17/12/2025
Início Site Página 1638

TIM coloca jingle para tocar em pontos de ônibus do Recife

1
Objetivo é divulgar Plano Controle da operadora de forma divertida e inovadora.


A TIM resolveu inovar e levar música para alguns pontos de ônibus da cidade de Recife, em Pernambuco. Junto com um outdoor divulgando o Plano TIM Controle, quem passa pelos locais também ouve a versão da música “Din Din Din”, da cantora Ludmilla para a operadora.


Em cinco abrigos de ônibus de Recife os usuários do transporte público podem aguardar sua condução ouvindo “Tá com ciúme, tá com ciúme, troca de chip e assume.”


Segundo a gerente de Marketing da TIM Nordeste, Juliana Marcolini, o objetivo da campanha é divulgar de forma divertida e inovadora o plano TIM Controle, “promovendo interação com as pessoas onde elas estão no dia a dia.”




A operadora não estabeleceu uma meta de público para a ação, que acontecerá até meados de novembro. 


VIU ISSO?


“Queremos estar presente no dia-a-dia das pessoas. A ideia é chamar a atenção dos clientes da TIM e demais pessoas que circulam nessas regiões”, explica a gerente.

Em agosto, a operadora patrocinou, no Twitter, a hashtag #TrocaDeChipEAssume

Já em setembro, a TIM “invadiu” as ruas da capital pernambucana e abordou pedestres, estudantes e pessoas que saiam das academias para ouvirem o jingle do TIM Controle e participarem de atividades.

A TIM também segue com a oferta de degustação por três meses do serviço de redes sociais ilimitadas para os clientes do Plano Controle. 

Anatel comemora 21 anos com cerimônia em Brasília

2
21 anos da primeira agência reguladora do Brasil.


Atuando como reguladora do setor de telecomunicações a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) está completando 21 anos nesta quinta-feira (01). 

As comemorações aconteceram em sua sede, em Brasília/DF. A autarquia é a primeira agência reguladora a ser instalada no Brasil. Seu desenvolvimento e missão tem relação direta com a Lei 9.472/1997, a Lei Geral de Telecomunicações (LGT).



Anatel acompanhou de perto a ascensão de tecnologias como
telefone fixo, celulares TV e banda larga fixa no Brasil. Para efeito
comparativo a agência diz em nota que em 1998 havia no Brasil 20 milhões de
telefones fixos; 5,6 milhões de celulares; 2,6 milhões de TVs por assinatura e
o acesso a banda larga nem existia.

Hoje em dia, um grande reflexo do crescimento de determinadas tecnologias, num período não tão longo, há 39,1 milhões de telefones fixos, 234,4 milhões de celulares, 17,8 milhões de acessos de TV por assinatura, e 30,5 milhões de usuários de banda larga fixa.
A banda larga fixa é um assunto que nos últimos anos acabou sendo alvo de um grande entrave entre os consumidores, prestadores de serviço e a Anate, já que foi levantada a questão da implementação da franquia de dados


Mesmo com enorme pressão por parte das operadoras, a Agência, depois de oscilar entre posições contraditórias, optou em 2016 por reiterar que a banda larga fixa permanece sem a franquia de dados. Juarez Quadros, presidente da entidade, chegou a dizer no mesmo ano que a medida cautelar que impede as operadoras de aplicar a franquia de dados na internet fixa continuará válida por um bom tempo. 

Dois anos se passaram e essa linha adotada permanece, agora com ainda mais amparo, já que em maio do ano passado o Senado aprovou o projeto de lei que proíbe a aplicação da franquia de dados na internet fixa.
Juarez Quadros

O evento em comemoração a “maioridade da Anatel”, também  marcou a despedida de Quadros, cujo mandato termina em dezembro. O evento também teve a presença presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e
Comunicações, Gilberto Kassab; dos conselheiros da Anatel Otávio Luiz Rodrigues
Junior e Aníbal Diniz; de ex-conselheiros, servidores da autarquia e de
autoridades e dirigentes de instituições setoriais públicas e privadas.

VIU ISSO?

Aos servidores da Agência, Quadros destinou os seguintes agradecimentos: “a dedicação de vocês pela busca permanente da
inovação e aperfeiçoamento da regulação das telecomunicações, que neste momento
já dependem de políticas públicas do novo Governo, será de fundamental
importância para o desempenho futuro do País, complementando e valorizando o
legado daqueles que os antecederam, sem esquecer que a Anatel não é um
organismo de Governo, mas de Estado”.



Feitos mais recentes

Dentre as ações recentes da Anatel que ganharam grande repercussão podemos citar o bloqueio de celulares irregulares, desligamento do sinal analógico de TV, implementação do nodo dígito na telefonia móvel e a imposição de obrigações nos editais de licitação para as prestadoras cobrirem regiões de pouca atratividade.

A agência também iniciou um processo recente de repassar ao consumidor uma taxa para homologação de produtos que trabalham com radiofrequência. Caso queira saber mais sobre essa história clique aqui.

Na cerimônia o conselheiro Otávio Rodrigues declarou que há 21 anos a Anatel tem
a missão de regular: julgar, fiscalizar e normatizar. Essas três atividades
correspondem a um estado de desenvolvimento. A Agência tem serviços prestados
ao país, tem uma missão cumprida ao longo desses anos. As telecomunicações são
uma síntese de um novo modelo de sociedade”

Sinal dos canais FOX Premium está liberado

9
Acompanhe a nova temporada de Outlander e partidas da La
Liga.

Até a próxima segunda-feira (05) o sinal dos
canais FOX Premium está liberado para os clientes da Claro TV, NET (incluindo NOW), Oi TV,
SKY e Vivo TV. Os canais que ficam liberados até o dia 5 são os seguintes: FOX Premium 1 e FOX Premium 2.

O que assistir durante o período de sinal aberto?


Durante esse período de degustação é possível conferir séries de sucesso, como The Walking Dead, e acompanhar algumas partidas da La Liga. 

No sábado (03) são duas partidas em sequência no Fox Premium 1: Valência x Girona (14h30) e Rayo Vallecano x Barcelona (16h:45). 

No domingo (04) há mais dois jogos em sequência. Começando com Real Socieadad x Sevilla (15h30), e logo em seguida Real Bétis x Celta de Vigo (17h45).

Para o fãs de série, além de poder se programar para assistir diversos episódios das temporadas passadas de Outlander poderá assistir no domingo às 23h30 no Fox Premium 1 o primeiro episódio da quarta temporada!

VIU ISSO?

Número dos canais

Segue abaixo a lista do número de canais para acessar o FOX Premium 1 e 2, de acordo com o provedor de TV por assinatura.

Claro HDTV e NET

FOX Premium 1: canal 681
FOX Premium 2: canal 682

SKY

FOX Premium 1: canal 544
FOX Premium 2: canal 545

Oi TV

FOX Premium 1: canal 79
FOX Premium 2: canal 80

Vivo TV

FOX Premium 1: canal 661
FOX Premium 2: canal 662

Foram desligados 111,8 mil chips móveis em setembro

2
Vivo é a campeã de linhas ativas e de cancelamentos.


Em setembro, de acordo com dados das próprias operadoras
brasileiras enviados à Anatel, houve uma redução de 111.806 chips móveis,
fechando com 234,25 milhões de chips em operação. Em um ano a redução de linhas
ativas foi 6,8 milhões.

Comparado ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 13,16% no pós-pago, enquanto o pré-pago houve a redução de 11,49%.

Vivo, a campeã de linhas ativas 


A Vivo continua no posto de operadora com a maior quantidade de linhas ativas, com 74,4 milhões de linhas, ocupando 32% do mercado. O ranking segue a seguinte ordem:
  • Claro: 58,9 milhões de linhas ativas – 25% de mercado
  • TIM: 56,2 milhões de linhas ativas – 24% de mercado
  • Oi: 38,9 milhões de linhas ativas – 17% de mercado
A Vivo também aparece como a operadora que mais desligou linhas em setembro: 524 mil cancelamentos. As demais operadoras não passaram pelo processo no mês.

A Claro foi quem mais conquistou novos clientes

A Claro foi a operadora que em setembro mais atraiu novos usuários: 157 mil novas linhas. As demais posições são as seguintes:

Em relação a lista das operadoras com até 1% do mercado móvel a Datora Telecomunicações, conhecida por ser a primeira empresa a operar no Brasil no modelo de MVNO, uma operadora móvel virtual, foi a que mais cresceu, com 41 mil linhas, crescimento de 74%.

Em segundo lugar aparece a Nextel, com 563 mil linhas, crescimento de 21%. Em terceiro, temos a Porto Seguro, com 175 mil novas linhas, crescimento de 30%.

Dos grandes “tubarões de mercado”, a Vivo foi única que registrou aumento: 881 mil novas linhas – crescimento de 1,18%.

4G lidera nos celulares
Até o Brasil fazer a passagem para o 5G irá demorar bastante. As operadoras trabalham com a previsão que a nova geração chegue em terras tupiniquins apenas em 2021.

Isso abre margem para que o 4G, e a vasta gama de aparelhos compatíveis, continue sendo de vital importância para o mercado. 

Os dados da Anatel dizem que os celulares 4G representam 54% do mercado brasileiro, o que equivale a 125 milhões de aparelhos.

Em seguida temos o 3G, com 27% de mercado, e 63 milhões de aparelhos e 2G: 11% e 26 milhões de aparelhos.

Oi Velox e Vivo Fibra perdem clientes de Banda Larga

1
Expansão do TIM Live tem surtido efeito e operadora é a que mais cresce no serviço.

A Oi Velox é mais uma vez o mico do mês em banda larga. A operadora perdeu -28.547 clientes de agosto para setembro, o que representa uma redução de -0,46% da sua base de clientes.


Dessa vez, a Vivo Fibra também marcou bobeira e perdeu -8.764 clientes, um pouco mais da metade do número de assinantes que a operadora havia ganhado no mês passado. A perda representou um percentual de -0,12%.


A Banda Larga da SKY ficou no mesmo patamar, não ganhando e nem perdendo nenhum cliente. 



O destaque do mês ficou com o TIM Live mais uma vez. Parece que expansão do serviço tem surtido resultados. De agosto para setembro, a operadora foi a que mais cresceu, ampliando sua base de clientes em 1,22%, com 6.673 novos contratos.


VIU ISSO?


A NET Virtua/ Embratel também registrou crescimento no último levantamento divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A operadora ganhou 45.455 novos clientes, um aumento de 0,49% no número de assinantes.

A Algar Telecom também cresceu e trouxe 1.996 pessoas para a sua banda larga, um crescimento de +0,35%.

1. TIM Live (+1,22%)
2. NET Virtua/Embratel (+0,49%)
3. Algar Telecom (+0,35%)
4. SKY Banda Larga (0,0%)
5. Vivo Fibra (-0,12%)
6. Oi Velox (-0,46%)

Ao todo, incluindo também operadoras com menor representatividade no mercado, junto com as grandes operadoras, o setor de banda larga registrou um aumento de 79.062 assinantes, o que equivale a um crescimento de +0,26% no setor.

Atualmente, há 30.727.508 assinantes de banda larga no Brasil. Desse total, 9,2 milhões são da NET Virtua/Embratel, 7,6 milhões do Vivo Fibra, 6,1 milhões do Oi Velox e 459 mil do TIM Live. A Algar Telecom ainda tem 569.981 assinantes e a SKY Banda Larga 370.826.

Black November: TIM oferece 100GB para streaming de vídeo

0
O bônus de franquia pode ser utilizado para desfrutar de
diversos aplicativos.



A TIM anunciou que durante todo o mês de novembro a seguinte
promoção está valendo: bônus de 100 GB de internet por um ano para assistir
vídeos nos aplicativos Youtube, Netflix, Looke, Cartoon Network Já! e Esporte
Interativo Plus
.

A oferta, que garante uma das maiores franquias de dados do mercado, já está disponível em qualquer loja ou canal de atendimento da operadora. A promoção é válida para novos e atuais clientes TIM Black de 7 GB, 10 GB, 15 GB e 50 GB. Os valores são os seguintes:

As ofertas incluem também o uso ilimitado de aplicativos de comunicação (WhatsApp, Messenger e Telegram), de mobilidade (Waze e Easy Taxi) e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter). Ligações ilimitadas para qualquer operadora e serviços de streaming de músicas e revistas, TIM Music by Deezer e TIM Banca Virtual, também estão disponíveis.

A TIM diz que os planos de 10 GB, 15 GB e 50 GB ganham a assinatura mensal do Cartoon Network e Esporte Interativo. No caso dos planos de 15 GB e 50 GB, o serviço de streaming Locke também está incluso, sem nenhuma cobrança adicional. Com a Netflix é diferente, é preciso assinar o serviço separadamente.

Vantagens também para o TIM Controle

A TIM disse que os clientes do TIM Controle também contam com uma oferta especial para esse período do Black November. 

O plano, que custa R$ 49,99 mensais, tem 4GB de internet (3,5GB mais bônus de 500MB de internet todo mês para quem recebe a conta online) e ganha um bônus de mais 2GB todo mês durante um ano com a promoção.

A oferta conta ainda com ligações ilimitadas para qualquer operadora e lugar do Brasil e o uso ilimitado de aplicativos, como WhatsApp, Messenger, Easy Taxi e Waze sem descontar da internet. A TIM oferece ainda uma degustação ilimitada durante três meses para os aplicativos de redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. Assim como no TIM Black, a oferta vale para clientes novos ou atuais.

VIU ISSO?

Desconto para o setor corporativo

A operadora também dará desconto no plano TIM Black Empresas de 10 GB. Para novos clientes que fizerem a aquisição do pacote até o dia 30 o plano passa de R$ 99,90 para R$ 69,90 – pelo período de 2 anos.

O plano conta com ligações ilimitadas para qualquer operadora e lugar do Brasil com o código 41 e uso de aplicativos à vontade: WhatsApp, Messenger, Telegram, Waze e Easy Táxi, Facebook, Instagram e Twitter poderão ser utilizados sem descontar da franquia.

A oferta também traz os serviços, já incluídos na assinatura, do TIM Banca Virtual, que conta com portfólio de mais de 80 revistas, o TIM Protect Backup – armazenamento em nuvem – e o TIM Finanças – serviço com dicas para negócios.

Além do desconto no plano, o segmento corporativo terá ofertas com iPhone 6S nos planos TIM Black 10 GB (R$ 149,90/mês), 20 GB (R$ 199,90/mês) e 50 GB (R$ 249,90/mês) em 24 vezes.

Black November: Oi dá descontos em smartphones no pós-pago

6
Descontos nos preços dos aparelhos chegam a R$ 1.800.

O mês de novembro chegou e junto com ele a Oi trouxe a promoção Black November. Durante todo o mês, os consumidores poderão comprar smartphones com desconto de até R$ 1.800. 

Para conseguir o desconto, os clientes precisam adquirir os dispositivos juntamente com um plano pós-pago da operadora.  


Com o plano Oi Mais Intermediário que possui 15GB por R$ 99,90 mensais, por exemplo, o Samsung Galaxy J8 sai por R$ 1199,90Seu preço original é R$ 1.799,90. Ou seja, o cliente recebe um desconto de R$ 600. 

Veja abaixo o desconto dado em outros aparelhos ao serem adquiridos com o plano Oi Mais Intermediário:

LG G7 ThinQ
De R$ 3.999,00 por R$ 2.199,00
Desconto total: R$ 1.800,00

Samsung Galaxy S9
De R$ 4.299,00 por R$ 2.899,00
Desconto total: R$ 1.400,00

Motorola Moto G6 Play
De R$ 1.099,00 por R$ 799,00
Desconto total: R$ 300,00

LG K11 Plus
De R$ 999,00 por R$ 699,00
Desconto total: R$ 300,00

Samsung Galaxy J5 Prime
De R$ 949,00 por R$ 799,00 

Clientes novos e antigos podem participar da campanha, sendo disponíveis tanto no site como nas lojas físicas ao redor do país. 

Os valores poderão ser parcelados em até 12x no cartão de crédito e usuários que optarem pela aquisição por meio do site oficial terá frete grátis.

O Plano Oi Mais Intermediário possui 15GB de internet e permite que o cliente tenha até 4 dependentes por R$ 39,90 cada. 

O plano também permite que o cliente compartilhe internet entre os dependentes no app Minha Oi.

Está incluso ainda os apps de canais Fox+, HBO GO, Watch ESPN, Discovery Kids, Noggin e Coleção Oi.

Os valores são referentes a oferta fidelizada, com permanência mínima de 12 meses. O cliente também tem a possibilidade de contratar um plano sem fidelidade com acréscimo no valor mensal. 

Além dos descontos, também é possível melhorar o preço através do programa Troca Fácil, que transforma aparelhos usados em vale desconto.

O cliente ainda pode usar os pontos no programa de relacionamento da operadora, o Oi Pontos, sendo ambos cumulativos na aquisição do novo aparelho.

A TIM também antecipou a sua Black Friday, que acontecerá no dia 30 de novembro, e está dando 4GB extras de dados por mês, durante 12 meses, para os consumidores que contratarem um plano TIM Pós.

Para os que adquirirem o Plano Controle da TIM, o bônus será de 2GB de internet por mês. A operadora também está dando descontos em celulares. 

Já a Nextel e a Claro estão cadastrando interessados nas ofertas de Black Friday em seus sites. A Nextel fez um suspense e anunciou que “uma invasão vai acontecer”

Clientes da TIM não conseguem migrar para o TIM Beta

46
Consumidores estão há 20 dias aguardando para entrar no plano e nada; prazo de migração é de 10 dias.


Milhares de clientes da TIM estão revoltados com a operadora por não conseguirem migrar para o plano TIM Beta. Os usuários estão inundando as redes sociais da operadora e os sites de defesa do consumidor com reclamações sobre o problema e não obtém nenhuma resposta.


Ao receber um convite TIM Beta e se cadastrar, a operadora pede um prazo de 10 dias úteis para realizar a migração. 


No entanto, muitos clientes contam que desde o dia 12 de outubro nenhuma linha foi migrada para esse plano pré-pago tão desejado pelos consumidores.

Segundo levantamento dos próprios usuários, mais de 15 mil clientes sem conseguir a migração. 

Muitos contam que saíram de planos pós-pagos para aderir ao TIM Beta e ainda não conseguiram.

A consumidora Beatriz Lira explica que se cadastrou no plano há 22 dias e ainda não foi migrada para o TIM Beta. 

“Já liguei 17 vezes e eles só enrolam. São milhares de pessoas reclamando nos grupos. Em um grupo em que estou já tem 3 mil pessoas com esse problema que estão há mais de 20 dias esperando a migração”, desabafa.


VIU ISSO:


Só entre ontem (31) e hoje (1º), o site Reclame Aqui recebeu 27 queixas sobre o problema vindas de diversas regiões do país. Confira algumas reclamações abaixo.



Segundo a TIM, a migração não foi congelada. Em nota, a operadora esclarece que “a migração de clientes TIM Beta está sendo realizada, porém, em virtude de uma mudança no sistema, alguns processos estão apresentando lentidão. A operadora está atuando para normalizar o fluxo de migrações do plano.”

Quer passar para o TIM Beta Lab? Confira as regras

31
Confira a pontuação necessária para se tornar um membro do TIM Beta Lab.



O TIM Beta é um plano pré-pago que, embora seja bem restrito, faz um grande sucesso no Brasil. Para participar você precisa de um convite de uma pessoa que já é cliente. 

O TIM Beta é dividido entre 3 classes – Beta Basic, Beta e Beta Lab, a diferença entre eles fica por conta da franquia de dados e minutos de chamada. Confira abaixo as possibilidades oferecidas por cada uma das categorias.

TIM Beta Basic

  • Internet:1,5 GB/mês
  • Ligações: 500 minutos/mês
  • SMS: ilimitado
TIM Beta
  • Internet:10 GB/mês
  • Ligações: 600 minutos/mês
  • SMS: ilimitado
TIM Beta Lab
  • Internet: 20 GB/mês
  • Ligações: 2 mil minutos/mês
  • SMS: ilimitado
Os três níveis também oferecem 15 GB do TIM Protect Backup (armazenamento em nuvem) e acesso ao TIM Music (Dezzer). O preço mensal que era R$ 50 passou para R$ 55, a partir do início do mês.

Como fica bem claro o Beta Lab é o mais interessante dos três, e a TIM desde o ano passado está facilitando a vida para que os clientes do Beta virem Beta Lab. 

Num primeiro momento para ser do Beta Lab era preciso atingir uma pontuação que iria ser comparada a um ranking no Blablablâmetro, que é um jogo virtual, em que ações, como recarga, geram pontos, utilizados para essa disputa entre os demais clientes, visando o mais alto posto, o Beta Lab!
A partir de setembro do ano passado, a TIM mudou as regras, o ranking foi abolido, e agora é preciso apenas atingir 1600 pontos. Essa pontuação tem que ser atingida durante uma rodada do Blablablâmetro, que tem duração de 3 meses, caso você não consiga alcançar a meta durante esse período permanece como Beta.

A cada período do Blablablâmetro, que dura sempre 90 dias, é preciso reafirmar os 1600 pontos, senão você volta para o Beta ou Beta Basic, dependendo do caso de cada cliente.

VIU ISSO:
Como esses pontos são gerados?

Recargas e conexões com as redes sociais são exemplos de ações que geram pontos. Confira abaixo a relação completa:
  • Combo Diário: 10 pontos
  • Pacote Semanal: 70 pontos
  • Pacote Mensal: 300 pontos
  • Recarga: R$ 20: 40 pontos
  • Recarga R$ 30: 60 pontos
  • Recarga R$ 40: 80 pontos
  • Recarga R$ 50: 100 pontos
  • Recarga R$ 60: 120 pontos
  • Recarga R$ 100: 200 pontos
  • Conexão com o Facebook: 100 pontos (é possível fazer a conexão 3 vezes, total de 300 pontos)
  • Conexão com o Twitter: 100 pontos (é possível fazer a conexão  somente 1 vez )
  • Conexão com o Pinterest: 100 pontos (é possível fazer a conexão somente 1 vez)
Portanto, a pontuação pode ser obtida de diversas formas. A eliminação do ranking entre os usuários torna bem mais fácil aderir ao Beta Lab. 
Vale lembrar que quando você se torna Beta Lab, além dos benefícios do plano em si, de quebra ainda fica disponível um convite, que pode ser enviado para amigos que se cadastrarem no site do TIM Beta pelo Facebook, aceitando todas as permissões. 

Nextel anuncia novo modelo de uso dos SVAs

1

Portal de Serviços Nextel é o novo modelo flexível de uso dos SVAs da Nextel.



A Nextelem parceria com a ALES Affinity, anunciou um novo
modelo de uso dos SVAs, chamado Portal de Serviços Nextel. A companhia explica
que os clientes podem definir de forma individual os benefícios que realmente
querem utilizar por meio do aplicativo Meu Nextel.

Ao invés de adotar o padrão mais comum do mercado, via “pacotes” de serviços, a iniciativa da Nextel garante mais liberdade e flexibilidade ao consumidor. 


Caso não esteja familiarizado com o termo, SVA é a sigla para
Serviços de Valor Adicionado. Exemplos de SVAs: armazenamento em nuvem, SMS,
antivírus e toques de celular personalizado
.



VIU ISSO?


A Nextel diz que no aplicativo Meu Nextel os SVAs estão divididos em três categorias: conteúdo de TV, entretenimento, e facilidades, e incluem serviços como Esporte Interativo, Assistência Residencial e ChefsClub.

“A mudança no modelo de gestão dos SVAs é mais uma iniciativa
da Nextel com o objetivo de assegurar a satisfação do cliente, diretriz
estratégica da operadora. “Mais do que saber que por trás de cada número
existe um cliente, a Nextel quer que suas entregas sejam cada vez mais
satisfatórias para cada um desses usuários”, diz Samuel Gasman, gerente de
SVA da Nextel. “O Portal de Serviços atende justamente isso, dando a cada
cliente a possibilidade de visualizar com clareza quais suas opções de serviços
adicionais e a autonomia para escolher os benefícios que ele mesmo quer”,
completa.

Essa é mais uma iniciativa da Nextel que visa agregar valor. Recentemente a operadora também anunciou um sistema de entrega expressa de chips, que já é capaz de entregar 70% dos chips em até 2h. Atualmente a Nextel conta com uma base de 3 milhões de clientes.