28/03/2024

Cabo submarino que vai ligar Brasil e África começa a ser instalado

Angola Cables começa a instalar o cabo de fibra óptica que vai ligar Brasil e África em Sangano, na costa da Angola.

A operadora Angola Cables começa nesta quarta-feira, 9, a instalar o cabo submarino de fibra óptica South Atlantic Cable System (Sacs). A instalação começará na costa da Angola, em Sangano. A partir desse ponto, a estrutura deve passar por Luanda, capital de Angola, e se estender até a cidade de Fortaleza, no Ceará. A empresa afirma que o trabalho deve levar até cinco meses para ser concluído.

Em Angola, o lançamento do cabo em alto mar é muito importante, o evento deve reunir diversas autoridades locais, como o Ministro de Telecomunicações e Tecnologia da Informação, José Carvalho da Rocha. O governador do Ceará, Camilo Santana, também deve estar presente na solenidade.

O investimento da Angola Cables chega a US$ 300 milhões em projetos no Brasil. Além do Sacs, a empresa também participa da construção do cabo submarino Monet. O cabo submarino Sacs tem previsão para entrar em operação no ano que vem.

Já o cabo submarino Monet vai ligar o Brasil aos Estados Unidos e a Angola Cables divide o investimento com a operadora mineira Algar Telecom, o Google e a operadora uruguaia Antel. O cabo já foi instalado em alto mar e deve entrar em operação antes do fim do ano, após finalizadas as instalações terrestres.

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários