sábado, 28 de novembro de 2015

Para divulgar Oi Livre, operadora aposta alto em mídias populares

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Estratégia comercial da Oi parece estar dando certo, e operadora relata quase dois milhões de cadastrados em sua nova oferta.

 
Em 3 de novembro a Oi apresentou a nova oferta para o segmento de telefonia móvel pré-paga: Oi Livre. Com esta oferta, os usuários cadastrados passaram a ter a possibilidade de receber bônus em minutos para falar com quem quiser, independente da operadora de telefonia da pessoa que vai receber o contato. A franquia de internet também sofreu uma considerada melhora, tornando o 3G/4G da Oi mais competitivo frente à concorrência.

Para que muita gente ficasse sabendo e quisesse saber da nova promoção, a Oi fez logo muito suspense na televisão e internet semanas antes de a novidade ser anunciada. Com um ator muito conhecido - o global Mateus Solano, que fez Félix, da novela Amor à Vida - a empresa quis passar segurança para o consumidor de que uma novidade muito boa estava por vir. E deu certo!

Instantaneamente milhares de pessoas começaram a procurar na internet informações sobre o que seria esta novidade que a Oi estava preparando. O Minha Operadora foi o primeiro site a publicar que a Oi passaria a liberar chamadas para números de qualquer operadora, o que agradou a muita gente.

Agora, lançada a promoção, a Oi continua apostando forte no marketing para manter as pessoas interessadas e dispostas a mudar de promoção ou até mesmo de operadora. Para isso, vem usando artifícios populares, para atrair pessoas populares.

Exemplo disso são os memes relacionados a promoção publicados nas redes sociais. A página da Oi no Facebook, que estava bem apagadinha durante os últimos meses, tem sido a principal ferramenta para a publicação de posts engraçadinhos para divulgação da oferta. A ideia fez a Fan Page da operadora ultrapassar 2 milhões de curtidas durante este mês de novembro.

Veja alguns exemplos de montagens bem humoradas:





Outra forma para divulgação de seu novo produto foi a publicação de artigos (claramente patrocinados) no site Sensacionalista - conhecido por divulgar notícias polêmicas de forma irônica, na maioria das vezes informações falsas, mas que remetam a algo bizarro que está acontecendo de fato no mundo.

Foram publicados três textos até o momento do site, com os seguintes títulos:
  1. "Com Oi Livre, homem liga no dia seguinte e mulher fica sem saber o que fazer";
  2. "Com Oi Livre, usuário se surpreende com pacote de dados do seu pré-pago que dura mais que sua bateria";
  3. "Filhos de mães que tem Oi Livre se desesperam com a multiplicação das ligações".

No YouTube da operadora, a bola da vez é utilizar o youtuber Whindersson Nunes - cujo canal na mesma rede social possui quase 5 milhões inscritos - para estrelar vídeos que agradem as camadas mais populares da sociedade.

Contando histórias engraçadas em que a nova promoção da Oi se inclui, Nunes já fez os quatro vídeos produzidos para a operadora ultrapassarem 500 mil visualizações em apenas uma semana.

Assista abaixo aos quatro vídeos:



Pós-pago

Nesta quarta-feira (25), a Oi apresentou mais ofertas novas, dessa vez para o segmento de clientes pós-pagos (de conta). Ainda melhores que a Oi Livre, no sentido de ter mais minutos para falar com qualquer operadora e uma das maiores franquias de dados disponíveis a preço competitivo - como a possibilidade de receber até 10GB de internet e 3.000 minutos livres para falar por menos de R$ 150 mensais - a operadora realiza uma publicidade mais discreta, exibida por enquanto apenas na TV por assinatura.

Segue a campanha de 30 segundos do Oi Mais:


Já podemos perceber que os gastos da Oi com publicidade aumentaram significativamente no último trimestre do ano. Além de comerciais com as novas ofertas de celular, a operadora mantém no ar, simultaneamente, propagandas sobre o novo Oi Velox com até 35 Mega de velocidade, e o lançamento do serviço de vídeos por streaming Oi Play, controlado pela Oi TV.

No terceiro trimestre deste ano, o investimento da operadora em publicidade foi de R$ 128 milhões. No ano de 2015, até o momento, foram R$ 252 milhões gastos pelo setor de marketing da Oi, número que deve fechar ainda mais alto com as novas inserções publicitárias da operadora em rede nacional, com direito até a campanha no horário nobre da TV Globo, o mais valioso do país.

Isso pode ser bom, pois passa a impressão de que a operadora despertou da inércia e quer voltar a crescer. E parece estar conseguindo. Assim como surtiu efeito toda a publicidade realizada antes do lançamento da sua nova promoção, a estratégia digital da operadora para o pós-lançamento também está dando certo. Lançada no dia 3, a Oi já computava 1,6 milhão de linhas cadastradas na oferta Oi Livre até o dia 18 de novembro, ou seja, 15 dias depois do lançamento da promoção.

Muita gente também vem elogiando os novos planos pós-pagos da empresa, garantindo que vão mudar muito em breve de operadora celular. Prova disso é a enquete realizada aqui no Minha Operadora dentro do artigo que anuncia os detalhes da nova oferta Oi Mais Controle. Ao responder a pergunta "Com novas ofertas para o plano 'controle', qual dessas operadoras é a mais vantajosa?", a Oi está sendo eleita como tendo a melhor promoção por 70.91% dos votantes até o momento da publicação deste artigo.

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