22/04/2024

Projeto de Corumbá quer transformar orelhões em pontos de internet

Proposta é celebrar convênios e termos de cooperação com a Oi, responsável pelo serviço de telefonia na região.

Nesta segunda-feira, 16, o vereador e presidente da Câmara de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, Roberto Gomes Façanha propôs um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a celebrar um convênio com a Oi para dotar os telefones públicos, os conhecidos orelhões, a se tornarem em pontos de acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi).

A ideia é que o serviço seja livre e aberto, sem qualquer taxa, preço ou tarifa, beneficiando assim a população, bem como os turistas que visitam o município.

Para isso, deverá ser implantada a infraestrutura necessária para estabelecer uma quantidade simultânea mínima de conexões à internet e que seja compatível com a demanda local.

Corumbá tem pouco mais de 90 mil habitantes. Segundo dados da Anatel, a cidade possui 129 orelhões, sendo 125 da Oi e 4 da Embratel (incorporada pela Claro).

“Seria importante dotar esses telefones de uso público de equipamentos necessários, transformando-os em pontos de acesso à Internet, visando principalmente atender casos de urgência, especialmente quando a pessoa necessitar o serviço de forma urgente, e não contar com crédito em seu telefone móvel”, afirmou o vereador.

VIU ISSO?
–> Retirada de orelhões vem dando o que falar
–> Câmara de Cascavel-PR pede à Oi a instalação de novos orelhões
–> Até quando o orelhão irá ficar ‘parado’?

Façanha acredita que os pontos de internet também vão ajudar o comércio local, facilitando o acesso à informação e contribuindo para a inclusão digital.

Desde 2012, a operadora vem testando a instalação de internet em orelhões em várias cidades. No entanto, procurada pelo Minha Operadora, a Oi não quis comentar sobre como andam esses testes, quais são os planos de expansão ou sobre a proposta de projeto de Lei de Corumbá.

Além da modernização dos orelhões, a Câmara de Corumbá discute melhorias nos sistemas de telefonia e de internet na cidade. O vereador Manoel Rodrigues está solicitando à Oi solucionar os problemas que ocorrem com frequência na região.

“Estamos pedindo informações sobre os investimentos da empresa para ampliar as redes de telefonia e Internet no Município”, explicou Manoel. “Novas linhas e ampliação das áreas de cobertura da concessionária em Corumbá são necessárias. É grande o número de usuários que, de forma constante, reclamam da falta e interrupção do serviço de Internet na cidade”, reforçou.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários