22/04/2024

Objetos impressos em 3D se conectam a Wi-Fi sem uso de energia

Cientistas americanos estão criando objetos que se comunicam com roteadores Wi-Fi, sem precisar de bateria para funcionarem.

Nesta semana, cientistas da Universidade de Washington divulgaram um estudo que visa a criação de objetos impressos em 3D que se comunicam com roteadores e outros dispositivos Wi-Fi, sem necessidade de usar energia. 

A pesquisa contribui para o desenvolvimento da IoT (Internet das Coisas), com a produção de objetos que não precisam ser ligados numa tomada para funcionarem e nem mesmo usarem qualquer tipo de bateria. 



A técnica permite a troca de informações entre os dispositivos usando molas e engrenagens que são ativadas em movimento, em vez de estímulos elétricos, o que dispensa o uso de energia. Todas as peças foram produzidas numa impressora 3D e conseguem enviar comandos para outros aparelhos. 

Como ainda está em desenvolvimento, não existe uma previsão de quando os objetos passaram a serem comercializados. Outro estudo revelado no mês passado, afirmou que o uso de papel-alumínio em roteadores Wi-Fi realmente ajudam a potencializar o sinal e melhorar a velocidade da internet. 

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários