20/04/2024

Oi se torna a maior operadora de wi-fi na América Latina ao adquirir a Vex

A Oi, empresa pioneira em serviços convergentes no país, consolida sua estratégia de banda larga e, com o Oi WIFI, se torna a mais completa provedora de acesso à internet no Brasil. Com este movimento, a companhia passa a oferecer maior mobilidade para clientes de banda larga fixa e melhor experiência de uso de internet móvel, complementando a cobertura de banda larga 3G.

“A Oi proporcionará ao cliente uma nova experiência de internet, onde e como quiser. A Oi, que já é líder em serviços convergentes com o Oi Conta Total, agora oferece a maior rede wifi da América Latina como mais uma opção de convergência”, comentou Pedro Ripper, diretor de Inovação e Novos Negócios da Oi.

Essa iniciativa reforça o posicionamento da Oi de investir na expansão da cobertura de internet para atender à crescente demanda gerada pela massificação do uso de smartphones, tablets e notebooks e complementa a oferta de serviços convergentes, unindo a rede wi-fi à banda larga fixa e móvel.  Hoje, o cliente Oi Velox residencial a partir de 5 MBytes já pode usufruir do serviço em casa, através da utilização de um modem wi-fi fornecido pela companhia.

Com amplo portfólio de tecnologia que inclui wi-fi, 3G e banda larga fixa, a Oi disponibiliza acesso à internet nos mais diversos locais, desde a residência do cliente, aeroportos, shoppings e estabelecimentos comerciais, até em localidades mais remotas. O Oi WIFI é composto por três redes que garantem a cobertura: Vex, Fon e Metropolitana. Hoje, o Oi WIFI já opera 2.000 pontos de acesso na América Latina, sendo 1.600 no Brasil. Além disso, possui contrato de roaming com parceiros internacionais que permitem acesso a mais de 40.000 pontos no mundo. O objetivo da companhia é atingir, até o final de 2012, 1 milhão de pontos de acesso wi-fi no Brasil.

Oi adquire Vex e expande Oi WIFI
Em julho, a Oi deu um passo importante no seu posicionamento estratégico no segmento de alto valor, adquirindo a VEX, empresa líder e pioneira no mercado wi-fi na América Latina. Dessa forma, a companhia passou a disponibilizar mais de 40.000 pontos de acesso “hotspots” no Brasil e no mundo, agregando à Oi um diferencial nas ofertas de telefonia móvel e banda larga.
Os hotspots estão distribuídos em localidades com grande demanda por serviço de dados, como aeroportos, hotéis, restaurantes e business centers oferecendo acesso fácil via laptops, tablets, telefones celulares e outros dispositivos móveis. Só no Brasil são 1.600 pontos.
Nova oferta reforça o Oi WIFI – Aproveitando a presença da rede Vex nos estados brasileiros, a Oi desenvolveu, para os clientes Oi, uma oferta que oferece acesso gratuito e ilimitado a todos os pontos da rede Vex. A oferta é válida, a partir do dia 31 de outubro, para clientes Oi Velox a partir de 5 MBytes, Oi Conta Total com Velox a partir de 5 MBytes, Oi Velox 3G e Oi Dados a partir de 2 GBytes.

Parceria Oi WIFI Fon
Dentro da estratégia da Oi de oferecer a seus clientes a maior e melhor rede wi-fi do Brasil, a companhia fechou parceria com a Fon para desenvolver um projeto-piloto de compartilhamento de banda larga wi-fi no Rio de Janeiro. A Fon é responsável pela criação de mais de 4 milhões de pontos de acesso à internet sem fio em 11 países do mundo como Portugal, Japão e Reino Unido.

Para o piloto, os pontos de acesso foram instalados em restaurantes, clubes, shoppings, salões de beleza, cafés, bares, academias de ginástica e em residências dos bairros de Ipanema e Leblon. Essas localidades foram escolhidas para receberem o projeto-piloto devido à alta concentração de estabelecimentos comerciais e à grande circulação de pessoas, fatores fundamentais para experimentar o potencial do Oi WIFI.

Projeto-piloto – O projeto consiste no compartilhamento da rede fixa empresarial e residencial, com o objetivo de estimular e aprimorar a experiência de navegação de banda larga sem fio. Os clientes Oi Velox com velocidade igual ou superior a 5 MBytes do Rio de Janeiro poderão optar pelo compartilhamento de seu serviço de banda larga, recebendo gratuitamente um roteador wi-fi, que outros usuários cadastrados poderão compartilhar.
Dessa forma, este cliente também passa a ter acesso a todos os 4 milhões de hotspots da comunidade Fon em todos os países onde está presente. Os demais usuários de serviços de dados da Oi e de outras operadoras terão os 30 minutos iniciais do primeiro acesso gratuitos para experimentar a rede Oi WIFI. O piloto está previsto para ser concluído em janeiro de 2012.

Oi constrói Rede Metropolitana “outdoor” Oi WIFI
A Oi está desenvolvendo um projeto para criar pontos de acesso à internet sem fio em ambientes externos “outdoor” de alta circulação de pessoas no Rio de Janeiro, como a orla, avenidas e ruas movimentadas e em eventos que atraiam grande público. A extensão do backbone da Oi garante a estrutura para a construção da rede Metropolitana Oi WIFI.
Todos os hotspots disponibilizados pelas redes Vex, Fon e Metropolitana fazem parte do Oi WIFI e proporcionarão aos clientes Oi uma experiência de acesso à internet em todo o lugar.

Atuação em Políticas Públicas

Banda larga nas escolas – A Oi é parceira do Governo Federal no Programa Banda Larga nas Escolas. A companhia já levou banda larga para mais de 50 mil escolas públicas urbanas no país, beneficiando milhões de alunos.

Plano Nacional de Banda Larga – Além disso, em setembro a Oi lançou em 100 municípios novas ofertas do Oi Velox, com foco na ampliação do acesso à banda larga no Brasil, promovendo a inclusão digital e reduzindo as desigualdades sociais e regionais no país. As ofertas seguem o que estabelece o Termo de Compromisso de adesão ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), firmado pela Oi junto ao Ministério das Comunicações e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Por iniciativa do Governo Federal, o PNBL orientará o processo de popularização da internet no Brasil.
O Oi Velox nos moldes do PNBL oferece velocidade de 1MBytes e custa R$ 35 reais por mês. Nos estados em que for concedida isenção de ICMS para serviços de banda larga, a oferta é feita a R$ 29,90 mensais. Em novembro, outros 100 municípios passaram a ser atendidos e, em dezembro, as ofertas serão estendidos para mais 100. No primeiro semestre de 2012, mais 900 municípios serão beneficiados e, até o fim de 2014, as ofertas estarão disponíveis em todos os 4.800 municípios da área de atuação da Oi.

Sobre a Oi

A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados e internet. A Oi está presente em todo o território nacional. Em setembro deste ano, a empresa possuía 67,1 milhões de clientes. Deste total, 42,9 milhões estavam em telefonia móvel, 19,1 milhões em telefonia fixa, 4,8 milhões em banda larga fixa e 330 mil em TV por assinatura.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Oi integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa refletindo o alto grau de comprometimento da companhia com a responsabilidade social e a adoção de práticas gerenciais sustentáveis. A Oi participa também da primeira carteira do Índice de Carbono Eficiente da BM&F Bovespa.


Sobre a Fon
A Fon foi fundada pelo CEO, empresário e pioneiro da internet Martin Varsavsky em 2006, com o objetivo de fornecer WiFi livre para todos. Hoje, a Fon é a maior comunidade WiFi do mundo, com mais de 4 milhões de hostpots e 7 milhões de usuários. A Fon tem parcerias com as maiores empresas mundiais de telefonia fixa e móvel, fabricantes de hardware e prestadores de serviços, e todos compartilham a visão de uma comunidade WiFi conjunta. Investidores incluem Atomico, British Telecom, Coral Group, Google, Index Ventures, Sequoia Capital e Skype.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários