14/12/2025
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Telecom Italia, dona da TIM, demite CEO, Amos Genish

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Com a demissão, ações da operadora caíram 5%.



A Telecom Italia, dona da TIM, demitiu seu CEO, Amos Genish. A informação foi divulgada nesta terça-feira (13) em nota ao mercado. 


Um novo CEO deve ser nomeado no próximo domingo (18), em reunião que será realizada pelo Conselho de Administração.


Em comentários poucas horas após a decisão do conselho, Genish prometeu que continuará no colegiado, defendendo os direitos de todos os acionistas, e descreveu sua demissão como um “golpe ao estilo soviético”.

Genish ficou famoso no mercado mundial por ter montado a bem-sucedida operadora GVT no Brasil, posteriormente vendida ao grupo Telefonica, dona da Vivo, da qual também foi diretor. 

O executivo foi nomeado CEO da Telecom Italia em setembro de 2017. Mesmo após a tomada de controle do fundo Elliott, Amos Genish foi mantido como CEO, mas perdeu estabilidade já que foi levado para a companhia pela francesa Vivendi. 


VIU ISSO?


Ações


Após o anúncio do afastamento de Amo Genish, as ações da TIM caíram mais de 5%. Às 10h15, os papéis da operadora brasileira de telefonia cediam 4,7%, enquanto o Ibovespa 0,33%. 

Na mínima, os papéis recuaram 5,39%. Em Milão, os papéis da Telecom Italia subiam 0,41%, depois de chegarem a cair 1,96%.

Em nota distribuída a clientes, analistas do Itaú BBA consideraram a notícia negativa para a TIM, uma vez que Genish tinha um profundo conhecimento sobre o setor de telecomunicações brasileiro e era bem visto por investidores no Brasil.

Na semana passada, Genish confirmou que faria uma proposta não vinculante pela aquisição da Nextel Brasil, controlada pela NII Holdings. Mas o processo estava em fase inicial. 

Oi oferta 50GB por R$ 99 e libera redes sociais na Black Friday

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Navegação no WhatsApp, Facebook, Messenger, Instagram, YouTube e Netflix serão ilimitadas.



A Oi decidiu fazer valer sua oferta de Black Friday e está oferecendo 50GB de internet por R$ 99 mensais, preço do plano de 15GB. E todo mundo achando que a oferta da Nextel de 20GB por R$ 99,99 estava imbatível. 


E tem mais! Além dos 50GB de franquia, o plano irá contemplar navegação ilimitada nos aplicativos WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram! 


Até hoje, a operadora só havia liberado os três primeiros apps e apenas para clientes Controle e Pré-pago. É a primeira vez que a Oi oferta navegação à vontade no Instagram

O plano ainda conta com minutos ilimitados para ligações locais e DDD para celular e fixo de qualquer operadora.


VIU ISSO?


Segundo informações preliminares, para os demais planos pós-pagos Oi Mais, a operadora está liberando os aplicativos WhatsApp, Messenger, Facebook, Instagram e YouTube. Até a Netflix está ilimitada! Sim, está tudo liberado!  

Curtiu? Então, fique ligado porque a oferta será lançada na próxima segunda-feira (19). Os consumidores poderão contratar o super plano até o dia 2 de dezembro. E o melhor: o plano não expira. É válido para sempre!

E vale lembrar que desde o início deste mês, a Oi está dando até R$ 1.800 de desconto na compra de smartphones em sua promoção de Black November.  

Será que as outras operadoras estão preparando mais surpresas por aí? Qual é a oferta dos seus sonhos? 

Intel apresenta modem 5G que equipará smartphones em 2020

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Provavelmente este modem equipará os primeiros iPhones compatíveis com 5G.

A Intel anunciou nesta segunda-feira (12) o modem XMM 8160, voltado para atender conexões 5G. Provavelmente este será o chip que equipará dos futuros iPhones compatíveis com a quinta geração de conectividade móvel. 
O novo modem XMM 8160 suporta velocidades teóricas de até 6 gigabits. O anúncio acabou sendo feito um pouco antes do que estava planejado. A ideia inicial gigante de Santa Clara era apresentar o chip apenas no segundo semestre de 2019. 


O motivo para adiantar o anúncio é dar tempo para que os fabricantes preparem seus dispositivos que serão equipados com este modem. 

A Intel destaca que o XM8160 é o primeiro modem 5G multinúcleos do mercado, reconhecendo, além do 5G, o 4G e 3G. Um pacote de compatibilidade de tecnologias no mesmo chip. 



O modem é capaz de operar com amplitude de banda que varia de 600 MHz à 6 GHz. Os fabricantes terão acesso ao modem em 2019, porém o consumidor final só deverá ver aparelho no mercado equipados com este chip apenas em 2020, que é justamente quando a Apple planeja lançar os seus iPhones compatíveis com 5G.

Lembrado que a grande parceira da Apple em modems para seus aparelhos é a Qualcomm, mas como as relações estremecidas, inclusive com disputas no tribunal, é bem provável que a gigante de Cupertino adote um novo parceiro.

TIM abre inscrições para programa de estágio

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São mais de 170 vagas para diversas áreas; confira todas as informações.




A TIM anunciou que estão abertas as vagas para o seu programa de estágio. As mais de 170 vagas estão divididas entre Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Paraná, Pará e Minas Gerais.

A operadora explica em nota que o contrato é de 6 meses, podendo ser renovado por até 2 anos, de acordo com a previsão de formatura.



“Com nosso programa de estágio, os jovens além de iniciarem a carreira em um mercado extremamente útil à sociedade como Telecom, podem contar com uma empresa dinâmica, com muitas oportunidades de aprender e crescer. Mais de um terço dos nossos estagiários são aproveitados em contratações futuras, então eles realmente têm chances de seguir uma carreira na TIM”, conta Régia Barbosa, diretora de Gestão de RH da TIM Brasil.
Podem se candidatar ao programa de estágios os estudantes das seguintes áreas:
  • Administração;
  • Análise de Sistemas;
  • Ciências Contábeis;
  • Ciência da Computação;
  • Ciências Econômicas;
  • Comunicação Social
  • Direito;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia da Computação;
  • Engenharia de Produção;
  • Engenharia de Software;
  • Engenharia de Sistemas;
  • Engenharia de Telecomunicações;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Eletrônica;
  • Estatística;
  • Jornalismo;
  • Informática;
  • Marketing;
  • Matemática;
  • Pedagogia;
  • Relações Internacionais;
  • Sistema da Informação.

A TIM ressalta que é necessário ter disponibilidade para começar o estágio em fevereiro de 2019 e ter a conclusão da graduação prevista entre julho e dezembro de 2020. Além disso, são requisitos necessários, ter conhecimento intermediário no pacote Office e inglês avançado.
VIU ISSO?
Benefícios
Entre os benefícios oferecidos estão: Bolsa Auxílio compatível com o mercado, Vale Transporte, Vale Refeição, Vale Alimentação, Seguro de Vida, Assistência Odontológica, Assistência Médica, Celular com plano de dados + voz, Gympass; e Programa de orientação e apoio.
Como se inscrever?
As inscrições, testes online e entrevistas acontecem neste mês de novembro e, entre dezembro e janeiro de 2019 começam as dinâmicas em grupo e entrevistas finais. 
Para se candidatar ou para mais informações sobre as vagas disponíveis, basta acessar a página oficial do programa no site da 99 Jobs, neste link.

Maior ponte marítima do mundo terá conexão 5G

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A ponte, localizada na China, terá cobertura 5G a partir de 2019.

A China em mais um ato surpreendente anunciou que a maior ponte marítima do mundo (55 km de extensão), que interliga Hong Kong, Macau e Zhuhai, terá conexão 5G.


O projeto, grandioso em todos os aspectos – investimento de US$ 20 bilhões e mais de 20 mil operários, além de uma referência arquitetônica também será um modelo de tecnologia móvel, com a implementação do 5G. Atualmente a cobertura da ponte é 4G.


“Especialistas e trabalhadores superaram as dificuldades de um ambiente de construção complexo e a falta de uma fibra ótica para fornecer soluções 4G personalizadas para a ponte e se preparam para atualizar o serviço para o 5G”, afirmou Fang Zheng, vice-gerente geral do escritório de WLAN da ZTE, operadora que fornece o serviço de rede para a ponte.

A ZTE não entrou em mais detalhes sobre como será esse processo de implementação – a expectativa é que a ponte receba a tecnologia em 2019, mesmo ano em que o 5G estará pronto para operar no país.


VIU ISSO?


As obras deste ponte que interliga Hong Kong, Macau e Zhuhai foram inauguradas em 201. A previsão inicial de entrega era 2016, porém só aconteceu mês passado. 


Graças a ponte, uma viagem de carro do aeroporto de Hong Kong até Zhuhai, foi reduzido de 4 horas para 45 minutos. 

Aprenda a remover vírus do seu smartphone

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Veja o passo a passo para remover essas ‘pragas virtuais’ e dicas de como evitá-las.


Celular travando, anúncios indesejados, aparelho reiniciando do nada. Esses são alguns sinais de que o seu smartphone pode estar com vírus. Para resolver esses problemas, é preciso excluir essa ‘praga virtual’ o quanto antes.


Os sinais que indicam que o seu smartphone está infectado, você pode conferir aqui. Ao identificar que seu aparelho está com vírus, você precisa instalar antivírus específicos para o sistema operacional do seu dispositivo. 


É possível encontrar diversos aplicativos com antivírus no Google Play ou na Apple Store. Entre os antivírus gratuitos mais recomendados estão o ESET Mobile Security & Antivirus e o BITDEFENDER Antivirus Free

Ambos também possuem uma versão premium, com mais funcionalidades, que é paga.

Abaixo, veja o passo a passo para remover os vírus em cada um dos sistemas.

Android


  •  Vá na Google Play; 
  •  Procure o antivírus que você desejar; 
  •  Clique em Instalar;
  •  Vá em aplicativo de antivírus; 
  •  Clique em Escanear;  
  •  Caso ele encontre alguma ameaça, irá listá-la para que você possa ver qual é e onde está localizada;  
  •  Caso queira remover todos, clique em Remove All e depois em Yes para excluir os arquivos infectados.


Se mesmo após passar o antivírus seu celular continuar com problemas, você precisará tomar uma atitude mais drástica e restaurar as configurações de fábrica do aparelho. Essa medida apagará todos os dados do smartphone. 

Para fazer isso, acesse:

  •  Configurações do seu dispositivo Android; 
  •  Procure pela opção Fazer backup e redefinir (esta opção pode ter diferentes nomes dependendo da marca e modelo de seu aparelho);
  •  Selecione Configuração Original (esta opção pode ter diferentes nomes dependendo da marca e do modelo de seu aparelho também); 
  •  Tenha certeza de ter guardado e feito backup de todos os arquivos;
  •  Nesta tela, você deve encontrar uma opção para também limpar o armazenamento externo ou o Cartão SD (recomenda-se que marque ela também, para apagar definitivamente tudo); 
  •  Clique em redefinir telefone e o seu telefone irá reiniciar, livre dos vírus.

VIU ISSO?


iOS


Segundo o site Proteste, quando desbloqueados, os iPhones e os iPads tornam-se mais vulneráveis a vírus e a malwares porque o sistema pode ser acessado e modificado diretamente na raiz. 

A Apple não recomenda que seus clientes façam o jailbreak (desbloqueio) de seus dispositivos, pois isso os coloca em grande risco.

Ainda assim, o sistema iOS, apesar de ser muito seguro por ser fechado, não é à prova de malware. 

Desse modo, algumas medidas de segurança podem ser tomadas para que você evite algum tipo de infecção. São elas:

  • Evite abrir e-mails desconhecidos;
  • Não clique em propaganda;
  • Somente deixe instalados aplicativos que realmente utiliza;
  • Não baixe aplicativos fora da App Store;
  • Evite abrir links nas redes sociais e mensageiros, além de mensagens SMS;
  • Mantenha o celular com bloqueio de tela.

Vivo não precisará pagar multa milionária ao Governo de São Paulo

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Juiz concordou com a argumentação da defesa da operadora.


O Governo do estado de São Paulo não poderá cobrar multas no valor de R$ 25 milhões aplicadas à Telefônica, dona da Vivo, por terceirização de call center operada com empresa especializada.


A decisão foi do juiz do Trabalho Eduardo Ranulssi, da 32ª vara de São Paulo. Ele concordou com a argumentação da Vivo que, em sua defesa, lançou mão da recente decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que entendeu ser lícita a terceirização, inclusive em atividade-fim. 


O magistrado também determinou que o nome da companhia fosse suspenso do cadastro de dívida ativa. 

A inscrição em dívida ativa da união gera inúmeros prejuízos para a empresa, já que ela fica proibida até mesmo de participar de licitações públicas. 


VIU ISSO?


O Governo de São Paulo terá 20 dias para apresentar contestação. Uma audiência de julgamento foi marcada para o dia 21 de janeiro de 2019, às 08h02.

Em outros processos, a operadora não teve tanta sorte. No mês passado, a Vivo foi condenada a pagar duas indenizações.

Em uma, a empresa foi condenada a pagar R$ 8 mil a consumidora por danos morais. A autora da ação havia contratado serviço de telefonia com a operadora que foi suspenso sem motivos.

Em outra, a operadora terá que indenizar um de seus vendedores em R$ 3,5 mil por cobrar metas fora do horário de trabalho via WhatsApp.

Novo presidente realiza ‘dança das cadeiras’ na Anatel

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Superintendentes e cargos de chefia foram remanejados na agência.


O novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, Leonardo de Morais, realizou as primeiras mudanças na estrutura da agência, na última sexta-feira (09). Três superintendentes, assessorias técnicas, da presidência e na secretaria do Conselho Diretor serão afetados.


Na superintendência Executiva, sai Carlos Baigorri e assume Karla Crossara Rezende. Baigorri, por sua vez, vai comandar a superintendência de Controle de Obrigações, no lugar de Osmar Bernardes Junior. 


Da superintendência de Outorga e Recursos à Prestação, saí Vitor Elísio Menezes e quem assume o cargo interinamente é o atual gerente de outorga e licenciamento, Yroá Ferreira.

Morais também indicou a troca de Marcus Paolucci por Humberto Silva, que passa a ser o novo chefe da assessoria técnica da Anatel

Fabiana Sampaio sai da chefia da secretaria do Conselho Diretor e é substituída por Letícia Fernandes, que era chefe de gabinete da presidência.


VIU ISSO?


A chefia do gabinete da presidência será assumida agora por Ronaldo Moura Filho. 

Leonardo Morais escolheu seus assessores diretos e pessoas próximas para ascender aos cargos de chefia da agência. 

Letícia Fernandes, chefe de gabinete na presidência de Jurez Quadros, assume a secretaria do Conselho Diretor, setor para onde também vai, como substituto, Rodolfo Neumann, que também estava na presidência. 

Azarias Franco e Elizabeth dos Santos assumem coordenações dentro da secretaria do Conselho. 

A mudança também atinge a Assessoria Parlamentar e de Comunicação Social. A jornalista Mônica Tavares deixa a chefia e o lugar dela assume, também interinamente, Daniel França.

iPhone Xs torna eSIM realidade e operadoras terão que se adaptar

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Chip exige que operadoras ativem números de telefone remotamente e permite que clientes troquem de operadora sem precisar trocar o cartão.


As operadoras que atuam no Brasil precisarão se adaptar daqui para a frente com a chegada de chips com novas tecnologias. Utilizado por quase duas décadas, o chip GSM está sendo substituído gradativamente pelo eSIM.


Até que enfim a ideia de um cartão SIM universal embutido no celular e compatível com todas as operadoras saiu do papel. 


Os novos modelos de smartphones já tem vindo com a tecnologia e o iPhone Xs, que foi lançado no Brasil na última sexta-feira (09), foi o primeiro a utilizá-la. 

Os modelos mais avançados de iPhones (Xs, Xs Max e XR) já podem ser adquiridos nas lojas da Vivo e da TIM

No entanto, a tecnologia eSIM que acaba de chegar no Brasil irá exigir que as operadoras se adequem, já que o número do telefone precisa ser ativado remotamente por elas. 

O novo chip permite que os clientes troquem de operadora quantas vezes quiserem sem a necessidade de ficar abrindo o aparelho para trocar o chip.


[ATUALIZAÇÃO – 12/11/2018 13H08]:

O iPhone Xs é o único fabricado até agora que possui apenas o eSIM. No entanto, os modelos que chegaram no Brasil vieram em uma versão híbrida, que utilizam tanto o eSIM quanto os cartões SIM tradicionais, já que as operadoras ainda não estão preparadas para utilizar a  nova tecnologia.


VIU ISSO?


No Brasil apenas a Claro já possui uma plataforma eSIM implementada e funcional, mas espera-se que as demais também estejam prontas para essa mudança dentro dos próximos meses.


Essa adaptação será necessária, já que a tendência é que dentro dos próximos anos os principais modelos de smartphones utilizem apenas o eSIM.

As operadoras terão que rever não apenas seu funcionamento tecnológico, mas também todo o seu processo de venda. 

Ainda não se sabe o que será feito com as revendas quando os clientes puderem ativar seus chips no conforto de suas casas. 

Especialistas apostam que as operadoras irão divulgar QR codes para ativação automática de linhas dentro das lojas. 

As empresas de telefonia também terão que modernizar seu sistema para o recebimento de documentação digital para todo serviço.

No entanto, as operadoras também poderão lucrar com a nova tecnologia de chip. O eSIM poderá ser utilizado em tablets e laptops, o que deverá ampliar a oferta de mercado. 

SKY completa 22 anos; relembre os marcos da companhia

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Sabia que era preciso gastar quase R$ 1.000 pela antena da SKY? E que a Globo se uniu a Televisa para lançar a Sky no Brasil? Veja mais curiosidades.




1996, ano em que a internet no Brasil começava a ganhar
forma, também ficou marcado pela chegada de uma empresa que atualmente é a segunda do país em número de assinantes de TV por assinatura. Estamos falando
da SKY, que completa 22 anos neste domingo.

Ao longo de sua trajetória temos o lendário embate com a
DirecTV, sua chegada ao mercado da banda larga, e até entraves recentes sobre se a sua operação no Brasil ainda é válida. Confira abaixo alguns marcos desses 22
anos de história da SKY no Brasil.

1996 – Projeto latino


Formada pela britânica British Sky
Broadcasting (BSkyB)
juntamente com a News Corporation, Liberty Media e o
Grupo Televisa, o objetivo da SKY era ingressar o México no segmento de TV por assinatura. Sua fundação por lá é 1º de agosto de 1996.

Praticamente em paralelo, no Brasil, duas gigantes, Abril e
Globo
, se movimentavam para trazer ao país o serviço de TV por satélite,
tecnicamente chamado de DTH (Direct to home).

A primeira a chegar com essa proposta ao Brasil foi a Abril,
que administrava a TVA, com a implementação da DirecTV. Além da Abril, o
projeto contou com a participação da americana Hughes Comunication, a mexicana
Multivision e o conglomerado Cisneros, da Venezuela. Foram investidos US$ 450
milhões no projeto.



Seis meses após esse anúncio, o Grupo
Globo, juntamente com a Liberty Media, News Corporation e a Televisa, lançaram
a SKY. O investimento era tão significativo quanto da sua concorrente: US$ 445
milhões.


1997 – DirecTV no
calcanhar e o “Mosaico” como trunfo

Assim como praticamente todas as tecnologias que hoje se
tornaram de fácil acesso, no início elas eram altamente restritas, reservadas a um nicho que poderia desembolsar uma boa grana pelo acesso. A
assinatura da TV por satélite não era diferente. Os preços da época eram os
seguintes:

Durante o processo de decisão de lançamento do serviço no Brasil a Globo até
conversou com a DirecTV para uma 
possível aliança, conforme explica o
livro
  TV por assinatura: 20 anos de evolução (2009 / Editora Seta).


No entanto, a parceria não foi adiante. A Globo não confiava que o
modelo americano da DirecTV funcionaria no Brasil, e a gigante brasileira
também não queria ser apenas uma representante da DirecTV.



Mesmo com o amparo da poderosa Globo a DirecTV estava melhor calçada em termos de tecnologia, a qualidade de imagem era superior e sua cobertura era mais ampla, graças ao satélite GalaxyIIIR, da Hugues Aircraft, garantindo que o serviço pudesse ser oferecido em todo o Brasil.


A SKY, por um questão emergencial, precisou recorrer ao satélite PAS3R, da PanAMSat, que já estava em órbita no Brasil. A cobertura era apenas para a costa do país e para a região Sudeste.


Dentre os recursos que formaram o DNA do modo SKY de TV por assinatura o principal é o Mosaico, um sistema interativo em que o  assinante acessava um canal especifico clicando sob sua logo. 



Em relação aos canais, graças ao envolvimento da Globo, a SKY tinha exclusividade com as opções disponíveis pela Globosat.


1998 – Satélite mais robusto, chegada do
SKY Premiere e a liderança do mercado

Em 1998 a SKY passou a utilizar um novo satélite, o PAS-6, desenvolvido com uma tecnologia mais avançada de compreensão de sinal e com maior potência. 


Com o novo satélite a operadora de TV pôde ampliar a oferta de canais, como as opções Pay-Per-View, com a inclusão do SKY Premiere, composto por 18 canais – 16 deles com filmes. No mesmo ano a quantidade de canais SKY Premiere foi dobrada.




Neste ano a SKY também assumiu a liderança do serviço DTH no Brasil, ultrapassando a DirecTV. Essa virada de mesa aconteceu, em grande parte, pela extinção do serviço NETSAT, em antenas parabólicas – banda C, que migraram para a SKY e seu DHT – banda Ku. Estima-se que 69 mil assinantes migraram para a SKY.

2000 – Sky chega em novos países da América Latina



A SKY foi lançada na Argentina (porém suas operações por lá duraram pouco, já que em 2002 foi encerrado) e na Colômbia.


Neste ano o prejuízo líquido da SKY Brasil cresceu 194%, fechando em US$ 50 milhões. No segundo trimestre do ano US$ 18,5 milhões tiveram que ser injetados, sob aporte de capital. 

Sua participação no mercado brasileiro passou de 12,5% para 16,7%. Na época a SKY tinha no Brasil 555 mil clientes.


2001 – SKY passa a oferecer o serviço de “TV interativa”


Neste ano tivemos mais uma grande novidade para os
assinantes da SKY, a interatividade. Fernando Bittencourt, diretor-geral de
engenharia da Globo, na época deu um exemplo sobre uma das possibilidades do
serviço: “O assinante terá a possibilidade de ver um jogo de futebol pelo controle remoto, acessar outras opções de imagem, como tira-teima,
melhores momentos, outras câmeras”.
Um serviço similar já havia
sido apresentado pela DirecTV em 2000.

No caso da SKY a interatividade chegou
apenas em dezembro de 2001. No início eram 4 canais com recursos interativos:
Tempo (previsões meteorológicas), Esotérico (consulta ao horóscopo, tarô, etc),
Games (com jogos variados, como Jogos da Memória e Resta Um) e Esportes (tabela
dos próximos jogos).

Um ano depois chegou o canal Trânsito (informações sobre o
tráfego do Rio de Janeiro e São Paulo) e em 2003 chegou o canal Loterias
(resultado dos jogos da Caixa Econômica Federal) e o Guia Hotéis (informações
sobre hotéis do país.).


2002 – Globo diminui sua participação na Sky Brasil


Em 2002 a Globo diminuiu sua participação na SKY Brasil,
caindo de 54% para 49,9%. 
O controle passou para os acionistas da News Corporation e
Liberty Media. A redução era uma estratégia do grupo Globo em se concentrar na
produção de conteúdo.

2003 – Compra pelo controle remoto e Fusão da SKY com DirecTV é concretizada



Neste ano a SKY lançou o T-Commerce, a primeira operação de
e-commerce por controle remoto do Brasil.

Esse serviço permitia que o assinante pudesse fazer compras
pelo controle, porém o que realmente chamou a atenção foi o interesse  do magnata da mídia, Rupert Murdoch,
controlador da SKY, na Hughes, que tinha controle sobre a DirecTV. O acordo foi
firmado em abril.

A News Corp, de Murdoch, investiu US$ 6,6 bilhões em 19,9% na Hughes Electronics, que pertencia ao grupo General Motors.
Em 2003 a SKY tinha 730 mil clientes. A DirecTV aparecia em
segundo lugar, com cerca de 500 mil clientes. 
Nos Estados Unidos a DirecTV era a maior operadora de canais pagos, com
11,3 milhões de assinantes.

A repercussão da fusão caiu como uma grande bomba no Brasil.
A NeoTV, associação de TVs a cabo criada em 1999, foi ao CADE (Conselho
Administrativo de Defesa Econômica)
para impedir a proibição de contratos de
exclusividade de programação. A exclusividade faria com que operadoras
independentes ficassem sem conteúdo competitivo para oferecer aos assinantes.

Com a fusão da SKY com a DirecTV, o grupo passou a ser
responsável por 94,84% do mercado de TV paga no Brasil.



2004 – Lançamento do SKY+, primeiro DVR para serviço DTH no Brasil
A companhia implantou neste ano o pacote SKY+, que tinha como principal
atrativo um sistema de DVR.

O decodificador era equipado com um disco rígido capaz de armazenar, com qualidade digital, até 50 horas de programação.


Com esse recurso
o cliente não precisava assistir determinado conteúdo no horário que estava
sendo transmitido, ele poderia gravar e assistir depois.

“Esse sistema foi totalmente desenhado no Brasil, é
supermoderno e vai revolucionar o modo de ver televisão no País”
, declarou
Rosamélia Girão, diretora de Marketing de Relacionamento da SKY, na época do
anúncio.

2005 – Anatel aprova fusão com a DirecTV

A
Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou o processo de fusão da
SKY com a DirecTV, que teve início em 2003.

Com a fusão o grupo de Murdock passou a
ser responsável por 95% do mercado de TV por assinatura no Brasil




2007 – Sky começa a investir em outros tipos de produtos



Devido ao acordo com as teles Brasil Telecom e Telemar a SKY passou a investir em pacotes de serviço. Além da TV por assinatura, clientes
das cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Campo Grande e Brasília, poderiam
assinar pacotes com internet banda larga, telefonia fixa e móvel.

2008 – Sky lança TV por assinatura
pré-paga e compra a Mais TV.
Para aqueles que não queriam ficar “amarrados” a mensalidade a SKY lançou neste ano um serviço pré-pago, permitindo que créditos fossem adicionados para que os canais ficassem liberados.

Havia três opções de crédito: 7 dias (R$ 19,90) e 15 dias (R$ 29,90) e 30 dias (R$ 49,90). O cliente também tinha que adquirir a antena, decodificador e o controle remoto. O kit dos equipamentos custava R$ 299.
Neste mesmo ano a SKY oficializou a compra da Mais TV, operadora de TV por assinatura que atuava com a tecnologia MMDS (por microondas).

2009 – Viva a alta definição! SKY HDTV entra em ação


Em 2009 a gigante da TV por assinatura anunciou seu novo posicionamento de marca, que coroa a entrada na era dos pacotes em alta definição.

O serviço, chamado SKY HDTV, incluiu inicialmente 10 canais em alta definição: Fox HD, National Geographic HD, Discovery Theater HD, TNT HD, MGM HD, HBO Prime HD, HBO Full HD, Space HD, Voom HD e o pornô Sex Zone HD.

Uma grande crítica feita na época era que os canais abertos, como SBT, Globo e Band, não estavam em alta definição na SKY, enquanto na NET e Telefônica a possibilidade era oferecida.

Os dois pacotes SKY HDTV lançados na época eram os seguintes: um que custava R$ 230 menais e outro de R$ 253,90, com os canais HBO.

A divulgação do serviço também vale nota. A SKY escolheu como porta-voz do serviço a modelo Gisele Bundchen. O slogan também colou: HDTV é isso.

2010 – VOD, expansão dos canais em HD e Globo diminui ainda
mais sua participação

Em 2010 nasceu o serviço SKY On Demand, serviço de vídeo on demand (VOD), exclusivo para assinantes com o equipamento SKY HDTV. No acervo, filmes, shows e eventos.

Os conteúdos podiam ser adquiridos e ficavam armazenados no decodificador para que o cliente pudesse assistir quantas vezes
quisesse.

Neste mesmo ano, 26 canais em HD foram adicionados. Ao todo, a SKY passou a ter 36 canais em alta definição.


A Globo, que já havia vendido em 2002 parte da sua participação na empresa voltou a se envolver em uma negociação desse tipo em 2010. O grupo Globo vendeu por US$ 604,8 milhões 18,9%, ficando com apenas 7%.


VIU ISSO?

2011 – Primeira banda larga 4G e o serviço SKY Online são lançados




No fim de 2011, em parceria com a Nokia Siemens, a SKY lançou em Brasília a primeira banda larga 4G da América. Houve também o anúncio do  SKY Online, serviço on-line de locação e compra de vídeos e áudio sob demanda.


2012 – Polêmica em torno do número de
assinantes

Uma irregularidade foi confirmada pela companhia neste ano: o número de clientes no Brasil em 2012 e 2013 foi inflado. Com base em uma investigação interna foi descoberto que mais de 200 mil clientes “fantasmas” foram incluídos na conta. 

2013 – Planos para um novo satélite

Em 2013 a participação da TV por satélite
(DTH) detinha 62% da base de assinantes, contra 37,6% da TV a Cabo. Para
continuar crescendo no mercado a SKY anunciou uma parceria com a Astrium para
o lançamento de um novo satélite, o Intelsat 32, permitindo que ainda mais canais
fossem agregados.



2014 – Seguindo as regras da AT&T

Em maio, por US$ 45,5 bilhões, a poderosa
operadora americana AT&T, adquiriu a DirectTV, assumindo também, com
autorização da Anatel, a divisão da América Latina, responsável pelo controle da SKY.




Você já foi cliente da SKY nesses 22 anos de existência da operadora?


2017 – Novo satélite e investimento assombroso



O grande marco da SKY em 2017 foi o lançamento do seu novo satélite, o SKY Brasil-1 (também conhecido como Intelsat 32).



Foram investidos impressionantes
R$ 1.3 bilhão – valor dividido entre o satélite e o centro de transmissão.

O lançamento do satélite foi feito na
cidade de Kouru, na Guiana Francesa. A fabricação ficou a cargo da Airbus
Defense & Space. Ele é capaz de operar com até 60 transponders (em 1996 a
SKY utilizava apenas 4 transponders).

2018 – Futuro incerto no Brasil e um novo serviço VOD


O
controle da SKY para as mãos da AT&T, que completou a aquisição da Time
Warner
, terceiro maior conglomerado do ramo do entretenimento, acendeu uma
questão importante: sua operação no Brasil ainda é permitida?



A situação esbarra no artigo 5 da Lei do
SeAC (Lei 12.485/2011)
, que impede que empresas de telecomunicações controlem
criadoras de conteúdo e vice-versa. A Time Warner é responsável, por exemplo,
pelos canais HBO, Warner Bros, CNN e Cartoon Network.

A Anatel já se posicionou contrária a fusão, inclusive um dos grandes pontos da administração do novo presidente da agência reguladora, Leonardo Euler, será prosseguir com essa discussão sobre a fusão que interfere no modo da SKY operar no Brasil.

O serviço que a SKY vem divulgando no momento, é a sua nova plataforma de vídeo sob demanda (VOD), o Sky Play, disponível para os clientes que utilizam DVR. O fundamento é o mesmo do antigo Sky on Demand: conteúdo que pode ser comprado e que fica disponível para que o cliente possa reassistir quando quiser.

Vimos nessa retrospectiva de fatos importantes sobre os 22 anos da SKY o quanto a companhia foi importante para moldar o caminho da TV paga no Brasil.
Atualmente, com todo esse imbróglio da sua permanência no Brasil, com seu serviço “raiz”, a TV por assinatura, a SKY ocupa o segundo lugar do mercado nacional, com 28% de quota de mercado e mais de 5 milhões de clientes.