21/03/2024

TIM começa a vender chip virtual

Operadora é a terceira a oferecer suporte ao eSim nos iPhones XS, XS Max ou XR.

Nesta segunda-feira, 2, a TIM começou a disponibilizar em suas lojas o eSim, uma tecnologia que substitui o chip físico e que permite ativar um plano de telefonia por meio de um QR Code. Por enquanto, apenas os aparelhos iPhone XS, XS Max ou XR têm a funcionalidade.

Em março, a Claro e a Vivo começaram a oferecer suporte ao chip virtual. Um eSIM é basicamente um pequeno chip embutido dentro do aparelho. Em vez de inserir um cartão SIM tradicional na bandeja do celular, tudo que precisa ser feito é ler um código QR oferecido por sua operadora e ativar o plano escolhido.

As informações nesse chip são regraváveis, o que significa que você pode mudar de operadora facilmente.

A solução permite que o celular funcione com duas linhas ao mesmo tempo. Além de oferecer mais segurança, o QR Code dificulta o repasse de aparelhos. A ideia é que no futuro ele dispense o uso de chips físicos.

VIU ISSO?
–> Cliente tem dificuldade para aderir eSIM em plano pré-pago da Claro
–> Claro: eSIM irá matar o chip tradicional de celular
–> iPhone Xs torna eSIM realidade e operadoras terão que se adaptar

Atualmente, os únicos aparelhos comercializados no Brasil com o eSIM são os da Apple. Os Pixel 2, Pixel 3 e o Pixel 3 XL, da Google, também suportam o chip virtual, mas ainda não chegaram por aqui. Alguns fabricantes de celulares começaram a incorporar a tecnologia em seus produtos, mas as operadoras também precisam se adaptar.

É provável que os telefones com eSIMs ainda mantenham slots para cartões SIM tradicionais por muito tempo, mas eventualmente essas bandejas podem desaparecer completamente.

Por enquanto, 133 lojas da TIM, em 62 cidades, oferecem suporte ao eSim. Para conferir a lista de lojas que disponibilizam a tecnologia, basta acessar o site da operadora.

A novidade está liberada apenas para clientes pós-pago e controle da TIM.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários