28/03/2024

Huawei se mostra positiva em relação ao futuro da fibra ótica

Durante o evento F4 Summit, Huawei e outros representantes da indústria, apresentaram suas visões sobre o futuro da fibra ótica no Brasil.


Na sexta-feira (12) rolou em São Paulo um evento promovido pela Huawei intitulado F4 SummitA iniciativa reuniu diversas empresas de tecnologia para discutir os rumos e desafios da conectividade por fibra óptica em nosso País.

A Huawei, por intermédio do seu presidente para América Latina, Zou Zhilei, se mostrou otimista em relação ao mercado de fira ótica e os benefícios que o desenvolvimento da banda larga podem gerar ao país.  “O mercado brasileiro de TIC está prestes a decolar. É um momento crucial. O Brasil atual é igual a China há 5 anos”, analisou Zhilei.


O desenvolvimento da fibra ótica é essencial para o próximos anos, já que o número de dispositivos conectados crescerá de forma exponencial. A demanda por banda larga via fibra óptica crescerá para viabilizar que mais de 40 bilhões de dispositivos conversem entre si e movimentará até US$ 23 trilhões, aponta a Huawei. 
O impacto direto no PIB também é bem representativo. de acordo com o Banco Mundial, 10% de aumento em investimentos em penetração de banda larga implica em um crescimento de até 1,5% do PIB.

O F4 contou com palestras de vários setores do governo. “O Ministério vem tendo uma interação constante com a Huawei para tornar o ambiente da banda larga cada vez melhor. É importante a discussão promovida pela Huawei nessa iniciativa de reunir o setor. É uma agenda essencial para o Brasil”, declarou Artur Coimbra, Secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que apresentou o plano do governo para banda larga no Brasil.

Já Leonardo Euler, presidente da Anatel, mostrou como a regulamentação auxilia no desenvolvimento da tecnologia, enfatizando a importância da infraestrutura. “Todas as possibilidades só existem se houver conectividade. E a conectividade só existe com a infraestrutura de telecomunicação. E a Huawei é uma parceira para isso”, declarou Euler.
Entre as empresas privadas, o evento contou com a participação de executivos da SEMP TCL, Globosat e Turner / Esporte Interativo. Todos eles mostraram que a produção, seja de equipamentos quanto de conteúdo, já está pensando nesta nova era: “Todos os jogos da Copa da Rússia foram em 4K, a 1ª na íntegra neste modelo”, afirmou Lourenço Carvano, Diretor de Tecnologia de Produção de Conteúdo da Globosat.
“Construir uma nova era exige a participação de todos os atores do setor. Devemos todos trabalhar juntos no desenvolvimento do ecossistema e das políticas públicas necessárias para a evolução das práticas de negócios de vídeo, das novas telas e de uma nova banda larga”, resumiu Juelinton Silveira, Diretor de Comunicação e Relações Governamentais da Huawei, da Huawei.
Soluções internas que a Huawei pontua como transformações digitais
Nesta nova era de conectividade, a Huawei oferece soluções que permitem que a Internet realmente esteja em todas as coisas e que IoT (Internet das coisas, em inglês) seja muito mais do que uma sigla na vida das pessoas. Com o poder de 4K/8K, as soluções da empresa permitem, por exemplo, que a interoperabilidade entre telas seja real e sem latência. O filme que se vê em um celular poderá passar a ser transmitido pela TV – sem esperas, sem “loading”.

Outras tecnologias da Huawei permitem que a qualidade da internet dentro das casas também fique melhor. Com o Premium Home Broadband, é possível eliminar os efeitos da latência conforme a distância do modem Wi-Fi, proporcionando uma experiência verdadeiramente inteligente.



Com o Better Operation Experience, as fornecedoras de internet poderão saber a qualidade do sinal em todos os pontos e resolver problemas de forma muito mais rápida e assertiva, não somente com a fibra, mas também com o Wi-Fi.

As operadoras também podem utilizar os serviços de BI e Big Data da Huawei. Com dados do IBGE e monitoramento do uso de banda, a Huawei pode indicar para operadoras quais são as necessidades específicas de cada região de cada cidade, com a possibilidade de identificar quais serviços são mais necessários e, consequentemente, tem maior potencial de receitas.

VIU ISSO?


Para os governos, a conectividade e a capacidade de processamento de dados da Huawei traz a possibilidade de cidades seguras e inteligentes com a Safe City V100R003, que tem dez módulos. Em Shenzhen, sede da Huawei, as soluções foram capazes de reduzir a criminalidade em 25% no último ano. Um projeto-piloto análogo foi demonstrado em Campinas no dia 13 de dezembro.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários