17/12/2025
Início Site Página 1643

1.200 pedidos aguardam aprovação da Lei de Antenas em SP

4
Operadoras querem investir R$ 600 milhões em instalação de antenas para melhorar a cobertura na capital paulista.


Mais de 1.200 pedidos de licenças para a instalação de antenas na cidade de São Paulo aguardam a aprovação da Lei de Antenas no município, segundo o Sindicato das Empresas de Telefonia (SindiTelebrasil).  A Lei está há mais de um ano parada na Câmara Municipal.


A instalação de novas antenas pelas operadoras, além de melhorar a cobertura de sinal na cidade, vai representar um investimento imediato de R$ 600 milhões e geração de cerca de 13 mil empregos.


A instalação de mais antenas é o primeiro passo para que as prestadoras consigam começar a pensar no 5G no município. 

No entanto, São Paulo está parada no tempo, tendo em vigor uma lei de 2004, em que a tecnologia mais moderna ainda era o 2G

Na cidade, há mais de dois anos não se concede nenhuma licença de antena de celular. Sem a instalação de novas antenas, as operadoras não conseguem melhorar a cobertura e nem o sinal. 

Esses 1.200 pedidos equivale a quantidade de antenas existente em cidade como Campinas, Santos e Ribeirão Preto. Eles se somarão a outros 700 pedidos que estão parados na Prefeitura há mais tempo.

Conforme o SindiTelebrasil, “a aprovação da nova lei é essencial não só para a expansão da cobertura, mas para a oferta de serviços inteligentes no município, como a Internet das Coisas, que terá papel preponderante nas áreas de segurança, mobilidade urbana, controle de iluminação pública, saúde e educação.”


VIU ISSO?


“Sem a lei, a adoção da nova tecnologia de 5G para os serviços móveis ficará comprometida, já que o 5G vai exigir um número de antenas cinco vezes maior que o 4G”, completa o sindicato.

No Brasil, as previsões são de que, entre 2016 e 2021, o tráfego de dados móveis em smartphones vai crescer 12 vezes

Segundo a pesquisa PNAD, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 96% dos internautas brasileiros usam o celular e consultam seus aparelhos 78 vezes por dia.

A legislação existente em São Paulo coloca o município como o segundo pior do país – entre as 100 maiores cidades brasileiras em população – para licenciamento de infraestrutura, segundo o Ranking das Cidades Amigas da Internet, da consultoria Teleco. 

Conforme o SindiTelebrasil, entre os maiores problemas estão a burocracia, o tratamento das instalações como edificações, a exigência desnecessária de laudos, estudos e documentos, a necessidade de regularidade dos locais de instalação (habite-se) e prazo longo de licenciamento. 

“Na periferia é ainda mais difícil cumprir as exigências, fazendo com essas áreas sejam as mais prejudicadas pois é praticamente impossível encontrar terrenos na periferia com as exigências atuais”, explica o sindicato.

Cade aprova incorporação dos ativos da Porto Seguro pela TIM

1
Conselho concluiu que a adição não irá afetar significativamente a participação da operadora italiana no mercado, por isso não impôs nenhuma restrição.



A incorporação dos ativos da Porto Seguro Conecta pela TIM foi aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) nesta segunda-feira (22).


A Porto Seguro comunicou que iria encerrar as atividades em telefonia móvel no início deste mês. 


Além da migração de clientes de voz e dados da Porto Seguro Conecta, os serviços de comunicação máquina a máquina (M2M) também serão transferidos para a operadora italiana.

O Cade concluiu que não havia a necessidade de adoção de qualquer remédio concorrencial já que a participação da TIM não seria alterada de forma significativa com a incorporação dos ativos da Conecta.


VIU ISSO?


Atualmente, a TIM detém 11,14% do mercado nacional de M2M. Segundo o Cade, esse percentual passará para 13,94% com a adição dos acessos da Porto Seguro Conecta.

No mercado de telefonia móvel, a TIM passará a ter uma participação total de 25,03%, pouco acima dos 24,79% detidos até o momento. Os percentuais consideram os números de 2017.

No entanto, os clientes da Conecta terão o direito de não migrarem para a TIM, optando por outras alternativas para contratar uma operadora sem custos adicionais, como prevê a conforme Resolução nº 460/2007 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A Conecta presta serviço móvel por meio de rede virtual (telefonia móvel) nas cidades de São Paulo, região metropolitana de São Paulo, Santos, Campinas, Vale do Paraíba, Rio de Janeiro e região metropolitana do Rio de Janeiro.

Conar solicita alteração em slogan da SKY após recurso da Claro

2
Órgão também decidiu sobre processo aberto por consumidor contra propaganda do Vivo Fibra.



O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) solicitou que a SKY alteração no slogan “SKY é mais” e “SKY é mais HD”.


O órgão também pediu que o slogan seja usado apenas “no contexto de elementos objetivos comprováveis por superioridade, em linha com a recomendações do Código de Ética.”


O Conar foi acionado pela Claro que considerou que o slogan expressa uma comparação de superioridade sem objetividade ou fonte.

No ano passado, a SKY precisou alterar um slogan semelhante após a NET provar que era líder em canais em HD.

A SKY disse que a campanha demonstra novos investimentos e melhorias no serviço, por isso o slogan “SKY é mais”. 

A operadora ainda afirmou que a publicidade não externa comparação, muito menos superioridade, sendo a expressão de afinidade e preferência. 

O Conar chegou a promover uma reunião entre Claro e SKY, mas não houve acordo. 


VIU ISSO?


Na primeira instância, o Conselho de Ética deliberou pelo arquivamento do processo. No entanto, a Claro entrou com recurso e conseguiu uma recomendação de alteração para a SKY pelo Conar. 

Em outros dois processos, o Conar solicitou à Claro que também faça alterações em duas de suas publicidades. 

Vivo Fibra


O Conar também decidiu em relação a uma queixa de um consumidor sobre o anúncio em TV e internet do Vivo Fibra. 

O consumidor disse que o serviço divulgado pela Vivo não está disponível em todas as localidades cobertas pela veiculação publicitária.

A Vivo, em sua defesa, disse que os consumidores precisam acessar o site para obter mais detalhes sobre os serviços.

O Conar aceitou o argumento da Vivo e propôs o arquivamento da ação. 

Vivo oferece app ‘Descomplica Enem’

0
Assinante terá acesso a conteúdo com mais de 30 mil videoaulas gravadas, aulas ao vivo, exercícios e chat.



O aplicativo “Descomplica Enem” acaba de chegar à Vivo. A operadora anunciou nesta segunda-feira (22) que irá oferecer o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no celular.


O app está disponível tanto para o Android quanto para iOS. O serviço é oferecido em duas modalidades pela Vivo: assinatura semanal (R$ 4,99/semana) e mensal (R$ 15,99/mês), ambas com os sete primeiros dias grátis.


A primeira operadora a oferecer a plataforma foi a Claro, no início deste mês. O valor da assinatura semanal da Vivo é o mesmo ofertado pela Claro. Já na assinatura mensal, o pacote oferecido pela Vivo está mais barato.

O assinante tem acesso a todo conteúdo produzido pelo Descomplica, que inclui mais de 30 mil videoaulas gravadas, além de aulas ao vivo, exercícios e chat para esclarecer dúvidas com professores e monitores.


VIU ISSO?


Para contratar, o cliente deve enviar um SMS para 3373 com a palavra ENEM (assinatura semanal) ou ENEMM (assinatura mensal). 

O pagamento é feito diretamente na fatura mensal ou por meio de créditos pré-pagos.

As provas do Enem serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro.

Claro Video irá incluir acesso à Netflix

1
Operadora deve seguir os passos adotado pela Vivo.


A Claro irá vender os planos da Netflix por meio do seu serviço de vídeo sob demanda, o Claro Video. A novidade foi anunciada na última quarta-feira (17).


Ainda não há detalhes sobre o negócio e nem prazo de quando a parceria chegará ao usuário. 


No entanto, acredita-se que o modelo será semelhante ao adotado pela Vivo, em que a Netflix pode ser acessada por meio da plataforma da operadora, desde que o usuário já seja assinante do streaming.

A adição da Netflix deve ser nos moldes do conteúdo de Fox, HBO, Crackle e Nickelodeon, que são incorporados ao Claro Video como “add-ons”. 
Assim, o Claro Video funciona como um agregador de serviços over the top.

Nessa plataforma, a operadora oferece conteúdo de vídeo gratuito, para aluguel e sob demanda para seus clientes.

Já na plataforma Now, da NET, haverá uma dificuldade de incorporação da Netflix porque a política de interface e recomendação do streaming são bem rigorosas, ao contrário dos outros canais pagos que abrem as suas bibliotecas para o Now. 

Assim, o mais provável é que a integração da Netflix se dê apenas pelo aplicativo Claro Video, migrando para o set-top posteriormente. 

NET lança pacotes exclusivos 4K

1
Planos dão direito ainda à acesso ao NOW e ao Replay TV.

A NET está lançando dois pacotes exclusivos para quem quer contar com a tecnologia 4K. A operadora decidiu lançar os planos devido ao aumento de televisores e de programação Ultra HD 4K. Atualmente, a NET já soma 290 títulos nessa definição.


A operadora vem ensaiando desde a Copa do Mundo de 2014 a inclusão da tecnologia 4K em sua grade, ao realizar transmissões experimentais.

Testes de transmissões em alta definição também foram realizados nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e no Rock in Rio 2017.

Na Copa do Mundo deste ano, a tecnologia 4K foi incorporada definitivamente ao portfólio da NET.

“Sempre oferecemos o que há de melhor e mais inovador aos NETs e, depois da última Copa, tomamos um caminho sem volta. Os NETs poderão assistir a filmes, séries, shows e conteúdos esportivos com a mais alta tecnologia disponível. É esse o nível de experiência que sempre buscamos proporcionar”, afirma o diretor de Marketing da NET, Marco Dyodi.

Além dos programas de TV de canais como Crackle, Discovery e Fox, a plataforma traz os lançamentos do cinema, como Oito Mulheres e um Segredo, Dunkirk, Jogador Número 1, Rampage: Destruição Total, Liga da Justiça, Esquadrão Suicida, Mulher Maravilha e Saga Harry Potter.

Temporadas completas de algumas séries também estão em alta definição, como 1 Contra Todos; Me Chama de Bruna; Startup e Absentia; Diário de Mika. 

Na categoria esporte, ainda é possível ver e rever os melhores momentos dos 56 jogos da Copa do Mundo.

Com o pacote, o cliente recebe o decodificador compatível com a tecnologia 4K e passa a ter acesso a todos os conteúdos que a NET disponibiliza em Ultra HD. 

Os pacotes com tecnologia 4K da NET podem ser contratados nas versões Mix HD ou Top HD, com valores a partir de R$119,99.

Os pacotes também dão direito à acesso ao NOW pelo controle remoto e TV compatível e a opção de voltar no tempo para rever um programa que já foi ao ar ou está em andamento com o Replay TV

“A tecnologia 4K já é realidade. Os clientes não aceitarão menos que isso. Desde que começamos a disponibilizar esses conteúdos no NOW, levamos em conta o que é relevante para ele e sua família”, reforça o diretor.

Huawei e Oi apresentam soluções de segurança para smart cities

0
Entre os recursos da plataforma, destacam-se reconhecimento facial automático, leitura de placas e detecção de acesso indevido.


A Huawei em parceria com a Oi desenvolveu uma plataforma de videomonitoramento inteligente com o objetivo de melhorar a segurança de locais públicos e privados. 


A solução para aplicação em cidades inteligentes oferece flexibilidade e dinamismo, através de uma plataforma de armazenamento, análise de imagens e correlação de eventos em cloud. 


Entre seus recursos, destacam-se alarmes de detecção de acesso indevido a área restrita e comportamentos suspeitos, reconhecimento facial automático, leitura de placas (como identificação de carros roubados), entre outros.

A plataforma também dá a possibilidade de compartilhamento de informações entre instituições públicas e privadas, mediante acordo entre as partes.

Vale ressaltar que a segurança dos dados é total: a nuvem é privada, instalada dentro do ambiente do cliente.

“Esta é mais uma iniciativa importante da Oi no desenvolvimento de soluções de TICs, pilar estratégico para o crescimento da receita no segmento B2B. Essa estratégia alavanca o diferencial competitivo da companhia, formado pela combinação da robustez da rede de transporte com a capilaridade da malha de fibra metropolitana”, comenta o presidente da Oi, Eurico Teles. 

A solução de smart cities já está em uso em várias cidades da Europa, Ásia e América Latina

Na metrópole chinesa Shenzhen, que tem mais de 12 milhões de habitantes, o sistema de vídeo-monitoramento controla mais de 1,3 milhão de câmeras espalhadas pela cidade. 

Além disso, os dados analíticos podem ser transferidos de um local para outro, sem que seja necessária a troca física da câmera instalada. 

É possível mover a função de reconhecimento facial de uma região para outra, por exemplo. 

A Oi avalia a implantação de um projeto-piloto da solução em município brasileiro, em conjunto com a companhia chinesa. 

“Temos desenvolvido soluções para atender à demanda das smart cities com foco em redução de custos e melhoria da eficiência operacional. Nosso portfólio nos permite atuar em diversos elos da cadeia no processo de transformação digital que as cidades inteligentes demandam, desde a conectividade, passando pela infra de TI, soluções de segurança e também atuando em algumas camadas de aplicação, como essa solução de vigilância”, ressalta a diretora Corporativa da Oi, Adriana Viali. 


VIU ISSO?


Soluções Oi para smart cities 

A Oi oferece soluções integradas de TI e Telecom para o mercado corporativo. 

No segundo trimestre de 2018, a receita de TI da companhia no segmento Corporativo cresceu 19,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior. 

Veja as soluções de cidades inteligentes oferecidas pela companhia: 

Fiscalização Eletrônica 

É a solução da Oi que permite o monitoramento e a gestão de equipes de campo, a fiscalização eletrônica do trânsito, da saúde, do meio ambiente, de zoonoses e de aspectos sanitários através do uso de aplicativo móvel desenvolvido em Android. 

Permite aos órgãos de fiscalização públicos digitalizarem seus processos em campo. 

Gestão de Frotas 

É a solução da Oi para monitoramento e rastreamento veicular via GPS e dados móveis, englobando funcionalidades de telemetria. 

Permite ainda a gestão e otimização dos recursos pelo aumento da produtividade em campo com a visualização online dos veículos, histórico de percurso e gestão do perfil de condução.

Também é possível obter redução de custos com o controle da saúde da frota e do consumo de combustível. 

Gestão de Facilities (IoT) 

Solução com sensoriamento de salas de equipamentos, com monitoramento de energia, temperatura e acesso físico, garantindo redução de custos com o reconhecimento de problemas ao evitar deslocamentos desnecessários das equipes para a verificação. 

As informações são exportadas para um dashboard e também permite integração com outros sistemas de gerência. 

A própria Oi já utiliza essa solução integrada ao seu NOC na realização de eventos. 

Analytics (Big Data) 

Voltada para os segmentos de Varejo, Utilities e Setor Público, o Analytics usa informações geradas pela própria atividade da empresa para fornecer análises que, depois de processadas no Big Data da Oi, criam algoritmos próprios para ajudar as empresas em novos insights de negócio. 

No caso do Varejo, as soluções fornecem informações que direcionam desde definição do ponto de venda, analisando o fluxo populacional por região, por dia e por hora, até definição do mix de produtos dentro da loja, com análise do perfil de consumidores nos arredores do local.

Conar solicita alterações em publicidades da Claro e da NET

2
Grupo foi alvo de três processos, sendo um arquivado pelo órgão regulador.



O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) deu o parecer sobre três processos movido por consumidores contra o grupo Claro Brasil, dona das marcas Claro, Embratel e NET.


Um dos processos foi movido por um consumidor do Guarujá (SP) contra a propaganda veiculada na internet “NET – Oferta exclusiva do site”. 


O consumidor afirmou que, na publicidade, a apresentação dos preços dos serviços de banda larga é confusa

O usuário disse que, apesar de se destacar um preço de R$ 49 mensais, cálculos do próprio site apontam para um custo superior a R$ 120. 

Em sua defesa, a Claro informou considerar corretos e bem expostos os elementos para formação do preço do pacote oferecido, que envolvia também outros serviços. 

No entanto, a operadora reconheceu que faltou à página informação de que o preço era disponível para quem adquirisse um pacote de serviços. 

O Conar deu razão à denúncia do consumidor e recomendou a alteração do anúncio. A NET também recebeu uma advertência, lembrando outras representações semelhantes.

O órgão regulador também solicitou alterações da operadora para a propaganda “Claro – quer desconto no novo Galaxy S9 com câmara reimaginada?”

Dessa vez foi um consumidor de Sapiranga (RS) que questionou o anúncio realizado pela operadora nas redes sociais. 


VIU ISSO?


Conforme o usuário, a peça publicitária divulga oferta sem precisar seus contornos e limitações. 

Para ele, a menção “vá até uma loja Claro” não atenuaria a carência de informações.

Em sua defesa, a Claro argumentou que a forma como a peça publicitária era apresentada permitia, mediante rolagem de tela, chegar a informações mais detalhadas sobre a oferta.

O Conar aceitou os argumentos de defesa da operadora, mas considerou confusa a dinâmica de apresentação e conteúdo de algumas telas. 

Também observou informações deficientes no site da operadora, solicitando alteração.

Já o processo movido por uma consumidora de Belém do Pará sobre a propaganda “Claro – 2gb + 100 minutos + whatsapp à vontade” foi arquivado pelo Conar.

A autora da ação disse que havia erro na oferta do pacote de telefonia celular. Segundo ela, existem limitações para o uso de aplicativos.

A Claro se defendeu dizendo que a promessa é verdadeira e que os contornos da oferta estão todos devidamente explicados em seu site.

O Conar aceitou os argumentos da defesa e a representação foi arquivada.

Anatel quer facilitar a expansão da banda larga no Brasil

3
Agência elencou três projetos como prioritários para que internet de qualidade chegue a todos os brasileiros.


Três projetos são tidos como prioritários para a expansão da banda larga no Brasil, conforme o vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), conselheiro Aníbal Diniz.


O primeiro é a expansão do backhaul, usando principalmente tecnologia de fibra óptica. 


Segundo o vice-presidente, a agência pretende melhorar a infraestrutura em mais de 2.000 cidades, gerando benefícios para 29 milhões de habitantes.

O segundo projeto prioritário é a expansão da rede móvel. No Brasil, ainda existem mais de 2 mil cidades pequenas sem cobertura de serviço móvel. 

A partir desse projeto, todo o país terá cobertura de serviços móveis, pelo menos com tecnologia 3G. 

A Anatel também planeja levar a tecnologia 4G para mais de 4 mil sedes municipais, que hoje só possuem tecnologia 3G.

O terceiro projeto visa à aumentar a transmissão média da internet de banda larga, através da implementação de redes de alta velocidade. 

As velocidades predominantes no Brasil ainda estão em 12 megabits por segundo. Com o projeto, se espera que a qualidade da banda larga no Brasil melhore em mais de 2 mil cidades.


VIU ISSO?


Os três projetos estão no Plano Estrutural de Redes (PERT) e no Plano Geral de Metas de Competição (PGMC).

A agência ainda pretende reduzir em um terço a contribuição para o Fistel, elevar a contribuição do Fust, sem onerar o setor, e reduzir de R$ 201 para R$ 26 o valor da habilitação das estações terrenas. 

“É preciso investimento público, a adequação do FUST para implantação de infraestrutura para garantir conectividade para todos”, explica Diniz.

5G


A Anatel também está se preparando para a facilitar a chegada do 5G no Brasil. As Condições de Uso da Faixa de Radiofrequência de 2,3 GHz passou por consulta pública e agora as contribuições passarão por análise. 

Posteriormente, o Regulamento final será encaminhado para o Conselho Diretor do órgão regulador para aprovação.

A Anatel também está analisando as Condições de Uso da Faixa de Radiofrequências de 3,5 GHz para destiná-la ao 5G.

As duas faixas, 2,3GHz e 3,5GHz devem ser licitadas nos próximos dois anos.


A Anatel também disse que pretende liberar a faixa de 26 GHz para uso do 5G no Brasil.

O preço mínimo a ser definido para as faixas a serem leiloadas seguirá o que prevê o novo Regulamento de Cobrança de Preço Público pelo Direito de Uso de Radiofrequências (PPDUR).

Vivo TV dedica canal para acesso à Netflix

0
Integração irá acontecer gradativamente, de forma automática, a partir deste mês de outubro.

Agora é pra valer! A Netflix foi integrada à plataforma da Vivo TV. O anúncio foi realizado na última quarta-feira (17).


Assim, os assinantes da Netflix que também assinam Vivo TV poderão acessar seus conteúdos favoritos pelo aparelho e controle remoto da Vivo TV.


A Vivo é a única operadora de telecomunicações no Brasil a oferecer o acesso ao serviço de streaming com os demais canais de TV por assinatura. 

“O conteúdo da Netflix é um dos mais desejados entre nossos clientes e a Vivo está comprometida em atendê-los. Por isso, nosso acordo com a Netflix reforça essa estratégia da empresa em oferecer a melhor experiência de TV, com conteúdo de qualidade e diversificado”, explicou o vice-presidente de B2C da Vivo, Marcio Fabbris.

A operadora vem trabalhando com um piloto de canal dedicado só ao streaming desde agosto.

A integração irá acontecer gradativamente, de forma automática, a partir desse mês de outubro, para os clientes que utilizam a plataforma Open IPTV

Com isso, esses clientes poderão assistir aos sucessos originais da Netflix, como Stranger Things, La Casa de Papel, 3%, O Mecanismo, Samantha!, Narcos e tirar proveito do conteúdo oferecido pela empresa em um só lugar.

Segundo o Vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Netflix, Paul Perryman, “essa integração com a plataforma da Vivo TV facilita a vida dos usuários dos dois serviços. Agora, nossos membros podem se mover facilmente, em um único aparelho, entre o serviço da Netflix e os demais canais de TV por assinatura da Vivo TV, aproveitando todos os programas, séries e filmes que eles adoram sem complicações.”


VIU ISSO?


Como funciona


Para acessar a Netflix, o cliente da Vivo TV só precisa ir para o canal 710 ou selecionar o streaming por meio do menu principal.

Se o cliente já tiver uma conta na Netflix, deverá utilizar seu usuário e senha

Em caso de uma nova conta, o usuário poderá fazer o cadastro, escolher o plano e colocar as informações de pagamento (débito em conta ou cartões de débito ou crédito), tudo pelo serviço da Netflix na própria TV. A cobrança será feita diretamente pela Netflix.

Atualmente, clientes de planos de dados móveis da Vivo já têm benefícios para usar a Netflix: clientes do plano Família têm bônus de dobro de dados, enquanto clientes dos planos Controle e Pré podem contratar o pacote de dados “Vivo Internet Vídeo e Música”. 

Clientes Vivo Easy também têm pacotes de dados específicos para assistir a Netflix, sem consumir sua franquia de dados de Internet.

Open IPTV


Lançada em novembro do ano passado, a plataforma Open IPTV traz uma interface mais intuitiva com funcionalidades como recomendação de conteúdo e lançamentos na tela principal. 

“Com a tecnologia IPTV levamos a melhor qualidade de som, imagem e conexão, pois oferecemos o serviço de TV por assinatura pela nossa rede de fibra ótica, que conta com a tecnologia FTTH, que vai até a casa do cliente. Com isso entregamos a melhor proposta de valor na tecnologia mais moderna”, conta o diretor de Marketing Fixo da Vivo, Gustavo Nóbrega.