Claro: eSIM irá matar o chip tradicional de celular

Operadora diz que a transição do chip tradicional para a solução embarcada é inevitável.


O mercado ainda é dominado pelo chip tradicional de celular, o SIM Card, que precisa ser inserido manualmente pelo usuário no aparelho, mas no futuro uma tecnologia embarcada, o eSIM irá matar o chip convencional, que vem evoluindo, passando por diversões padrões, desde o início dos anos 90: SIM, Mini-SIM, Micro-SIM e Nano-SIMN.


Leonardo Contrucci, diretor de inovação da operadora Claro, comentou sobre essa transição inevitável – e necessária, durante o evento Tela Viva Móvel, promovido pelo site Mobile Time, do SIM tradicional para o e-SIM, ou eChip, que é a forma como a operadora chama a tecnologia no mercado.


“Estamos matando o SIMCard. É uma inovação simples, mas ninguém tinha parado para pensar, pois não era um incomodo para o cliente. Mas há uma série de aspectos positivos para ele, pois há uma mudança na experiência do usuário. Ele consegue, por exemplo, ativar o chip de forma virtual; pode decidir a operadora que deseja, sem precisar se mexer”

VIU ISSO?

A Claro passou a oferecer o eChip a partir do dia 29 de março. Até o momento, os únicos smartphones vendidos oficialmente no Brasil compatíveis com a tecnologia são os iPhones mais recentes. iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max. A operadora também oferece o suporte ao eChip no smartwatch Galaxy Watch

Lembrando que até o momento a experiência com a implementação do eSIM no Brasil tem decepcionado. Tanto a Claro quanto a Vivo, que também oferece o serviço, estão com dificuldades no processo de ativação. Entenda melhor essa história aqui e aqui. Lembrando que no caso da Claro, a operadora disse que o problema foi pontual, e que seu sistema de ativação do eSIM já está funcionando sem falhas.


COMPARTILHAR EM:

COMENTÁRIOS MAIS BEM AVALIADOS DO MÊS

55

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

é um chip degustação, esperava o que? rs
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

48

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

dados atualmente não são problemas para as grandes operadoras, e mesmo assim, mta gente não se sente satisfeito, pois a escolha depende de outros fatores tbm. Ex: Oi oferece pacotes gigantescos de dados e sinal ruim…outras não se sentem bem atendidos, ou enfrentam problemas diversos…esses dias o vivo easy prime deu um BO impedindo que fosse realizado chamadas, Claro Flex tem um plano maravilhoso e um aplicativo péssimo…todas tem prós e contras, e cada consumidor tem uma medida do que é mais importante pra si mesmo.
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

42

Consumidor presta queixa contra comercial de Vivo Fibra

Meu deus do céu. Esse povo tá chato demais. Essa geração mi-mi-mi tá um saco.
  • 20/06/2020 by Tauan Fontoura

36

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

A Tim só tem um pouco mais de vantagem no pré pago, devido ter Facebook Twitter e Messenger e whatsapp, agora se começar a regular uso, com certeza a Claro vai ser o melhor plano. Tenho e não troco por nenhuma.
  • 02/07/2020 by Roberto Ramos

36

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

O TIM Black e os planos controle também sofreram essas medidas. Isso vai fazer a Claro roubar os clientes da TIM.
  • 02/07/2020 by Jefferson Rodrigues

COMENTÁRIOS RECENTES DE TODO O SITE

About William Plaza
Levamos informação de qualidade sobre o setor de telefonia fixa, móvel, internet banda larga e televisão por assinatura para os milhões de brasileiros que a cada dia estão se conectando cada vez mais.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
8 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Jean Michel Skalee

Será o futuro. Mas deverá demorar, devido a ter celulares compatíveis com a tecnologia. E as que são não são acessíveis a população.

Josiel

Ativei o meu da claro hoje sem qualquer problema no pré pago.
Mesmo após voltar hoje embasado com o Feedback da própria claro que o e-chip está disponível em todos os planos incluindo o PRÉ PAGO.
Os atendentes, percebi que tem mal vontade em ativar, creio que devido não ser comissionado ou algo do tipo. Os atendentes da loja Vivo em Santarém-Pá, não demonstraram interesse em ativar e botaram um monte de gosto ruim, mesmo dizendo que assinaria o controle e cancelaria após 1 mês, se recusaram a fazer o plano.

Rogério Pires

Infelizmente é geral. Quando vc. vai em uma loja de qualquer operadora e fala que quer um chip "pré" ou resolver assunto de uma linha do tipo, quase te deixam falando sozinho, fazem pouco caso ou em muitos casos, falam que não podem ou não conseguem atender a solicitação. Agora se for plano Controle ou Pós… a coisa muda de figura!

jotha

Na maioria das vezes é assim os atendentes nunca tem o chip pré agora estão com os empregos com os dias contados,assim que sair um aparelho compatível com um preço mais acessível vou comprar, hoje tenho mais medo em perder meu chip do que o celular.

Bruno

Toda mudança é assim, demora tempo pra engrenar… Qndo surgiu o GSM foi assim e será com o eChip, normal.

Carlos

Pra mim não será bom. Vivo trocando de aparelho, devido a baterias ou outras comodidades. A não ser que eu possa ativar um único número em vários aparelhos

Carlos

Ao invés de melhorem o serviço, ficam inventando moda

Felipe

Vantagem aparelhos que praticamente serão inúteis na mão de ladrões
vai reduzir muito o número de roubos e furtos.