27/04/2024

MCom celebra Dia dos Povos Indígenas doando computadores para aldeias

Ministério das Comunicações fez ações de inclusão digital doando computadores para aldeias indígenas em diversas regiões.

O Ministério das Comunicações do Brasil afirma que está comprometido com a inclusão digital de todos os brasileiros. E em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas em 19 de abril, o ministério afirma que continua sua missão de fornecer computadores para as aldeias do país.

Recentemente, as comunidades das aldeias Novo Lugar, Cachoeira do Maró e São José III, no Pará, receberam 30 computadores doados pelo programa Computadores para Inclusão. Esses equipamentos foram recuperados pelos estudantes dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) em todo o Brasil antes de serem distribuídos.

Os 30 computadores doados para as aldeias do Pará agora foram integrados aos laboratórios de informática, que são chamados de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) dentro do programa.

O Ministério afirma que esta integração permite que crianças e jovens tenham acesso a novos conhecimentos sem precisar deixar suas comunidades indígenas para estudar em centros urbanos. Além disso, as atividades culturais nessas comunidades também foram aprimoradas com o acesso a esses recursos tecnológicos.

A pasta de comunicação do Governo Federal está expandindo o programa Computadores para a Inclusão, entregando 107 computadores em 16 Pontos de Inclusão Digital em áreas indígenas de nove estados brasileiros.

Essa iniciativa busca promover a capacitação e inclusão digital nessas comunidades remotas, permitindo o acesso ao ensino e facilitando a divulgação das culturas locais de forma independente. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, enfatiza a importância desse projeto para promover autonomia e oportunidades para os indígenas.

“Levar inclusão digital para aldeias indígenas tem um significado mais do que especial para nós. Um dos focos do projeto Computadores para a Inclusão é permitir que regiões remotas tenham acesso ao ensino, sem a necessidade de grandes deslocamentos. Que mais computadores cheguem para possibilitar aos indígenas divulgarem suas culturas e potencialidades de forma mais independente e autônoma”.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários