Câmara de Cascavel-PR pede à Oi a instalação de novos orelhões

Levantamento de comissão apontou que a cidade possui 90 telefones públicos que precisam de manutenção.

Foto: Marcelino Duarte/ Assessoria CMC

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Cascavel, no Paraná, encaminhou à Oi um ofício solicitando a instalação de telefones públicos, os chamados ‘orelhões’, em diversos pontos da cidade.

A partir de levantamento realizado pela comissão, foi constatado que dos 262 telefones públicos que eram previstos pela Anatel para o município, apenas 193 foram localizados. Destes, 103 estão funcionando e 90 necessitam de manutenção.


Segundo o site estatístico da Anatel, Cascavel possui 244 telefones públicos, sendo 238 disponíveis e apenas 6 em manutenção.

A operadora Oi respondeu que providenciará a instalação dos aparelhos nos pontos solicitados: nos cinco Terminais de Transbordo Urbano, na Câmara Municipal e no prédio do Procon.

VIU ISSO?
–> Retirada de orelhões vem dando o que falar
–> PGMU redireciona investimentos com manutenção de orelhões para 4G
–> Anatel prorroga gratuidade em ligações de orelhões em 11 estados

Desde 2018, as empresas de telefonia não são mais obrigadas a instalar orelhões a cada 300 metros, tendo como prioridade estabelecimentos públicos. Entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019 foram desativados mais de 480 mil aparelhos em todo o Brasil.

Segundo a Anatel, atualmente, o país conta com 213.869 orelhões, sendo que 189.332 (88,53%) estão disponíveis e 24.537 estão em manutenção. A maior região com telefones públicos é o sudeste com 94.657, seguido do Nordeste (56.222), Sul (29.946), Centro-Oeste (16.609) e Norte (16.435).

ECONOMIZE! 💰 Compare os planos das operadoras de celular e escolha o mais vantajoso para você.

Como os cartões não são mais comercializados pela Oi e a operadora não atingiu a meta de 90% dos telefones públicos em funcionamento, por determinação da Anatel, as ligações de orelhões para telefones fixos devem ser gratuitas.

Para localizar os orelhões, a Anatel disponibiliza uma ferramenta de consulta na internet, que informa características de cada telefone, número, localização e status de funcionamento.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
6 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários