22/04/2024

Alemanha planeja ter rede universal 5G em 2025

Governo alemão anunciou estratégia para 5G e já pôs pressão nas operadoras locais para acelerar os investimentos em redes de fibra que suportem o 5G.

O governo da Alemanha divulgou nesta semana uma estratégia para que o país tenha redes 5G espalhadas por toda a extensão do país até 2025. Com o lançamento do plano, o governo cobrou mais investimentos das operadoras locais em redes de fibra óptica que suportem o grande consumo de dados que a tecnologia 5G irá trazer.

A expectativa do governo alemão é que em 2020 já existam redes 5G operando comercialmente em algumas partes do país. A estratégia também dá a entender que a implantação da tecnologia na Alemanha será de responsabilidade exclusiva das operadoras locais, já que o plano não cita nenhum financiamento ou investimento público.

A única ação do governo especificada no plano é a formação de um grupo para analisar as possibilidades de liberar o uso das redes de saneamento, ruas e estradas para dar mais rapidez à instalação das redes de fibra. O grupo também deve agilizar formas de autorizar o uso de placas de trânsito e semáforos para a instalação de antenas de micro e pico-células.


Também deve ser feito um leilão de frequências, liberando espectro entre 24,25 e 27,5 GHz; e entre 3,4 Ghz a 3,8 GHz; para serem utilizados exclusivamente para a tecnologia 5G.

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários