17/12/2025
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‘Queria que o WhatsApp tivesse’: qual atualização deixaria o mensageiro melhor?

O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular no Brasil. E por isso o povo tem reivindicações muito específicas sobre o que deveria ter ou não ter no aplicativo. Algumas coisas são meros sonhos, outras podem ser atualizações! O que você queria que tivesse no WhatsApp?

Segundo a We Are Social e Meltwater, em 2023, 93,4% dos brasileiros entre 16 e 64 anos usaram o aplicativo, o que equivale a 169 milhões de usuários. A Statista aponta 147 milhões de usuários, enquanto a Forbes cita um número próximo de 165 milhões. Em ambas as fontes, o WhatsApp é a rede social de mensagens mais usada no país.

Agrupamento de figurinhas, filtro de mensagens, bloqueio de áudios e perfil para conversar com o pet são alguns dos exemplos mais simples do que alguns brasileiros desejam ter no app. Confira uma lista de possibilidade para usuários comuns e o que há de atualizações mais recentes e semelhantes a esses pedidos.

Queria que o WhatsApp tivesse…

Imagine um mundo onde é possível se “desligar” do WhatsApp durante o final de semana. Não receber mensagens, nem notificações. Não é preciso mágica e na verdade esse é um recurso do próprio celular seja Android ou iOS. Veja como fazer:

  1. No Android, encontre o aplicativo WhatsApp e pressione o símbolo por alguns instantes;
  2. Role a página até o final e lá estará a opção “Forçar Parada”;
  3. Selecione “Forçar parada”;
  4. Confirme com “OK”.
  5. Depois vá para as configurações de conectividade, em “Uso de dados”, desative a opção “Dados em segundo plano”.

Desse modo, o app ficará off apenas em rede móvel (3G, 4G, 5G). Se houver conexão com o Wi-Fi voltará a receber mensagens.

Já no sistema iOS o passo a passo é o seguinte:

  1. Abra os “Ajustes” e procure por “WhatsApp”;
  2. Desative a opção “Dados Celulares”. Assim, o WhatsApp não receberá mensagens enquanto estiver usando dados móveis. Mas, ao se conectar ao Wi-Fi, as mensagens voltarão a ser recebidas normalmente.

Regulação dos áudios de WhatsApp

Controlar áudio e ligações é um desejo de muitas pessoas, mas infelizmente não há nenhuma opção nativa para nenhuma das duas coisas. Ou seja, não possível silenciar apenas as ligações ou os áudios de determinado contato ou exterminar os recursos do seu app.

O que dá para ser feito é o bloqueio de contato, pois aí há a limitação total de mensagens em qualquer nível. Mas fora isso, ainda não há essa atualização no WhatsApp. Você também queria restringir os áudios e as ligações no seu zap?

Já a função do filtro de mensagens não lidas é uma atualização recente, disponível no WhatsApp Web no navegador e no aplicativo para computador. Mas no celular também já tá rolando o recurso, tanto a versão tradicional quanto a Business.

Para conferir no celular basta dar uma “puxadinha” para baixo, comos e fosse atualizar a tela, na página principal do WhatsApp onde estão todas as conversas. Na barra a baixo da parte de pesquisa está as categorias de mensagens:

A programação de mensagens não é um recurso possível no WhatsApp, ao menos por enquanto. Há aplicativos terceiros que permitem isso, mas no próprio mensageiro isso ainda não é possível. Você também queria que tivesse essa opção no seu app?

Entre nostalgia e conversas com pet: algumas atualizações impossíveis

Lembra do MSN? Um programa de mensagens, instalado no computador, que tinha um recurso poderoso para servir de lembrete para aqueles que tentassem mandar um vácuo: chamar atenção.

Muitas pessoas queriam que o WhatsApp tivesse essa opção e ajudasse a alertar seus contatos para que respondessem mais rápido. A ligação de voz ou vídeo pode ser uma substituição semelhante, mas não a altura, já que é facilmente evitável e muito menos efetiva que a tradicional opção do MSN. Seria muito sonhar com isso?

Nem os Pets estão passando ilesos nessa pauta. Estar no trabalho, ir ao mercado ou fazer qualquer outra demanda do dia a dia e poder manter o contato com o gato ou cachorro enquanto isso seria bom para você? Queria que o WhatsApp tivesse esse recurso?

Atualizações mais recentes do Whats

De grandes a pequenas atualizações do WhatsApp, reparos ou lançamentos maiores, o aplicativo a cada mês, ou até mesmo semana, lança novidades para seu público, ainda que não agrade a todos.

Uma forma de estar sempre atento é conferindo o blog oficial do aplicativo e também estar ligado nas notícias do Minha Operadora.

    Sabotagem na França afeta rede de fibra óptica e telecomunicações no país

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    Durante a noite de domingo (29), várias operadoras e serviços de telecomunicações foram alvos de sabotagem na França, de acordo com as autoridades policiais francesas. Na ação, vários cabos de fibra óptica que fornecem o serviço de banda larga no país foram cortados, afetando diversas regiões do país francês.

    Sven Hoppe/picture alliance via Getty Images

    Os cabos de fibra óptica cortados afetaram nove departamento ao todo, incluindo: Ardèche, Aude, Bouches-du-Rhône, Drôme, Hérault, Vaucluse, Marne, Meuse e Oise, informou a Federação de Telecomunicações Francesa. No entanto, as conexões em Paris, sede dos Jogos Olímpicos 2024, não foram afetadas, assim como os próprios jogos, segundo um porta-voz da parceira de telecomunicações das Olimpíadas, a Orange SA.

    As depredações ocorridas nas redes de fibra ótica afetaram serviços de internet, telefonia fixa e telefonia móvel. Em uma postagem na rede X, a secretária de Estado responsável pelo Digital, Marina Ferrari, condenou os atos, classificando-os como “irresponsáveis” e “covardes”.

    Os danos cometidos em várias regiões na noite passada afetaram nossas operadoras de telecomunicações”, escreveu. “Eles têm consequências localizadas no acesso à fibra, telefonia fixa e móvel”, acrescentou.

    As empresas de telecomunicações Bouygues e Free confirmaram o ataque que afetou seus serviços. A imprensa francesa afirma que o provedor SFR também teve seus serviços afetados.

    Em entrevista, Romain Bonenfant, chefe do grupo industrial Federação de Telecomunicações Francesa, disse que “Defendemos que a França reforce as sanções criminais para vandalismo em infraestrutura de telecomunicações, que devem ser equiparadas ao vandalismo em infraestrutura de energia”.

    “A infraestrutura de telecomunicações, como as ferrovias, cobre quilômetros por todo o território — não é possível colocar vigilância em todas as partes dela.”

    França em alerta máximo

    Com as Olimpíadas, o país tem estado em alerta máximo para evitar sabotagens e ou violências que interfiram no evento. Especialmente depois dos ataques ferroviários ocorridos na semana passada nas linhas de trens de alta velocidade de Paris, que ligam a cidade a outras regiões da França e a outros países. Com os ataques, mais de 800 mil pessoas foram afetadas.

    Justiça proíbe Anatel de bloquear sites de apostas fora do estado do RJ

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    Há algumas semanas, Loterj (Loterias do Estado do Rio de Janeiro, autarquia que fiscaliza os jogos no Estado), conseguiu na Justiça uma decisão para bloquear sites de apostas não registrados, segundo as regras do RJ. Na decisão, cerca de 115 empresas do setor foram afetadas.

    Imagem: Freepik

    Entretanto, se trata de uma decisão apenas para o Rio de Janeiro, cujos sites deveriam ser bloqueados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas o órgão acabou bloqueando em outros estados. Ao cumprir a decisão, o órgão regulador declarou que havia dificuldades técnicas para limitar o bloqueio ao Rio de Janeiro, como estava na decisão.

    A (ANJL) Associação Nacional de Jogos e Loterias acionou o TRF-1, o mesmo que determinou o bloqueio, para esclarecimentos sobre o alcance da decisão judicial. O desembargador Pablo Zuniga Dourado então confirmou que o bloqueio pode ter afetado alguns que estão dentro das regras da Loterj.

    Assim, na sexta-feira (26), a Justiça Federal proibiu que a agência bloqueasse esses sites de apostas fora do estado do RJ. A ação da Anatel acabou resultando no bloqueio de outras casas de apostas em outros estados, que inclusive estavam de acordo com as regras da Loterj.

    Segundo o desembargador responsável, a Anatel deve analisar os nomes envolvidos no bloqueio, e garantir que “o cumprimento da decisão judicial deve ser limitado a seus exatos termos, não podendo extrapolar os limites do Estado do Rio de Janeiro”.

    O que dizem as casas de apostas

    As associações dizem que o movimento da Loterj vai de encontro a lei que regulamenta as apostas esportivas no Brasil. A ANJL (Associação Nacional e Jogos e Loterias) representa 17 casas de apostas, e ressalta que segundo a lei, as empresas têm até 31 de dezembro deste ano para ter as devidas licenças. Afirma também que a decisão de bloqueio foi tomada sem que as empresas tenham sido ouvidas.

    “A determinação de suspensão dos sites ocorreu sem que as empresas jamais tenham sido ouvidas seja no processo judicial, seja pela Anatel, em uma fase em que o mercado se encontra sob processo de regulamentação no Brasil, com um prazo de transição garantido nacionalmente às operadoras até 31.dez.2024”, disse em nota.

    POCO revela lançamento do smartphone M6 Plus 5G com preço acessível

    A POCO está investindo no mercado de smartphones e pretende lançar novos modelos compatíveis com o 5G. Em comunicado nas redes sociais, a empresa anunciou que vai lançar o POCO M6 Plus 5G em 1º de agosto na Índia. A informação foi revelada por meio de um teaser, que trouxe detalhes do design do aparelho, embora não seja mais segredo.

    Créditos: Divulgação POCO

    O smartphone virá com um chip que foi lançado ano passado, o Snapdragon 4 Gen 2, com a promessa de trazer mais desempenho para celulares mais acessíveis. O módulo de câmeras é composto por três anéis independentes. O sensor principal é de 108 MP, complementado por um secundário de 2 MP. Na frente, a câmera para selfies terá 13 MP, garantindo fotos nítidas e detalhadas.

    Seu design contará com três cores principais: roxo, prata e preto. A parte traseira terá dois tons. A parte frontal terá uma tela com furo para a lente das selfies, algo que já foi confirmado no microsite dedicado ao aparelho. O POCO M6 Plus 5G terá suporte a tecnologia Quick Charge 4+. O Snapdragon 4 Gen 2 promete recarregar 50% da bateria em apenas 15 minutos.

    O POCO M6 Plus 5G terá uma tela IPS LCD de 6,7 polegadas, com sua resolução FHD+ e taxa de atualização de 120 Hz. Seu chip trabalhará em conjunto com até 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. Seu destaque também será na bateria de longa duração, com capacidade de 5.030 mAh e suporte para carregamento rápido de 33W.

    Inicialmente, o smartphone será comercializado na Índia por um preço que gira em torno de 13.999 rúpias (6 GB) e 14.999 rúpias (versão 8 GB), corresponde a R$ 943 e R$ 1.011 na conversão direta, respectivamente.

    Entre as especificações do POCO M6 Plus 5G estão:

    • 128 GB de armazenamento interno
    • Tela LCD de 6,79 polegadas e suporte para taxas de atualização a 120 Hz
    • Câmera primária de 108 MP e secundária de 2 MP
    • Câmera frontal de 13 MP
    • Bateria de 5.030 mAh com suporte para recargas de até 33 W
    • Resistência IP53 contra água e poeira
    • Opções de cores em roxo, preto e prateado

    Sem retorno financeiro, Apple TV+ tenta controlar gastos com produções de Hollywood

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    Além dos negócios no segmento de smartphone, a Apple também tem enfrentado desafios para conquistar o público no mercado de streaming. De acordo com uma reportagem do Bloomberg, a Apple TV+ não tem atraído muitos espectadores. A plataforma atrai menos em um mês do que a Netflix consegue em apenas um dia, segundo a reportagem.

    A Apple TV+ aposta em produções originais desde o seu lançamento em 2019, mas também tem gastado bilhões de dólares em projetos de Hollywood, buscando tornar seu serviço de streaming mais sustentável. O chefe de serviços da Apple, Eddy Cue, tem tido reuniões regulares com os chefes de estúdio Zack Van Amburg e Jamie Erlicht para analisar orçamentos, pressionando-os a exercer mais controle sobre os gastos em projetos.

    A empresa está começando a refinar sua estratégia em Hollywood, após gastar mais de US$ 20 bilhões para produzir programas de TV e filmes originais que poucas pessoas assistem. Eddy Cue está pressionando os chefes de estúdio Zack Van Amburg e Jamie Erlicht para controlar os orçamentos dos projetos de forma mais rigorosa.

    A Apple nao tem obtido o retorno que esperava ter ao gastar mais de US$ 500 milhões combinados em filmes dos diretores Martin Scorsese, Ridley Scott e Matthew Vaughn, e mais de US$ 250 milhões na minissérie da Segunda Guerra Mundial Masters of the Air, uma das mais de uma dúzia de novas séries lançadas este ano.

    Dados da Nielsen revelam que o Apple TV+ representa apenas 0,2% das visualizações de TV nos Estados Unidos, enquanto a Netflix domina com 8%. “O crescimento de assinantes tem sido fraco, com o conteúdo original da plataforma sendo uma fração do que os rivais oferecem”, escreveram os analistas da Bloomberg Intelligence Geetha Ranganathan e Kevin Near em uma nota recente.

    Falta de transparência

    A falta de transparência da Apple em relação aos números da Apple TV+ é algo que também entra na discussão, pois a empresa não divulga seus números de audiência. Nem mesmo os criadores das séries têm acesso a esses dados, o que dificulta uma avaliação do desempenho real do serviço.

    Amazon adquire direitos de transmissão da NBA em acordo histórico

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    A Amazon Prime Video e a NBA anunciaram um acordo histórico de direitos de transmissão por 11 anos, começando pela temporada 2025/2026 da liga. A plataforma de streaming poderá transmitir mais de 85 jogos por temporada. Outras licenças de transmissão foram concedidas para a Disney (ESPN, ABC e Disney+) e NBCUniversal.

    Créditos: Divulgação/Prime Video

    O acordo veio após a NBA rejeitar a oferta do grupo Turner, detentor da TNT, que tentou igualar a oferta da Amazon para conseguir os direitos. No entanto, a NBA escolheu seguir o contrato com o Prime Video, cujo valor seria de US$ 1,8 bilhão por temporada.

    O streaming também adquiriu direitos para a cobertura exclusiva de todos os jogos do torneio de repescagem SoFi NBA, partidas de playoffs da primeira e segunda rodada, e Finais de Conferência. Com parte do acordo, Prime Video Channels também será o parceiro estratégico e destino global da loja de canais terceirizados para o NBA League Pass.

    Mike Hopkins, vice-presidente sênior do Prime Video e Amazon MGM Studios, destaca que “O basquete da NBA e da WNBA servirá como mais um pilar dos negócios robustos de esportes que nossa equipe do Prime Video construiu nos últimos seis anos”.

    Países

    A Amazon irá distribuir o pacote de jogos no mercado dos EUA e em países, como México, Brasil, França, Itália, Espanha, Alemanha, Reino Unido e Irlanda. Internacional, os direitos do pacote não contempla a China, Polônia, Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Holanda. No Canadá, os direitos começam a valer a partir da temporada 2026-27 da NBA.

    Jay Marine, Head Global de Esportes do Prime Video, explica que “Com 66 jogos da temporada regular, a NBA Cup, o torneio de repescagem, mais de 20 jogos de playoffs a cada ano e o NBA League Pass, estamos oferecendo aos fãs de basquete de todo o mundo mais maneiras do que nunca para assistir à ação”.

    “Nos últimos anos, trabalhamos arduamente para trazer o melhor dos esportes para o Prime Video e continuar a inovar na experiência de visualização. Estamos entusiasmados em agora adicionar a NBA à nossa crescente linha de esportes, incluindo a NFL, UEFA Champions League, NASCAR, NHL, WNBA, NWSL, Wimbledon e muito mais. Somos gratos por fazer parceria com a NBA e mal podemos esperar para começar em 2025”, finaliza.

    TV conectada: consumo de streamings gratuitos cresce no Brasil

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    Um estudo da Comscore, com patrocínio da Siprocal, levantou um panorama de TV Conectada em sete países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. Na região, a base de usuários da CTV é de 200 milhões, enquanto que no Brasil é de 66 milhões. O brasileiro mantém a assinatura de oito serviços de streaming, segundo a pesquisa.

    Foto: Reprodução IAB Brasil

    Para a pesquisa, a Comscore considerou como TV conectada toda tecnologia capaz de transmitir vídeos, séries ou filmes por meio de Smart TV, assim como dispositivos de streaming, como Apple TV e Chromecast, set-top box (fornecidos por operadores de telecomunicações, em sua maioria) ou console de videogame, como XBox.

    Dessas, em média 4,7 são assinaturas de serviços pagos (SVOD) e 3,5 de serviços gratuitos com publicidade (AVOD e FAST). Ano passado, houve um aumento de 72% no número de assinaturas em relação ao ano anterior, com destaque para os gratuitos, que subiram 125%, impulsionado pelo surgimento dos planos gratuitos com anúncios.

    Entre os espectadores brasileiros, 96% consomem conteúdo de CTV por Smart TV, 20% por dispositivo de streaming, 16% por set-top box e 16% por console de videogame. Vale ressaltar que é possível consumir conteúdo em mais de um dispositivo dentro das residências.

    Na América Latina, quase 48% das pessoas preferem pagar um valor a mais para não ser exposto a anúncios publicitários. Mas 46% do público de 18 a 24 anos esperam que os anúncios exibidos tenham a ver com seus interesses e hobbies. Já 40% apontam que anúncios devem ser contextuais.

    Tipos de conteúdos

    A Comscore avaliou o interesse do público, onde apontou que em toda a região, 35% desejam conteúdos produzidos em seus próprios países. Entre os brasileiros, o número chega a 42%. Esse desejo é mais comum entre as audiências de até 34 anos, onde 46% manifestaram tal demanda.

    O estudo apontou que o interesse do público está em “maratonar” os conteúdos, como séries. Ou seja, assisti a vários episódios de uma só vez. O hábito está presente em 65% dos brasileiros entrevistados. Na América Latina, o resultado fica em 62%.

    China termina junho com quase 4 milhões de estações-base 5G

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    dados do Ministério da da Indústria e Informatização da China mostraram que o país já aumentou o seu número de estações base 5G para quase 3,92 milhões no final de junho deste ano. Foi um aumento líquido de 540 mil novas bases em relação ao ano passado, representando 33% do total das antenas em todo o país chines.

    Getty Images

    A rede 5G da China e a sua comercialização se desenvolveram rapidamente nos últimos anos. A tecnologia já cobre todas as cidades do país e 90% de suas aldeias, conforme aponta o ministério. No país operam três grandes operadoras: China Telecom, China Mobile e China Unicom.

    O número de assinantes móveis 5G atingiu 927 milhões no final de junho, com um aumento de 105 milhões em relação ao final do ano passado. 52,4% do total de assinantes móveis representam as três principais operadoras chinesa, e na China Broadnet, que era de quase 1,78 bilhão no final de junho.

    Na China, o 5G já foi integrado em vários setores, como indústria, energia, mineração, saúde e educação, com promoção e aplicação em larga escala. O país já possui 300 fábricas 5G, além de já ter lançado mais de 13 mil projetos para a aplicação de “5G mais internet industrial“. A rede móvel 5G começou a ser desenvolvida no país há cinco anos, quando foi emitido o primeiro lote de licenças para uso comercial.

    Para o ministério, a comercialização de 5G estimulou diretamente uma produção econômica total de aproximadamente 5,6 trilhões de yuans (US$ 785 bilhões) na China nos últimos cinco anos. O país continuará avançando no desenvolvimento da rede, assim como na sua expansão em áreas locais culturais e turísticos, instalações de saúde, universidades, centros de transporte e sistemas de metrô.

    Projeção

    Em março de 2024, um relatório da GSMA, associação global de operadoras móveis, apontou que o país deve atingir a marca de 1 bilhão de conexões 5G até o fim deste ano. Até 2030, é previsto que a tecnologia chegue a 1,6 bilhão de dispositivos.

    Em 2023, a China contabilizou aproximadamente 810 milhões de conexões, representando 45% do total do setor móvel. A projeção é que até o fim desta década, o 5G represente 88% das conexões celulares naquele território (inclui China continental, Hong Kong, Macau e Taiwan).

    Globoplay busca destaque no mercado com conteúdo e compatibilidade em dispositivos

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    Durante o Brisatech 2024, evento gratuito promovido pela Brisanet, nesta sexta-feira (26), onde várias empresas do ramo tecnológico estiveram presentes, o gestor de negócios do Globoplay, Rodrigo Penalva, apresentou o Painel: “Comportamento de consumo de conteúdo em diferentes telas”, e trouxe dados internos sobre o consumo da plataforma de streaming da Globo.

    O executivo contou que o Globoplay busca se destacar no mercado de streaming que tem se popularizado nos últimos anos, e que mundialmente possui 2 bilhões de assinantes. O diferencial da plataforma Globo é conteúdo local, nacional, único da emissora, com originais e ao vivo. “Dessa forma que a gente se diferencia. Ninguém tem o BBB como nosso, ninguém tem jornalismo como o nosso, ninguém tem a cobertura esportiva que temos, assim como os originais”.

    “Temos uma fortaleza de conteúdos que fazem a gente continuar crescendo nessa indústria de streaming brasileira”, destaca Penalva.

    A compatibilidade com os mais variados dispositivos e o conteúdo são estratégias do Globoplay para se destacar no mercado, desde que foi lançado em novembro de 2015. “Graças ao conteúdo impulsionado pela extensa compatibilidade com dispositivos, o streaming tem crescido ano contra ano”, diz o gestor.

    “Há apps que suportam mais de 100 dispositivos, dezenas de modelos de TV e de celulares, além da versão tradicional do Globoplay no site que pode ser acessado pelo computador”, completa.

    Engajamento de usuários

    Entre janeiro de 2022 e 2024, a plataforma apresentou um crescimento de +53%, segundo Penalva, destacando que houve um estagnação em janeiro de 2023, mas que logo voltou a crescer. A distribuição do consumo do streaming tem a TV e o Mobile como pilares principais.

    Em relação ao tempo gasto de consumo, a TV corresponde a 70% e 80%, mas na quantidade de usuários que acessam todos os dias o Globoplay, há um empate com o Mobile (40%) e a TV (41%). A Web corresponde a 16% e Chromecast a 3%. 45% dos usuários que realizam consumo de TV também realizam no mesmo dia consumo em Mobile, segundo o gestor de negócios.

    Na TV, os usuários do Globoplay costumam acessar mais no horário nobre, no final do dia. Enquanto que o celular tem um fluxo mais distribuído ao longo do dia.

    *Jornalista viajou para Fortaleza a convite da Brisanet.

    TV por assinatura está com cobertura especial das Olimpíadas de Paris

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    Estamos quase no final do mês de julho, mas se você é daqueles que gosta de aproveitar quando um serviço de TV por assinatura abre o sinal de algum canal, ainda é possível aproveitar. Até amanhã, a Claro tv+ e o Vivo Play ficarão com o sinal aberto do Cinemax.

    Foto: Divulgação, COI

    Até hoje (27), as operadoras de TV paga disponibilizam acesso liberado ao canal TNT Novelas. Até o dia 31 de julho, o canal ZooMoo Kids ficará com sua programação aberta para os assinantes da SKY, SKY+ e SKY Pré-pago (recarga ativa).

    Olimpíadas de Paris

    Desde esta sexta-feira (26), as operadoras de TV por assinatura estão com uma programação especial para transmitir os jogos olímpicos que acontecem em Paris. As empresas estabeleceram canais temporários para a cobertura do evento. Farão a cobertura das Olimpíadas a Claro, SKY, Oi TV, Zapping e Vivo.

    Confira os canais da cada uma:

    • SporTV 4: (Claro VC 436/536 HD, SKY VC 36/436 HD, SKY+, OiTV VC 399, Zapping VC 36 HD, Vivo 904);
    • 44 Canais extras SporTV (Claro VC 388 ao 431, SKY+, Oi TV VC 403 ao 446, Zapping VC 200 ao 243, Vivo do 905 ao 950);
    • SporTV Acessível (Claro VC 433/533);
    • SporTV Interativo (Claro VC 435);
    • SporTV 2 4K (Claro VC 444, Zapping VC 123, Vivo VC 900).

    Paraolimpíadas

    Entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, a Claro tv+ irá liberar dois canais para a transmissão acessível das Paralímpicos de Paris. A transmissão contará com com recursos de audiodescrição, legenda e interpretação na Lingua Brasileira de Sinais (Libras), que serão fornecidos pela startup BePlay.

    As transmissões serão as mesmas nos canais 433 e 533, do SporTV, e terão como prioridade as competições com participação de atletas brasileiros. Nas transmissões, aparecerão um QR Code que encaminha à página da BePlay, onde o usuário escolhe o recurso, que também poderá ser acessado diretamente pelo website no link app.beplay.io/claro ou, para quem usa o sistema, acionar a Alexa (inteligência artificial da Amazon) e pedir para acompanhar os canais.

    Vale ressaltar que a acessibilidade é uma obrigação que deve ser fornecida por todas as empresas de telecomunicações, assim como é estabelecido no artigo 65 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (n° 13.146/2015).