18/05/2024
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Oi se torna a maior operadora de wi-fi na América Latina ao adquirir a Vex

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A Oi, empresa pioneira em serviços convergentes no país, consolida sua estratégia de banda larga e, com o Oi WIFI, se torna a mais completa provedora de acesso à internet no Brasil. Com este movimento, a companhia passa a oferecer maior mobilidade para clientes de banda larga fixa e melhor experiência de uso de internet móvel, complementando a cobertura de banda larga 3G.

“A Oi proporcionará ao cliente uma nova experiência de internet, onde e como quiser. A Oi, que já é líder em serviços convergentes com o Oi Conta Total, agora oferece a maior rede wifi da América Latina como mais uma opção de convergência”, comentou Pedro Ripper, diretor de Inovação e Novos Negócios da Oi.

Essa iniciativa reforça o posicionamento da Oi de investir na expansão da cobertura de internet para atender à crescente demanda gerada pela massificação do uso de smartphones, tablets e notebooks e complementa a oferta de serviços convergentes, unindo a rede wi-fi à banda larga fixa e móvel.  Hoje, o cliente Oi Velox residencial a partir de 5 MBytes já pode usufruir do serviço em casa, através da utilização de um modem wi-fi fornecido pela companhia.

Com amplo portfólio de tecnologia que inclui wi-fi, 3G e banda larga fixa, a Oi disponibiliza acesso à internet nos mais diversos locais, desde a residência do cliente, aeroportos, shoppings e estabelecimentos comerciais, até em localidades mais remotas. O Oi WIFI é composto por três redes que garantem a cobertura: Vex, Fon e Metropolitana. Hoje, o Oi WIFI já opera 2.000 pontos de acesso na América Latina, sendo 1.600 no Brasil. Além disso, possui contrato de roaming com parceiros internacionais que permitem acesso a mais de 40.000 pontos no mundo. O objetivo da companhia é atingir, até o final de 2012, 1 milhão de pontos de acesso wi-fi no Brasil.

Oi adquire Vex e expande Oi WIFI
Em julho, a Oi deu um passo importante no seu posicionamento estratégico no segmento de alto valor, adquirindo a VEX, empresa líder e pioneira no mercado wi-fi na América Latina. Dessa forma, a companhia passou a disponibilizar mais de 40.000 pontos de acesso “hotspots” no Brasil e no mundo, agregando à Oi um diferencial nas ofertas de telefonia móvel e banda larga.
Os hotspots estão distribuídos em localidades com grande demanda por serviço de dados, como aeroportos, hotéis, restaurantes e business centers oferecendo acesso fácil via laptops, tablets, telefones celulares e outros dispositivos móveis. Só no Brasil são 1.600 pontos.
Nova oferta reforça o Oi WIFI – Aproveitando a presença da rede Vex nos estados brasileiros, a Oi desenvolveu, para os clientes Oi, uma oferta que oferece acesso gratuito e ilimitado a todos os pontos da rede Vex. A oferta é válida, a partir do dia 31 de outubro, para clientes Oi Velox a partir de 5 MBytes, Oi Conta Total com Velox a partir de 5 MBytes, Oi Velox 3G e Oi Dados a partir de 2 GBytes.

Parceria Oi WIFI Fon
Dentro da estratégia da Oi de oferecer a seus clientes a maior e melhor rede wi-fi do Brasil, a companhia fechou parceria com a Fon para desenvolver um projeto-piloto de compartilhamento de banda larga wi-fi no Rio de Janeiro. A Fon é responsável pela criação de mais de 4 milhões de pontos de acesso à internet sem fio em 11 países do mundo como Portugal, Japão e Reino Unido.

Para o piloto, os pontos de acesso foram instalados em restaurantes, clubes, shoppings, salões de beleza, cafés, bares, academias de ginástica e em residências dos bairros de Ipanema e Leblon. Essas localidades foram escolhidas para receberem o projeto-piloto devido à alta concentração de estabelecimentos comerciais e à grande circulação de pessoas, fatores fundamentais para experimentar o potencial do Oi WIFI.

Projeto-piloto – O projeto consiste no compartilhamento da rede fixa empresarial e residencial, com o objetivo de estimular e aprimorar a experiência de navegação de banda larga sem fio. Os clientes Oi Velox com velocidade igual ou superior a 5 MBytes do Rio de Janeiro poderão optar pelo compartilhamento de seu serviço de banda larga, recebendo gratuitamente um roteador wi-fi, que outros usuários cadastrados poderão compartilhar.
Dessa forma, este cliente também passa a ter acesso a todos os 4 milhões de hotspots da comunidade Fon em todos os países onde está presente. Os demais usuários de serviços de dados da Oi e de outras operadoras terão os 30 minutos iniciais do primeiro acesso gratuitos para experimentar a rede Oi WIFI. O piloto está previsto para ser concluído em janeiro de 2012.

Oi constrói Rede Metropolitana “outdoor” Oi WIFI
A Oi está desenvolvendo um projeto para criar pontos de acesso à internet sem fio em ambientes externos “outdoor” de alta circulação de pessoas no Rio de Janeiro, como a orla, avenidas e ruas movimentadas e em eventos que atraiam grande público. A extensão do backbone da Oi garante a estrutura para a construção da rede Metropolitana Oi WIFI.
Todos os hotspots disponibilizados pelas redes Vex, Fon e Metropolitana fazem parte do Oi WIFI e proporcionarão aos clientes Oi uma experiência de acesso à internet em todo o lugar.

Atuação em Políticas Públicas

Banda larga nas escolas – A Oi é parceira do Governo Federal no Programa Banda Larga nas Escolas. A companhia já levou banda larga para mais de 50 mil escolas públicas urbanas no país, beneficiando milhões de alunos.

Plano Nacional de Banda Larga – Além disso, em setembro a Oi lançou em 100 municípios novas ofertas do Oi Velox, com foco na ampliação do acesso à banda larga no Brasil, promovendo a inclusão digital e reduzindo as desigualdades sociais e regionais no país. As ofertas seguem o que estabelece o Termo de Compromisso de adesão ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), firmado pela Oi junto ao Ministério das Comunicações e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Por iniciativa do Governo Federal, o PNBL orientará o processo de popularização da internet no Brasil.
O Oi Velox nos moldes do PNBL oferece velocidade de 1MBytes e custa R$ 35 reais por mês. Nos estados em que for concedida isenção de ICMS para serviços de banda larga, a oferta é feita a R$ 29,90 mensais. Em novembro, outros 100 municípios passaram a ser atendidos e, em dezembro, as ofertas serão estendidos para mais 100. No primeiro semestre de 2012, mais 900 municípios serão beneficiados e, até o fim de 2014, as ofertas estarão disponíveis em todos os 4.800 municípios da área de atuação da Oi.

Sobre a Oi

A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados e internet. A Oi está presente em todo o território nacional. Em setembro deste ano, a empresa possuía 67,1 milhões de clientes. Deste total, 42,9 milhões estavam em telefonia móvel, 19,1 milhões em telefonia fixa, 4,8 milhões em banda larga fixa e 330 mil em TV por assinatura.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Oi integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa refletindo o alto grau de comprometimento da companhia com a responsabilidade social e a adoção de práticas gerenciais sustentáveis. A Oi participa também da primeira carteira do Índice de Carbono Eficiente da BM&F Bovespa.


Sobre a Fon
A Fon foi fundada pelo CEO, empresário e pioneiro da internet Martin Varsavsky em 2006, com o objetivo de fornecer WiFi livre para todos. Hoje, a Fon é a maior comunidade WiFi do mundo, com mais de 4 milhões de hostpots e 7 milhões de usuários. A Fon tem parcerias com as maiores empresas mundiais de telefonia fixa e móvel, fabricantes de hardware e prestadores de serviços, e todos compartilham a visão de uma comunidade WiFi conjunta. Investidores incluem Atomico, British Telecom, Coral Group, Google, Index Ventures, Sequoia Capital e Skype.

Oi chega para a disputa em MT

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Mato Grosso está entre os dez estados brasileiros que mais crescem em relação à demanda por serviços de TV por Assinatura. Fechou setembro com a 9ª maior expansão no ranking nacional. É nesse potencial mercado consumidor que a Oi TV está de olho. Em agosto deste ano passou a disponibilizar esses serviços na região metropolitana de Cuiabá e estes serão ampliados para o interior mato-grossense no decorrer do próximo ano. Lanterninha no mercado local, a Oi, uma das maiores operadoras de telefonia em Mato Grosso, aposta na estratégia da convergência de serviços para ampliar sua participação regional.

A Oi TV aposta na estratégia de reunir vários serviços pela mesma prestadora e levar tudo isso ao cliente – ‘pacotes’ -, a chamada convergência. O foco são exatamente os clientes que a operadora possui no Estado, principalmente os da telefonia fixa.

A Oi, já conhecida como prestadora de serviços de telefonia fixa, móvel e internet de banda larga, adicionou a TV por Assinatura e já reúne na regional Centro-oeste cerca de 15 mil clientes. Em dois anos a meta é atingir entre 100 a 150 mil clientes nesta região de atuação.

De acordo com os últimos dados disponibilizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Mato Grosso registra incremento de 56,84% na comparação entre a base de clientes de setembro de 2011 ante mesmo período do ano passado. O total de clientes passou de 59.635 para 93.532.

O grande interesse no segmento de TV por Assinatura, em Mato Grosso, vem da performance da cobertura dos serviços. Em densidade – assinantes a cada 100 domicílios –, o Estado está abaixo da média nacional, onde há 19,8 adesões em cada grupo de 100 domicílios. Em Mato Grosso há 9,5 e o campeão em densidade é o Distrito Federal, 36,8 assinantes para cada 100.

Como explica o diretor da Oi TV, Ariel Dascal, a capilaridade dos serviços, no Estado será ampliada a partir do primeiro trimestre de 2012. “Levamos a programação plena e interativa a várias cidades”. Por questões estratégicas, os nomes das localidades não foram divulgados pelo executivo. Dascal destaca que a Oi TV está bastante entusiasmada com o potencial local e que acredita muito no desenvolvimento deste segmento e na aceitação da Oi TV como a prestadora de serviços para TV por Assinatura.

CONTEÚDO – No mês passado, a Oi anunciou a expansão do seu conteúdo ao fechar contrato com a Globosat e com a TV Globo para inclusão de novos canais na programação da Oi TV (tecnologia DTH). Com este movimento, a Oi fortalece seu posicionamento estratégico no mercado de Telecomunicações e reforça sua atuação com ofertas quadri-play, que incluem telefonia fixa, móvel, internet de banda larga e distribuição de TV por assinatura.

Estão disponíveis 14 novos pacotes que incluem os canais GNT, Globonews, Multishow, Sportv, Sportv 2, Sportv3, Viva, TV Futura, Canal Brasil e Universal Channel, dentre outros. Além disso, toda a base da Oi TV terá, automaticamente, incluídos os canais Universal Channel, TV Futura e 16 canais de áudio na grade de programação de seu pacote atual.

“O segmento de TV por assinatura é estratégico para a Oi, pois completa a nossa solução para a residência dos nossos clientes. Os conteúdos da Globosat e da TV Globo complementam nossa grade de canais, fazendo com que a Oi TV se firme no mercado ao apresentar ofertas ainda mais competitivas. Agora temos condições plenas de oferecer ofertas quadriple-play diferenciadas ao mercado”, afirma Dascal.

OFERTA – Novos clientes poderão adquirir pacotes a partir de R$ 69,90 até R$149,90. Para o lançamento, o pacote Oi TV Mais, com 68 canais, sendo 36 canais fechados, estará disponível pelo preço promocional de R$ 59,90/mês, durante 12 meses, para clientes de telefonia fixa. 

ATENÇÃO: Oi venderá celulares subsidiados e planos com multa

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Agora é definitivo. A Oi voltará a vender aparelhos subsidiados e planos com multa. Antes, o usuário cancelava os serviços a qualquer momento sem pagar multa.Já os celulares eram vendidos sem desconto, ou seja, não eram subsidiados pela operadora, assim como acontece em outras companhias. A empresa agora oferece um mesmo plano com fidelização e uma segunda versão sem permanência mínima, porém os descontos são menores para os clientes que optarem pelo plano sem multa.

O plano “Natal 2011”, por exemplo, foi lançado nesta semana e possui multa de R$ 358 se, em até 12 meses da adesão ao plano, houver, por parte do cliente, cancelamento do plano de voz contratado, migração para um plano inferior ou troca de titularidade.
A multa é proporcional ao período que faltar para completar os 12 meses de permanência mínima, perdendo, ainda, imediatamente, o direito aos benefícios do plano, como descontos em serviços. Estes dados estão no regulamento no site da empresa.
Esta nova fase da operadora é diferente da postura usada pela companhia há alguns anos. Em 2009, a operadora veiculou a campanha “Multa não”, onde dizia que “multar os consumidores era o absurdo dos absurdos”.
“É um absurdo não te tratar bem porque tem uma multa te prendendo. É um absurdo sair de uma operadora e ficar preso em outra. Em respeito a você, a Oi acabou com a multa. Você fica porque gosta, não porque é obrigado. Liberdade total só na Oi”, dizia a locução do vídeo da antiga campanha. (Veja abaixo).
Já o site www.oiliberdadetotal.com.br, que reunia conteúdo sobre portabilidade e fim das multas, agora redireciona para outro domínio com serviços da operadora, como toques e notícias.
Procurada pela Imprensa, a Oi confirma que está revendo a volta ao mercado de aparelhos e de subsídios para os clientes de mais alto valor. “Hoje, quando o consumidor pensa em telefonia móvel, antes de pensar em um plano, ele pensa no aparelho que quer, seja um iPhone, um Samsung Galaxy ou um iPad. Entendemos que a Oi não podia ficar fora desse movimento”, diz em nota oficial Maxim Medvedovsky, Diretor de Segmentos de Varejo da Oi.
Os aparelhos com desconto devem chegar às lojas no primeiro semestre de 2012. “Estamos conversando com os fabricantes, avaliando como será o modelo logístico e o portfólio a ser trabalhado. Vamos selecionar os aparelhos de maior potencial de venda”, diz Medvedovsky.

PNBL: Minas, Paraná e RS lideram lista de municípios atendidos pela Oi

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Os estados de Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais – estado com maior número de municípios do país – lideram a lista de 450 cidades que a Oi planeja atender com as ofertas Oi Velox do Plano Nacional de Banda Larga até o final do primeiro trimestre de 2012. A operadora anunciou nesta terça-feira (22) que irá ampliar o programa para mais 100 municípios a partir do dia 1º de dezembro, inaugurando suas operações nos estados de Amazonas, Bahia, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte e fechando o ano com um total de 300 cidades atendidas.
Até março, serão 88 municípios atendidos em Minas, 69 no Rio Grande do Sul e 60 no Paraná – estes últimos dois estados sendo onde a Oi menos precisa fazer intervenções em sua rede para se adequar ao PNBL. Segundo a operadora, a combinação das necessidades de investimentos na rede e o perfil dos municípios escolhidos permitiu acelerar o cronograma de atendimento nesses estados, apesar de não se serem os mais representativos da população de baixa renda que é público-alvo do programa do governo.
O Oi Velox nos moldes do PNBL oferece velocidade de 1Mbps e custa R$ 35 reais por mês. Nos estados em que foi concedida isenção de ICMS para serviços de banda larga, a oferta é feita a R$ 29,90 mensais. Em ambos os casos, o cliente não precisa pagar pelo modem, cedido em regime de comodato. O cliente tem também a opção de escolher um provedor de acesso gratuito, conforme lista de empresas que atuam em parceria com a Oi, ou pagar por esse serviço, caso prefira um provedor que também seja parceiro da companhia mas cobre pelo serviço. Até o fim de 2014, a operadora espera ter o serviço disponível em todos os 4.800 municípios de sua área de atuação.
Lista dos 100 municípios que serão atendidos a partir de 1º de dezembro de 2012:
AC – Rodrigues Alves
AL – São Luíz do Quitunde
AM – Presidente Figueiredo
BA – Gandu
CE – Assaré
ES – Rio Novo do Sul, Jerônimo Monteiro, Ibiraçu, São José do Calçado e Fundão
GO – Castelândia, Formoso, Santo Antonio de Goiás, Santa Fe de Goiás, Doverlândia, Santa Bárbara de Goiás, Montes Claros de Goiás e Nova Veneza
MA – Santa Luzia do Paruá, Zé Doca e Vitorino Freire
MG – Alfredo Vasconcelos, Aiuruoca, Pouso Alto, Pedralva, Congonhal, Carmo de Minas, Caldas, Itaguara, Itamonte, Resplendor, Desterro do Melo, Açucena, Engenheiro Caldas e Belo Oriente
MS – Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna e Miranda
PA – Santa Isabel do Pará
PB – Solânea e Conde
PE – São Caitano e Floresta
PI – Elesbão Veloso e Piracuruca
PR – São Jorge d’Oeste, Bom Sucesso, Sabáudia, Manfrinópolis, Lindoeste, Ângulo, Salgado Filho, Cruzeiro do Sul, Ibema, Santa Lúcia, Paulo Frontin, Renascença, Teixeira Soares, Indianópolis, Tamboara, Francisco Alves, Pato Bragado, Marilena, Lunardelli, Mariluz, Itaipulândia, Mercedes, Fênix, Tijucas do Sul, Quatro Pontes, São Tomé, Iguaraçu, Juranda, Abatiá, Santa Tereza do Oeste, Borrazópolis, Cambira, Sertaneja, Moreira Sales e Japurá
RJ – Italva
RN – Angicos
RO – Santa Luzia D’Oeste
RS – Palmitinho, Guabiju, Faxinal do Soturno e São Nicolau
SC – Rio das Antas, Vitor Meireles, São Bonifácio, Campo Belo do Sul, Agronômica, Major Vieira, Maracajá e Rio do Oeste
TO – Aguiarnópolis, Wanderlândia, Natividade e Palmeirópolis..

Oi volta a cobrar multa para cancelamento do Velox

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A partir de hoje, o cliente que assinar o Oi Velox e quiser cancelar o serviço sem completar um ano de contrato deverá pagar multa de R$ 150. Pra variar, essa foi uma mais mudança despercebida e não anunciada. Bem contraditório para a operadora que diz ser mais livre que o Android.
Há alguns anos, a Oi iniciou uma campanha publicitária que incentivava o desbloqueio de aparelhos, sendo boazinha e defendendo a liberdade de nós, clientes. Pouco tempo depois, aAnatel estabeleceu que o desbloqueio deveria ser algo obrigatório, e, como se tornou algo comum entre as operadoras, o diferencial encontrado pela Oi foi acabar com a multa por cancelamento para seus clientes seus pós-pagos.
Dessa forma, seria possível mudar de plano ou operadora antes de um ano, dispensando a taxa pela quebra do contrato.

Oi Velox: fidelização durante 12 meses ou multa de R$ 150
Até o presente momento, todos outros serviços da operadora são oferecidos sem multa por cancelamento. Mas, só o tempo dirá se permanecerá assim com os outros planos!

Sai primeiro laudo de laudo de avaliação das ações da Oi

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As ações preferenciais A da Tele Norte Leste Participações (TMAR5), empresa do Grupo Oi, sobem nesta manhã após o laudo de avaliação do banco BNP Paribasdeterminar o preço por ação ordinária ou preferencial da Telemar Norte Leste em R$ 74,39.
Este laudo é um importante passo para para definição do valor do reembolso por ação dodireito de retirada, no processo de reestruturação do Grupo Oi.
Gráfico em tempo real:
http://br.advfn.com/p.php?pid=staticchart&dm=0&p=0&t=1&vol=0&width=430&height=266&s=BOV:TMAR5

Oi vai voltar a vender aparelhos com subsídios

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O diretor para o segmento de varejo da Oi, Maxim Medvedovsky, disse que a empresa vai voltar a oferecer subsídios em aparelhos e a fidelizar clientes.
"Quem ama bloqueia" (Foto: Reprodução)“Quem ama bloqueia”: famosa campanha da Oi que ironizou a venda de celulares e planos sem fidelização da concorrência (Foto: Reprodução)
A mudança aconteceu por que a direção da Oi, no começo de 2009, não acreditava que smartphones seriam tão predominantes quanto agora. E por não ter um portfólio muito grande de smartphones, além de vender todos sem a opção de fidelização e subsídio, potenciais clientes podem acabar optando por escolher outras operadoras, com mais vantagens e preços menores.
Há pouco menos de três anos a Oi mudou drasticamente a maneira como ela operava no mercado brasileiro de telefonia celular. Em janeiro de 2009 a operadora decidiu que não cobraria multa de rescisão para fidelização de planos. Essa atitude foi seguida pouco tempo depois pelo cancelamento de subsídios em aparelhos, e pelo distanciamento da empresa na venda de celulares propriamente ditos, mantendo apenas modelos mais básicos nas prateleiras. Só que a pressão do mercado parece ter feito a Oi mudar de atitude mais uma vez.Apesar da mudança, Medvedovsky não diz quando, exatamente, a empresa planeja passar a oferecer novamente celulares e planos com fidelização. Eles precisarão de uma nova estratégia de marketing, negociar com fornecedores e tentar recuperar o tempo perdido nos últimos 3 anos, antes de qualquer coisa.
A direção da Oi mudou em abril desse ano, com a saída de Luiz Eduardo Falco e a entrada de Francisco Valim, que já havia dito em setembro que estava analisando a volta da operadora para o mercado de venda de aparelhos. Agora essa volta está mais certa e, para o bem dos cofres da Oi, deve acontecer muito em breve.

Oi ganha quota de mercado no negócio móvel em Outubro

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No final de Outubro a oi contava com 43,691 milhões de clientes, conseguindo uma quota de mercado de 18,9%. O número de novos subscritores foi de 849 mil, equivalente a 19,8% dos novos clientes do negócio móvel no país. 

Assim, a quota de mercado da Oi cresceu em 0,1 em Outubro face a Setembro (mês em que se situara nos 18,8%). Face ao período homologo a tendência foi de queda de 0,5 pontos percentuais em termos de subscritores e perdeu 1,1 pontos base das receitas captadas pelo mercado de telecomunicações móveis, saldando-se nos 18,3%. 
“O mercado de telecomunicações o Brasil atingiu 231,6 milhões de clientes em Outubro de 2011 , o que equivale a 118,6% da população”, constata a analista Alexandra Delgado do Millennium IB. “O crescimento no mercado móvel brasileiro continuar a acelerar todos os meses”, acrescentou. 

A Oi é a menor operadora móvel do Brasil mas conseguiu aumentar a quota de mercado nos últimos 12 meses, segundo os dados divulgados hoje. A quota de mercado da Vivo cresceu 0,1 pontos percentuais para 29,6%, ao captar 36,2% dos novos subscritores. 

Já a quota de mercado da Tim permaneceu inalterada nos 26,0% e a da Claro recuou 0,1 pontos percentuais para 25,2%. 

A Oi é a participada da Portugal Telecom para o mercado brasileiro e os analistas do Millennium IB têm um preço-alvo de 7,10 euros por acção para a operadora portuguesa. A recomendação é de comprar e reflecte o potencial de valorização dos títulos de 52,1%, face à avaliação dos analistas. 

Hoje, a Portugal Telecom desvaloriza 2,93% para 4,669 euros por acção. 

[Claro] Smartphones em alta na Claro

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Os smartphones já ganharam a preferência dos consumidores na escolha pelo celular. Prova disso é o crescimento das vendas registrado pela Claro neste ano. Este tipo de aparelho representava cerca de 30% das vendas da operadora no início do ano e, hoje, este percentual já chegou a quase 50%. Só no terceiro trimestre de 2011, a Claro registrou quase 350% de crescimento nas vendas de smartphones em comparação ao mesmo período do ano passado. Na Bahia os números de smartphones vendidos também foram bastante expressivos. Considerando apenas o último mês (outubro), o aumento nas vendas este ano foi de 300%, se comparado ao mesmo período do 2010.

Estes números refletem a estratégia da operadora em tornar os smartphones acessíveis a todos. Com um portifólio de cerca de 100 modelos, a operadora tem investido fortemente em ofertas atrativas e competitivas, parcerias com fabricantes na busca de produtos exclusivos (hoje são 15 modelos com exclusividade) e atendimento diferenciado, fortalecendo, cada vez, mais sua posição neste segmento.