InícioNotíciasMCTIC apresenta 76 ações de Internet das Coisas no Futurecom 2017

MCTIC apresenta 76 ações de Internet das Coisas no Futurecom 2017

As 76 iniciativas propostas pelo governo irão servir de guia para políticas públicas e ações de Internet das Coisas, entre 2018 e 2022. 

Nesta quarta-feira, 4, durante o Futurecom 2017, em São Paulo, o governo federal apresentou novos detalhes do Plano Nacional de Internet das Coisas. Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do consórcio liderada pela McKinsey & Company, com participação da CPqD e da Pereira Neto | Macedo apresentaram um plano de ação para o estudo de Internet das Coisas (IoT). 

O chefe do Departamento de Indústrias de Tecnologia da Informação e Comunicação do BNDES, Ricardo Rivera, revelou os impactos econômicos de IoT do estudo em quatro áreas: rural, cidades, saúde e indústrias. 

A projeção para as cidades é de um aumento de 13 a 27 bilhões de dólares no produto interno bruto (PIB) em 2025 e com um potencial de diminuição de 15% de tempo gasto com trânsito e 20% nos índices de criminalidade.  Na área de saúde, o impacto ficar entre 5 e 39 bilhões de dólares no período e reduzir até 30% de crises graves geradas por doenças crônicas e 40% dos custos de manutenção de equipamentos médicos, além de melhorar o sistema de saúde. 

A indústria é a área que deve ter o maior impacto, estipulado entre 11 e 45 bilhões de dólares. Segundo Rivera, as aplicações de IoT devem resolver questões críticas do setor, como gerar uma aumento de até 40% na produtividade das fábricas. 

No total, o impacto da IoT no Brasil deve ser de 50 bilhões a 200 bilhões de dólares em 2025, de acordo com o estudo, divulgado pelo secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão. 

O documento apresentado no congresso define 76 iniciativas para auxiliar políticas públicas e ações para desenvolvimento da tecnologia entre 2018 e 2022.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários