenham slots para cartões SIM tradicionais por muito tempo, mas eventualmente essas bandejas podem desaparecer completamente.

ECONOMIZE! 💰 Compare os planos das operadoras de celular e escolha o mais vantajoso para você.

Por enquanto, 133 lojas da TIM, em 62 cidades, oferecem suporte ao eSim. Para conferir a lista de lojas que disponibilizam a tecnologia, basta acessar o site da operadora.

A novidade está liberada apenas para clientes pós-pago e controle da TIM.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
4 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários