17/12/2025
Início Site Página 79

China termina junho com quase 4 milhões de estações-base 5G

0

dados do Ministério da da Indústria e Informatização da China mostraram que o país já aumentou o seu número de estações base 5G para quase 3,92 milhões no final de junho deste ano. Foi um aumento líquido de 540 mil novas bases em relação ao ano passado, representando 33% do total das antenas em todo o país chines.

Getty Images

A rede 5G da China e a sua comercialização se desenvolveram rapidamente nos últimos anos. A tecnologia já cobre todas as cidades do país e 90% de suas aldeias, conforme aponta o ministério. No país operam três grandes operadoras: China Telecom, China Mobile e China Unicom.

O número de assinantes móveis 5G atingiu 927 milhões no final de junho, com um aumento de 105 milhões em relação ao final do ano passado. 52,4% do total de assinantes móveis representam as três principais operadoras chinesa, e na China Broadnet, que era de quase 1,78 bilhão no final de junho.

Na China, o 5G já foi integrado em vários setores, como indústria, energia, mineração, saúde e educação, com promoção e aplicação em larga escala. O país já possui 300 fábricas 5G, além de já ter lançado mais de 13 mil projetos para a aplicação de “5G mais internet industrial“. A rede móvel 5G começou a ser desenvolvida no país há cinco anos, quando foi emitido o primeiro lote de licenças para uso comercial.

Para o ministério, a comercialização de 5G estimulou diretamente uma produção econômica total de aproximadamente 5,6 trilhões de yuans (US$ 785 bilhões) na China nos últimos cinco anos. O país continuará avançando no desenvolvimento da rede, assim como na sua expansão em áreas locais culturais e turísticos, instalações de saúde, universidades, centros de transporte e sistemas de metrô.

Projeção

Em março de 2024, um relatório da GSMA, associação global de operadoras móveis, apontou que o país deve atingir a marca de 1 bilhão de conexões 5G até o fim deste ano. Até 2030, é previsto que a tecnologia chegue a 1,6 bilhão de dispositivos.

Em 2023, a China contabilizou aproximadamente 810 milhões de conexões, representando 45% do total do setor móvel. A projeção é que até o fim desta década, o 5G represente 88% das conexões celulares naquele território (inclui China continental, Hong Kong, Macau e Taiwan).

Globoplay busca destaque no mercado com conteúdo e compatibilidade em dispositivos

0

Durante o Brisatech 2024, evento gratuito promovido pela Brisanet, nesta sexta-feira (26), onde várias empresas do ramo tecnológico estiveram presentes, o gestor de negócios do Globoplay, Rodrigo Penalva, apresentou o Painel: “Comportamento de consumo de conteúdo em diferentes telas”, e trouxe dados internos sobre o consumo da plataforma de streaming da Globo.

O executivo contou que o Globoplay busca se destacar no mercado de streaming que tem se popularizado nos últimos anos, e que mundialmente possui 2 bilhões de assinantes. O diferencial da plataforma Globo é conteúdo local, nacional, único da emissora, com originais e ao vivo. “Dessa forma que a gente se diferencia. Ninguém tem o BBB como nosso, ninguém tem jornalismo como o nosso, ninguém tem a cobertura esportiva que temos, assim como os originais”.

“Temos uma fortaleza de conteúdos que fazem a gente continuar crescendo nessa indústria de streaming brasileira”, destaca Penalva.

A compatibilidade com os mais variados dispositivos e o conteúdo são estratégias do Globoplay para se destacar no mercado, desde que foi lançado em novembro de 2015. “Graças ao conteúdo impulsionado pela extensa compatibilidade com dispositivos, o streaming tem crescido ano contra ano”, diz o gestor.

“Há apps que suportam mais de 100 dispositivos, dezenas de modelos de TV e de celulares, além da versão tradicional do Globoplay no site que pode ser acessado pelo computador”, completa.

Engajamento de usuários

Entre janeiro de 2022 e 2024, a plataforma apresentou um crescimento de +53%, segundo Penalva, destacando que houve um estagnação em janeiro de 2023, mas que logo voltou a crescer. A distribuição do consumo do streaming tem a TV e o Mobile como pilares principais.

Em relação ao tempo gasto de consumo, a TV corresponde a 70% e 80%, mas na quantidade de usuários que acessam todos os dias o Globoplay, há um empate com o Mobile (40%) e a TV (41%). A Web corresponde a 16% e Chromecast a 3%. 45% dos usuários que realizam consumo de TV também realizam no mesmo dia consumo em Mobile, segundo o gestor de negócios.

Na TV, os usuários do Globoplay costumam acessar mais no horário nobre, no final do dia. Enquanto que o celular tem um fluxo mais distribuído ao longo do dia.

*Jornalista viajou para Fortaleza a convite da Brisanet.

TV por assinatura está com cobertura especial das Olimpíadas de Paris

1

Estamos quase no final do mês de julho, mas se você é daqueles que gosta de aproveitar quando um serviço de TV por assinatura abre o sinal de algum canal, ainda é possível aproveitar. Até amanhã, a Claro tv+ e o Vivo Play ficarão com o sinal aberto do Cinemax.

Foto: Divulgação, COI

Até hoje (27), as operadoras de TV paga disponibilizam acesso liberado ao canal TNT Novelas. Até o dia 31 de julho, o canal ZooMoo Kids ficará com sua programação aberta para os assinantes da SKY, SKY+ e SKY Pré-pago (recarga ativa).

Olimpíadas de Paris

Desde esta sexta-feira (26), as operadoras de TV por assinatura estão com uma programação especial para transmitir os jogos olímpicos que acontecem em Paris. As empresas estabeleceram canais temporários para a cobertura do evento. Farão a cobertura das Olimpíadas a Claro, SKY, Oi TV, Zapping e Vivo.

Confira os canais da cada uma:

  • SporTV 4: (Claro VC 436/536 HD, SKY VC 36/436 HD, SKY+, OiTV VC 399, Zapping VC 36 HD, Vivo 904);
  • 44 Canais extras SporTV (Claro VC 388 ao 431, SKY+, Oi TV VC 403 ao 446, Zapping VC 200 ao 243, Vivo do 905 ao 950);
  • SporTV Acessível (Claro VC 433/533);
  • SporTV Interativo (Claro VC 435);
  • SporTV 2 4K (Claro VC 444, Zapping VC 123, Vivo VC 900).

Paraolimpíadas

Entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, a Claro tv+ irá liberar dois canais para a transmissão acessível das Paralímpicos de Paris. A transmissão contará com com recursos de audiodescrição, legenda e interpretação na Lingua Brasileira de Sinais (Libras), que serão fornecidos pela startup BePlay.

As transmissões serão as mesmas nos canais 433 e 533, do SporTV, e terão como prioridade as competições com participação de atletas brasileiros. Nas transmissões, aparecerão um QR Code que encaminha à página da BePlay, onde o usuário escolhe o recurso, que também poderá ser acessado diretamente pelo website no link app.beplay.io/claro ou, para quem usa o sistema, acionar a Alexa (inteligência artificial da Amazon) e pedir para acompanhar os canais.

Vale ressaltar que a acessibilidade é uma obrigação que deve ser fornecida por todas as empresas de telecomunicações, assim como é estabelecido no artigo 65 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (n° 13.146/2015).

Xiaomi estreia em Taubaté (SP) com quiosque em Shopping

0

A Xiaomi continua expandindo sua presença comercial para o Brasil, e chega agora com mais um quiosque e, Taubaté (SP), no Taubaté Shopping. Com a inauguração do ponto de venda, a fabricante oferece uma série de promoções até o dia 28 de julho (domingo).

Foto: Divulgação

Entre as ofertas estão o POCO X6 Pro 5G, na versão 8GB+256GB e 12GB+512GB, por $ 3.399,99 e R$ 4.399,99, respectivamente. Além disso, comprando qualquer versão, o cliente leva de presente um Redmi Watch 3 Active.

No quiosque da Xiaomi, o consumidor encontrará outros produtos como, o POCO M4 5G 128GB por R$ 1.199,99, Redmi A3 128 GB por R$ 999,99, Xiaomi Smart Band 8 por R$ 399,99, Tablet Redmi Pad SE 128GB por R$ 1.799,99, Mochila Mi Casual Daypack: Leve 2 unidades por R$ 99,99 e Mi LED Smart Bulb Essential: Leve 2 unidades por R$ 99,99.

Durante os dias de inauguração, nas compras acima de R$ 599,99, o consumidor ganha uma Chopeira para latas ou um aparelho facial InFace Sonic Facial Device. As promoções são válidas somente entre os dias 26 e 28 de julho ou enquanto durarem os estoques.

Lojas e quiosques oficiais da Xiaomi:

  • São Paulo –Shopping Ibirapuera, Shopping Center Norte, Morumbi Shopping, Shopping Eldorado, Shopping Aricanduva e Shopping Interlagos.
  • Barueri – Shopping Tamboré.
  • Campinas – Shopping Parque Dom Pedro.
  • Guarulhos – Internacional Shopping Guarulhos.
  • Jundiaí – Maxi Shopping.
  • Ribeirão Preto – Novo Shopping.
  • Santo André – Grand Plaza Shopping.
  • Santos – PraiaMar Shopping.
  • São Bernardo do Campo – Shopping Metrópole.
  • Taubaté – Taubaté Shopping.
  • Rio de Janeiro – Barra Shopping, NorteShopping, Bangu Shopping, Carioca Shopping e Shopping Tijuca.
  • Niterói – Plaza Shopping Niterói.
  • Belo Horizonte – Shopping Estação BH.
  • Uberlândia – Center Shopping Uberlândia.
  • Vitória – Shopping Vitória.
  • Vila Velha – Shopping Vila Velha.
  • Brasília – ParkShopping.
  • Campo Grande – Shopping Campo Grande.
  • Curitiba – Shopping Palladium.
  • Londrina – Shopping Catuaí.
  • Porto Alegre – Shopping Iguatemi.
  • Salvador – Salvador Shopping e Shopping da Bahia.
  • Feira de Santana – Boulevard Shopping Feira de Santana.
  • Recife – Shopping Recife e Shopping Tacaruna.
  • Fortaleza – Iguatemi Bosque, North Shopping Fortaleza e Shopping Parangaba.
  • Maceió – Maceió Shopping e Parque Shopping Maceió.
  • Aracaju – Shopping Jardins.
  • Natal – Shopping Midway.
  • São Luís – Shopping da Ilha.
  • Belém – Boulevard Shopping Belém.

Claro abre 10 mil vagas gratuitas para formação de profissionais; confira

0

A Claro, em parceria com a DIO, está lançando um curso gratuito para desenvolvedores Java backend. O “Coding The Future Claro – Java com Spring Boot” oferece uma trilha completa, desde os fundamentos de Java até práticas avançadas com Spring, TDD e arquitetura de microsserviços.

Destinado a iniciantes e profissionais experientes, o curso inclui 75 horas de conteúdo, 9 projetos práticos (como a criação de uma API na nuvem com Azure) e 4 desafios de código.

Para garantir uma das bolsas de forma totalmente gratuita e com certificado basta acessar o link e fazer seu cadastro.

Além disso, os participantes passarão por sessões de mentorias ao vivo, conduzidas por experts da Claro, focadas em arquitetura de microsserviços e na integração de copilotos de IA Generativa para produtividade e qualidade de código. Os principais módulos do bootcamp incluem “Como Organizar Arquiteturas Escaláveis de Microsserviços Java” e “Como Fazer Deploy de Aplicações Java EE na Nuvem”.

Rodrigo Duclos, diretor de Inovação e Digital da Claro, afirmou que essa ação visa incentivar a aprendizagem entre os mais jovem para que em breve sejam parceiros do crescimento da Claro e consequentemente do Brasil.

“Como uma empresa focada em inovação, que valoriza a colaboração entre os diversos agentes do ecossistema e que acredita na tecnologia como ferramenta para a transformação social, temos muita satisfação em viabilizar essa iniciativa. Vamos incentivar a capacitação e o ingresso de novos profissionais no mercado. Muitos deles, em breve, estarão nos ajudando a aprimorar nossos serviços e impactando positivamente nossos clientes, desenvolvendo soluções e participando ativamente da evolução da Claro e do Brasil com o digital.”

A capacitação reforça a atuação da Claro em responsabilidade social. Por meio do Instituto Claro, a empresa promove iniciativas que utilizam a tecnologia para melhorar a educação, a inclusão digital e a inserção de jovens no mercado de trabalho.

Daniely Gomiero, diretora de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade da Claro e Vice-Presidente do Instituto Claro, destaca que, com o crescimento do setor tecnológico, a qualificação é um desafio importante.

“O mercado de tecnologia vem crescendo ano a ano e tem grande potencial para absorver novos profissionais e percebemos que o desafio mais comum é justamente a qualificação. Acreditamos que, com essa iniciativa gratuita, vamos contribuir para o avanço do mercado ao mesmo tempo em que favorecemos a inclusão digital e a mobilidade social.”

As inscrições para o bootcamp estão abertas, e os interessados podem se inscrever gratuitamente. Ao final do programa, os participantes receberão um certificado e terão seus perfis destacados na Talent Match, plataforma da DIO que conecta talentos a oportunidades reais de contratação.

Fim do Chromecast? Divulgados detalhes do Google TV Streamer

2

O Google está prestes a lançar o Google TV Streamer, que será o sucessor do Chromecast. Segundo imagens divulgadas pelo portal 9to5Google, este novo dispositivo de streaming da companhia terá um design renovado e será capaz de reproduzir conteúdo em resolução 4K.

Chromecast

Isso significa que, além de uma aparência atualizada, o Google TV Streamer proporcionará uma experiência de visualização aprimorada com uma qualidade de imagem superior, permitindo que os usuários assistam a vídeos e programas com maior nitidez e detalhes.

O Google TV Streamer possui um design compacto, o que significa que ele pode ser colocado em diversos lugares de forma prática, como em uma mesa ou em uma bancada. Este modelo vem acompanhado de um controle remoto, que permite acessar e navegar pelo conteúdo do dispositivo utilizando os botões.

No entanto, até o momento, o Google não divulgou informações oficiais sobre o Google TV Streamer, o que significa que ainda não conhecemos muitos detalhes específicos sobre suas características técnicas. Apesar disso, a expectativa é de que o dispositivo represente uma evolução em relação ao Chromecast, oferecendo suporte para reprodução de conteúdo em 4K, taxa de atualização variável (VRR) e outras funcionalidades avançadas.

Apesar de o Google consumir mais energia do que alguns países inteiros, a empresa continua a expandir sua presença nas casas de pessoas ao redor do mundo com seus diversos produtos. Um dos próximos lançamentos é o Google TV Streamer, que está destinado a substituir o Chromecast. A aparência do novo dispositivo sugere uma mudança significativa no design.

Google TV Streamer

O Google TV Streamer é equipado com dois cabos na parte traseira. Um desses cabos é o conector de energia, enquanto o outro é uma entrada HDMI, essencial para conectá-lo à televisão. O design do dispositivo é caracterizado por um formato em rampa: a parte frontal é bem mais fina, enquanto a parte traseira é mais robusta.

O design em rampa do Google TV Streamer sugere que ele foi pensado para ser exibido em mesas, bancadas ou ao lado da TV, diferente do Chromecast, que geralmente fica escondido atrás da televisão. O controle remoto também apresenta um novo design, mas ainda não se sabe se trará novas funções. Não está claro se o dispositivo será lançado apenas na cor branca ou se haverá outras opções, como preto e cinza.

Nos próximos meses, o Google deve divulgar mais detalhes sobre o sucessor do Chromecast. Até lá, aguardamos ansiosamente por informações oficiais ou novos vazamentos para descobrir como o novo dispositivo se destacará em relação ao antecessor e quais novos recursos oferecerá aos usuários.

Especialistas esperam resultados trimestrais positivos da TIM e Vivo

0

A TIM e a Vivo tiveram meses bons, segundo a expectativa de especialistas. As empresas de telecomunicações vão divulgar os resultados financeiros do segundo trimestre deste ano na próxima semana. A Vivo apresentará seus números na segunda-feira, e a TIM na terça-feira.

Os analistas do Bank of America, XP e Santander acreditam que ambas as empresas continuarão a crescer, superando a inflação.

O InvestingPro espera que a Vivo tenha um lucro por ação (LPA) de R$0,82 e uma receita de R$13,648 bilhões. Já para a TIM, a projeção éum LPA de R$0,32, com receita de R$6,257 bilhões.

Por meio de um relatório para seus clientes, a XP Investimentos afirmou que espera números bons, resultados interessantes de ambas empresas e que elas se mantenham com crescimento de receitas.

“De modo geral, esperamos resultados positivos de ambas as empresas, continuando a tendência de forte crescimento nas receitas.”

Analistas do Santander não estão muito diferentes e projetam resultados sólidos para o setor no segundo trimestre, com receita crescendo acima da inflação e lucratividade saudável. Eles destacam que o crescimento das receitas será impulsionado pelo segmento móvel, devido aos aumentos de preços implementados pelas operadoras.

O banco observa que as empresas continuam a oferecer boas oportunidades para investidores, com fundamentos sólidos e avaliações atraentes. Em um cenário macroeconômico volátil, elas podem se destacar. As previsões para este ano indicam um rendimento de dividendos de 9% para a Vivo e 8% para a TIM. O banco acredita que uma temporada de resultados fortes no segundo trimestre pode melhorar a dinâmica do setor.

E o Bank of America (BofA) prevê algo semelhante as opiniões anteriores, uma continuidade saudável no mercado, o que reforça sua visão otimista. Eles esperam resultados sólidos, impulsionados por aumentos de preços reais e fortes adições líquidas, o que deve levar ao crescimento da receita e expansão da margem nos próximos trimestres.

Brisanet quer levar 5G para todas as classes com planos a R$ 1 por giga

0

Levar a experiência do 5G para todas as classe sociais é uma missão da Brisanet, segundo Jordão Estevam, um dos diretores-sócios da Brisanet e responsável pela diretoria comercial, marketing e produto, em entrevista ao Minha Operadora. “A Brisanet quer trabalhar com um preço bem abaixo do mercado, para ter uma penetração forte não só nas classes A e B, mas em todas as classes sociais”, afirma.

Para isso, a empresa pretende trabalhar com planos com preços bem acessíveis para indiferentes classes. “Hoje, somos muito limitados nos preços e nos pacotes de banda larga móvel. A Brisanet vem para o mercado para se diferenciar, e o preço é um dos principais atrativos”, afirma.

Um dos focos da venda direta do chip 5G é oferecer a experiência da tecnologia móvel, com a velocidade e a qualidade, e liberdade de conectividade para todas as classes”, declara Estevam.

Os pacotes combinados com a banda larga fixa é outro ponto apontado pelo executivo, que afirma que a empresa vai criar planos atrativos no qual o cliente poderá combinar a banda larga fixa e móvel 5G da Brisanet.

“Vamos criar pacotes atrativos no qual o cliente possa combinar os dois serviços, banda larga fixa e o 5G, com valores bem acessíveis. O objetivo é que o cliente tenha os dois, mas ele poderá contratar de forma individual”, destaca.

Por meio dos preços, a Brisanet coloca em ação a sua principal estratégia para atrair o cliente e democratizar a conectividade. A empresa quer popularizar o 5G, especialmente nas cidades interioranas e nas periferias, para que todos tenham acesso à internet.

Preço

De acordo com o Jordão Estevam, atualmente, o mercado trabalha com o preço médio de R$ 3 a 5 reais por gigas, mas a Brisanet quer chegar a R$ 1 por giga. “Estamos sendo agressivos nessas ofertas para levar a experiência do 5G para todas as classes”, disse.

Conectividade rural

Um dos desafios da Brisanet é levar conectividade para as áreas rurais. Estevam explica que para isso será necessário parcerias públicas e privadas, mas que a empresa vai lutar para levar seu 5G para as regiões, pois “é do próprio DNA da Brisanet, que é fazer conectividade rural”.

30% a 35% da população interiorana é rural, e ainda está desprovida de uma boa conectividade. Temos uma missão de conectar a população rural com o 5G no Nordeste”, declara, revelando que já iniciou conversas com alguns governos estaduais, e até com o próprio governo federal, com a proposta de levar 5G para essas áreas.

O diretor destaca que a Brisanet vai levar conectividade 5G para todas as cidades nordestinas até o final de 2030. Tudo isso com uma estrutura própria.

“No momento, a Brisanet está verticalizando toda sua estrutura, desde a construção da torre, a decisão tecnológica, a implementação de software e compra de equipamento. Tudo isso é feito internamente na empresa “, conta.

Governo lança selo em homenagem à Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Na noite de quinta-feira (25), no Museu Nacional da República, foi lançado o Selo Institucional – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, com a presença de representantes do Ministério das Comunicações.

Foto: Shizuo Alves/MCom

A secretária executiva do Ministério, Sônia Faustino Mendes, destacou a importância simbólica do evento, relembrando a reunião histórica de Mulheres Negras Latino-americanas e Caribenhas em Santo Domingo, em 1992. Ela agradeceu à Assessoria de Participação Social e Diversidade por permitir que esse momento histórico seja lembrado e promovido.

“É extremamente simbólico e emocionante estar aqui, reverberando a potência desse dia em 1992, quando, através de cartas, Mulheres Negras Latino-americanas e Caribenhas se reuniram em Santo Domingo, na República Dominicana, para ousar utopias necessárias”, disse a secretária executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino Mendes, lembrando que é graças à Assessoria de Participação Social e Diversidade da pasta que “podemos internalizar esse encontro histórico para construções a partir do letramento racial.”

O evento é uma das atividades programadas para a 17ª edição do Festival Latinidades, que está ocorrendo no Distrito Federal e se estenderá até o próximo sábado, dia 27. O festival oferece uma ampla gama de atividades, incluindo jornadas de formação, debates, palestras, oficinas, vivências, painéis, conferências, lançamentos literários, rodadas de negócios e uma variada programação cultural.

De acordo com a organizadora, o lançamento do selo institucional em homenagem a esta ocasião representa um importante reconhecimento do peso e da relevância da luta que celebramos. Ela enfatiza que “é especialmente significativo liderar esta gestão e prestar homenagem às nossas antecessoras, que, com determinação e coragem, abriram o caminho que seguimos hoje.”

Durante o evento, Maria do Carmo Lara Perpétuo, Diretora Econômico-Financeira e de Tecnologia e Segurança da Informação dos Correios, destacou o compromisso do governo do presidente Lula em enfrentar e corrigir as injustiças relacionadas à raça e ao gênero.

Ela ressaltou que, sob a liderança do presidente Fabiano Silva dos Santos, a atual administração dos Correios fez da promoção da diversidade e equidade um objetivo estratégico central da empresa. Especificamente, a gestão estabeleceu metas audaciosas, como garantir que 40% dos cargos de chefia e liderança sejam ocupados por mulheres e que 30% sejam ocupados por pessoas negras.

Além disso, a arte do selo institucional apresentado no evento é uma criação do Instituto Afrolatinas. Esta organização é composta por mulheres negras e dedica-se a promover mudanças significativas por meio da educação, das artes e da comunicação, com foco na melhoria dos indicadores relacionados à raça e ao gênero no Brasil.

Claro leva experiências e conteúdo gamer para Imagineland 2024

A Claro é novamente patrocinadora master do Imagineland, evento de cultura pop e inovação no Centro de Convenções de João Pessoa, nos dias 26 a 28 de julho. A operadora oferecerá experiências de jogos com seu serviço Claro gaming GeForce NOW powered by ABYA, o primeiro plano brasileiro que combina serviços móveis e de banda larga fixa com cloud gaming.

A Claro oferecerá aparelhos para que o público, com suporte de promotores treinados, possa testar a plataforma de cloud gaming GeForce NOW powered by ABYA, disponível em todo o Brasil. Esta plataforma inclui uma biblioteca de mais de 1.900 títulos, com 130 gratuitos e demos de lojas digitais populares. Entre os jogos disponíveis estão Fortnite, Call of Duty, Counter Strike, Assassin’s Creed e Cyberpunk.

André Peixoto, Diretor Regional da Claro, afirmou que a operadora está junto dos clientes. Além disso disse que a Paraíba é um lugar estratégico para companhia.

“A Claro está junto dos seus clientes e do público do Imagineland, em João Pessoa. A Paraíba é estratégica para a Claro e estamos muito contentes em contribuir para a realização de importantes eventos culturais no estado. Por isso, somos novamente patrocinadores master do evento, que está em sintonia com a missão da Claro de conectar as pessoas para uma vida mais divertida e produtiva.”

Na edição atual, o Pavilhão Claro terá dois espaços dedicados aos jogos, oferecendo experiências inovadoras e competitivas. No espaço de ativação da operadora, os visitantes poderão experimentar as novidades da Claro para o universo gamer, com jogos como Cyberpunk 2077, Forza Motorsport e Diablo 4 disponíveis em smartphones.

Na Arena Gamer, a Claro apresenta o TRETA Championship, um dos torneios de jogos de luta do Brasil, pela primeira vez no Nordeste. Os jogadores competirão em Mortal Kombat 1 e Street Fighter 6, com narração ao vivo e um prêmio de R$1 mil para os vencedores de cada torneio.

O programa de relacionamento da operadora, o Claro clube, desafiará a habilidade dos visitantes do Imagineland com uma máquina de garra, com brindes exclusivos. E, promotoras do Claro pay, o banco digital da operadora, estarão no evento distribuindo batecos infláveis para animar ainda mais as torcidas.

Desde a primeira edição, a Claro tem a proposta de promover o evento de forma acessível para todos os públicos e, mais uma vez, a operadora patrocina a presença de intérpretes de libras nos três palcos do Imagineland, além de disponibilizar fones abafadores de ruídos para pessoas com autismo.

Por fim, a companhia destaca que desde a primeira edição, a Claro tem a proposta de promover o evento de forma acessível para todos os públicos e, mais uma vez, a operadora patrocina a presença de intérpretes de libras nos três palcos do Imagineland, além de disponibilizar fones abafadores de ruídos para pessoas com autismo.