25/04/2024

Intel apresenta modem 5G que equipará smartphones em 2020

Provavelmente este modem equipará os primeiros iPhones compatíveis com 5G.

A Intel anunciou nesta segunda-feira (12) o modem XMM 8160, voltado para atender conexões 5G. Provavelmente este será o chip que equipará dos futuros iPhones compatíveis com a quinta geração de conectividade móvel. 
O novo modem XMM 8160 suporta velocidades teóricas de até 6 gigabits. O anúncio acabou sendo feito um pouco antes do que estava planejado. A ideia inicial gigante de Santa Clara era apresentar o chip apenas no segundo semestre de 2019. 


O motivo para adiantar o anúncio é dar tempo para que os fabricantes preparem seus dispositivos que serão equipados com este modem. 

A Intel destaca que o XM8160 é o primeiro modem 5G multinúcleos do mercado, reconhecendo, além do 5G, o 4G e 3G. Um pacote de compatibilidade de tecnologias no mesmo chip. 



O modem é capaz de operar com amplitude de banda que varia de 600 MHz à 6 GHz. Os fabricantes terão acesso ao modem em 2019, porém o consumidor final só deverá ver aparelho no mercado equipados com este chip apenas em 2020, que é justamente quando a Apple planeja lançar os seus iPhones compatíveis com 5G.

Lembrado que a grande parceira da Apple em modems para seus aparelhos é a Qualcomm, mas como as relações estremecidas, inclusive com disputas no tribunal, é bem provável que a gigante de Cupertino adote um novo parceiro.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários