16/12/2025
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TIM lança dois novos serviços para empresas

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Serviços garantem o controle do fluxo de trabalho de equipes e do consumo de dados.


A TIM anunciou hoje (22) o lançamento de dois novos serviços para empresas de pequeno e médio porte. Os serviços são: TIM Radar 360 e TIM Monitor. Confira abaixo um resumo sobre ambos:

TIM Radar 360

Começando pelo TIM Radar 360 esse serviço, desenvolvido pela ProUser, é uma ferramenta para o gerenciamento de equipes externas, uma forma de acompanhar a performance da força de trabalho.


“Quer saber onde está seu funcionário externo? Se ele fez a entrega a tempo? Ou se já chegou no cliente? Conheça TIM Radar 360. A ferramenta de geolocalização online que ajuda você a gerenciar equipes externas. Basta acessar o mapa do TIM Radar 360 para localizar seus funcionários de forma prática, rápida e segura”, explica a TIM em seu site. 
Dentre as funções oferecidas estão o chat e o envio de notificações em tempo real. 

VIU ISSO?


TIM Monitor
O TIM Monitor também trata de gerenciamento, mas nesse caso o gerenciamento é em relação ao consumo de dados de sua equipe, um controle sobre a franquia. O desenvolvimento foi feito pela Datamob.
“Já parou pra pensar que o celular é uma importante ferramenta de trabalho, mas também pode desviar o foco da equipe? Monitore o uso de internet da empresa com o TIM Monitor. Saiba quais aplicativos e sites estão sendo acessados e realize bloqueios. Tudo isso com visão empresa, grupo e/ou usuário. Gerencie a franquia de dados de forma simples e eficiente”, explica a TIM.

Na Veek até o CEO participa do atendimento ao cliente

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Veek instaura filosofia de que todos os seus colaboradores precisam passar pelo setor de atendimento; entender as necessidades dos clientes.


Quando comparam humanos com máquinas a empatia é um dos pontos que joga a favor dos humanos, já que temos a capacidade não apenas de operar, mas também de se colocar no lugar do outro, só que em muitos casos essa característica é deixada e lado, por inúmeras razões. 


Vide o caso dos atendimentos, aposto que você, e as pessoas que o rodeiam, fica desanimado quando  precisa ligar para alguma central, com o intuito que um problema seja resolvido ou uma dúvida seja esclarecida, já que em muitos casos a experiência é maçante. 


É de suma importância se colocar no lugar do cliente, entender suas necessidades. Essa é a iniciativa que a Veek, operadora móvel virtual (MVNO), que utiliza a rede da TIM para operar, está promovendo internamente. Fazer com que todos seus colaboradores passem pelo setor de atendimento. Uma forma de entender o que seu cliente deseja e conscientizar a todos da empresa para que remem pelo mesmo lado: o da eficiência. 


A iniciativa vale realmente para todos da empresa, até o CEO, Alberto Blanco, está participando. Em declaração ao site Consumidor Moderno o executivo deu seu parecer sobre a experiência:

Alberto Blanco

“Quando estou no atendimento, todas as semanas inclusive, posso perceber melhorias e colocá-las em prática. É muito legal quando o cliente descobre que está falando com o CEO”, declara Alberto.
O treinamento da Veek é aplicado para que seus funcionários tenham uma melhor compreensão das necessidades do cliente. Além de agilidade o atendimento precisa solucionar as solicitações do cliente, e é isso que a companhia vem tentando aprimorar. 

VIU ISSO?

“O principal desafio, mais do que atender rápido, é resolver rápido. As empresas precisam ter um tempo de atendimento bem baixo, mas o de resolução também. Mais do que um oi, o cliente espera a satisfação”, 

Evidente que Blanco também não nega a revolução que o atendimento baseado em inteligência artificial continuará exercendo no mercado. 



“Acredito num crescimento bem forte dos chats e inteligência artificial. Não para um atendimento impessoal, mas sim para maior agilidade no contato e para acelerar a resolução do problema”, completa Blanco.

TIM investirá R$ 12,5 bilhões no Brasil até 2021

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O foco do investimento será o aprimoramento da capacidade móvel e na expansão do serviço de fibra.


O investimento da operadora TIM no Brasil para os próximos anos será pesado. A ordem de investimento é de R$ 12,5 bilhões, confirmou a Telecom Italia, dona da TIM.


O foco será o aprimoramento da capacidade móvel e na expansão da infraestrutura em backbone e backhaul de fibra que possibilite que o serviço de fibra até a casa (FTTH) alcance 4 milhões de domicílios até 2021. Atualmente são 1,1 milhão de domicílios atendidos. 


A TIM passa por um bom momento no Brasil. A operadora divulgou recentemente seu balanço financeiro referente ao quarto trimestre de 2018. A receita líquida no período foi de R$ 4,4 bilhões. Em 2018 como um todo, a receita líquida registrada foi de R$ 17,05 bilhões, enquanto o lucro líquido foi de  R$ 1,566 bilhão – crescimento de 26,6% em relação a 2017.
O investimento nos próximos três anos será para melhorar as seguintes frentes:
Consumer – A TIM quer ampliar a participação de canis digitais, em relação a vendas e atendimento, além de simplificar ofertas no pré-pago e no pós-pago. E, evidentemente, continuar em ritmo acelerado pela expansão do 4G.
Móvel B2BCorte de custos e aumento de eficiência e produtividade são os mandamentos aqui. A TIM também espera oferecer soluções convergentes E2E. A meta da operadora é alcançar crescimento de 25% nas receitas de B2B.
Digital – A TIM quer angariar novas formas de receita como provedor de plataforma, através de analytics, BD e publicidade móvel).

O protagonismo de IoT também é um ponto a se destacar. Nesse segmento a operadora espera gerar receitas de R$ 1 bilhão com a ativação de 30 milhões de chips.
Infraestrutura – Aqui entra em questão o serviço de fibra ótica que comentamos no início. A meta é alcançar 4 milhões de domicílios com FFTH em três anos. O número de cidades atendidas irá pular de 601 para 1,5 mil.
Plano de eficiência – A TIM quer ampliar em 12 milhões a quantidade de interações digitais, em detrimento do atendimento humano. Também será acelerado a transformação digital de atividades voltadas ao cliente. 

VIU ISSO?


“A TIM, nesse novo triênio, reafirma seu compromisso com (i) a preservação de uma abordagem austera no controle de custos, visando elevar a rentabilidade de sua operação, e por isso mantém a meta de atingir o patamar de 40% de Margem EBITDA em 2020, bem como (ii) a alocação eficiente do capital, caracterizada pela destinação do CAPEX em projetos de ampliação e modernização da infraestrutura (rede e TI) e (iii) a contínua expansão da geração de caixa traduzida pela elevação do indicador de EBITDA – CAPEX sobre a Receita para o patamar de 20%”, declarou a operadora em comunicado.

Plataforma da Algar Tech gera maior eficiência a canais de cobrança

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Volume de recuperação de crédito de um cliente do setor financeiro que adotou a plataforma passou de R$ 14 milhões para R$ 24 milhões.




Um dos maiores desafios da área de cobrança é manter o contato com os clientes inadimplentes, acionando o canal adequado para cada caso. Pensando nisso, a Algar Tech, multinacional brasileira especializada em gestão do relacionamento com cliente, ambiente de tecnologia e serviços de telecom, criou a plataforma multicanal CobTech, que integra diferentes ferramentas como URA e chatbot e otimiza o contato com o consumidor, contribuindo para o aumento da produtividade e a redução de custos.


Um dos grandes diferenciais da plataforma é a eficiência na cobrança. A Algar Tech trabalha diariamente em processos de qualificação do mailing de clientes, criando uma base de dados limpa e eficiente. Os contatos são mutáveis, ou seja, ao analisar que a aproximação por um canal não teve sucesso, outro é acionado para realizar a abordagem.



“Entender quais são os melhores canais para abordar seu cliente é um dos grandes diferenciais para o sucesso na operação. Além disso, nossos especialistas auxiliam na qualidade de atendimento de nossos operadores, adicionando mais inteligência aos processos de cobrança multicanal, e orientando sobre as melhores abordagens e argumentos. Um atendimento mais humanizado é a grande especialidade da Algar Tech, que une tecnologia e pessoas para que os melhores resultados sejam alcançados”, diz Cristiano Santos, diretor de relacionamento com o cliente da Algar Tech.

VIU ISSO?

O volume de recuperação de crédito de um cliente do setor financeiro que adotou a plataforma passou de R$ 14 milhões para R$ 24 milhões, um resultado 86% superior à meta estabelecida pelo projeto. Ela também contribuiu para a redução de 22% dos gastos com telefonia, aumentou em 10% a efetividade da promessa – o compromisso do cliente em pagar o que foi acordado – e reduziu em 5% as promessas quebradas, que ocorrem quando o montante não é pago na data combinada.

“Resultados como esse reforçam o nosso objetivo de contribuir com o plano de crescimento de nossos parceiros, trazendo soluções inovadoras que agreguem tecnologia e inteligência ao negócio”, conclui Cristiano.

Superintendência da Anatel decide sobre venda de imóveis das teles

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Presidente da Agência também fez uma prestação de contas das atividades dele, iniciadas como conselheiro no final de 2016.


O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em reunião realizada nesta quinta-feira (21) em Brasília, decidiu restituir à Superintendência de Controle de Obrigações (SCO) da agência reguladora todos os processos relacionados a pedidos, por parte das concessionárias, de dispensabilidade de imóveis ligados à prestação da telefonia fixa. A decisão foi para evitar que processos idênticos sejam submetidos a instâncias diversas na agência reguladora.

Dessa forma, o Conselho restitui à Superintendência processos relacionados aos bens reversíveis, que são bens móveis ou imóveis indispensáveis à continuidade da prestação da telefonia fixa em regime público, os quais podem vir a ser revertidos à União ao término da concessão.



Segundo manifestação do Conselheiro da Anatel Vicente Aquino, os pedidos de ratificação de dispensabilidade de imóveis para a prestação da telefonia fixa no regime público devem ser julgados pela SCO, no exercício pleno da competência a ela delegada.

Por meio da Portaria Anatel nº 530/2013, o Conselho Diretor delegou à Superintendência de Controle de Obrigações as competências para aprovar as Relações de Bens Reversíveis das concessionárias, assim como para conceder anuência prévia para desvinculação, alienação, substituição e oneração de bens reversíveis.

A decisão foi tomada durante deliberação de processo relatado pelo também Conselheiro Aníbal Diniz relativo à ratificação de dispensabilidade de imóvel da concessionária Oi no município de Nova Iguaçu (RJ).

Prestação de Contas

Na reunião desta quinta-feira (21), o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, realizou a prestação de contas de suas atividades, iniciadas como conselheiro em dezembro de 2016. Ele assumiria a presidência da Agência quase dois anos depois, em novembro de 2018.

Como conselheiro, Leonardo de Morais relatou 9 processos em 2016, 191 em 2017 e 150 em 2018. Quase 90% foram deliberados, a grande maioria nas reuniões públicas da diretoria da agência reguladora.

VIU ISSO?

Entre as matérias relatadas por Leonardo de Morais, estão manifestação sobre aquisição da Time Warner pela AT&T, Revisão da Norma do Fator X (redutor tarifário utilizado nos reajustes da telefonia fixa), Proposta de Revisão Tarifária de Concessionárias (Telefônica – GVT, Algar) e acompanhamento especial das empresas do Grupo Oi.

Leonardo de Morais também preside, desde 2017, o Comitê de Espectro e Órbita (CE-O) da Anatel.  O grupo acompanha testes de Convivência da Faixa de 3,5 GHz para uso do 5G desde o ano passado. Além disso, entre os temas analisados nas reuniões do CE-O estão digitalização da TV Aberta e Internet das Coisas.

Vivo Keyd fará bootcamp com Movistar Riders na Espanha

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Time dos Guerreiros ficará de 26 de fevereiro a 6 de março em treinamento intensivo.

O Vivo Keyd, um dos mais importantes e tradicionais clubes de esporte eletrônico do cenário sul-americano, levará sua equipe de League of Legends para um intercâmbio cultural nos eSports entre Brasil e Espanha por meio de um bootcamp. De 26 de fevereiro a 6 de março, a equipe dos Guerreiros estará em Madri com o Movistar Riders, um dos principais clubes do cenário espanhol.

Os dois times são patrocinados por empresas do Grupo Telefônica (Vivo no Brasil e Movistar na Espanha) e essa é a primeira vez que times de eSports patrocinados pelo Grupo se encontram para uma experiência desse tipo. Para treinos e embates, eles utilizarão a estrutura do Movistar eSports Center, primeiro centro de treinamento de alto rendimento, referência na Europa e sede do clube Movistar Riders em Madrid.



“A cada ano o mercado de games se profissionaliza ainda mais e se consolida como um dos grandes impulsionadores da economia digital no Brasil. Nossa estratégia é estar cada dia mais próximo deste público, entender ainda mais as suas demandas e contribuir para que este mercado se fortaleça. Além disso, gerar conteúdo que apresente a realidade do gamer brasileiro, o dia a dia dos profissionais e mostrar que o game vai muito além da diversão”, explica a Diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, Marina Daineze.

VIU ISSO?

Pelas redes sociais da Vivo Keyd e da Movistar Riders será possível acompanhar todos os momentos dentro e fora do bootcamp. Prepare-se para ver curiosidades de seu player favorito, passeios pela estonteante Madri e muito mais.

Com duração de algumas semanas ou até mesmo meses, um bootcamp é um período no qual equipes de diferentes regiões passam por treinamentos intensivos para adquirir experiência e aprimorar técnicas.

“Esta é a primeira vez que a Vivo Keyd participa de um bootcamp com um time espanhol. Estamos animados com essa empreitada e vejo essa como a primeira de muitas novidades que teremos para 2019”, diz Lorenzo Jung, Diretor Estratégico da Vivo Keyd.

Anatel multa a Oi em R$ 3,2 milhões

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TIM tem relação com o motivo que fez Anatel aplicar a multa.


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) comunicou hoje (21) que o seu Conselho Diretor aprovou multa de R$ 3,2 milhões à Oi


No ano passado a operadora, em conjunto com a Claro e a Vivo também foi multada, naquela ocasião o valor estipulado era maior: R$ 9,3 milhões. O motivo da sanção: danos causados aos clientes na oferta indiscriminada e pouco clara dos Serviços de Valor Adicionado (SVA)


No caso dessa nova multa, o motivo para a condenação envolve outra operadora a TIM. A Anatel explica que houve retenção de receita no valor de R$ 8,2 milhões da TIM.

VIU ISSO?


O conselheiro Emmanoel Campelo diz que o valor alto da sanção é importante para reforçar o caráter pedagógico. 

As reclamações da TIM são referentes a um contrato com a Oi de EILD e serviço de transporte de chamada a cobrar, firmado há três anos. A operadora italiana se queixava de descontos ilegais no encontro de contas. A infração é prevista tanto no contrato de concessão como na Lei Geral de Telecomunicações (LGT).


A própria TIM também foi multada recentemente, num valor bem mais expressivo: R$ 300 milhões. Imposto pela Fazenda Nacional.

Vivo confirma que seus planos terão preços reajustados

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A mudança, de acordo com a Vivo, segue a regulamentação vigente da Anatel.



A operadora Vivo confirmou que a partir do dia 1º de março os preços de seus planos serão novamente reajustados. A mudança vale para os serviços Vivo Fixo (telefone, internet e TV). O reajuste, de acordo com a operadora, segue a regulamentação vigente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).



Confira abaixo o comunicado sobre a alteração:

“A Vivo informa que seus pacotes de serviços fixos terão novas condições comerciais a partir de março. A alteração, realizada anualmente, segue a regulamentação vigente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A empresa deu início a uma campanha informativa com envio de mensagens de texto e e-mails para informar aos clientes sobre as novas opções, de modo que eles possam, caso prefiram, optar por manter ou trocar o pacote atual. Para mais informações o cliente deve acessar o aplicativo Meu Vivo”.

VIU ISSO?

Para consultar o reajuste a Vivo dedicou uma página específica em seu site. Basta digitar o CPF e data de vencimento da sua conta.


Além dessa página dedicada a Vivo também permite que a consulta seja feita através do aplicativo Meu Vivo, disponível para Android e iOS.

TIM deseja que leilão para o 5G no Brasil aconteça o quanto antes

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Presidente da operadora acredita que com o 5G haverá mudanças no modo como a concorrência entre as teles acontece.


Enquanto a Claro não quer que o leilão para o 5G no Brasil aconteça antes de 2021, a TIM quer que o processo aconteça o quanto antes. De acordo com seu presidente, Sami Foguel, o 5G tem potencial de provocar uma grande mudança na forma como ocorre a concorrência entre as prestadoras do serviço, já que seria baseado qualidade e não em preço, como tem sido nos últimos meses.

Durante uma conferência recente em que a TIM apresentou seus resultados financeiros referentes ao quarto trimestre de 2018, o presidente da operadora pontuou que o leilão aconteça em no máximo um ano para que os envolvidos possam ter mais um ano para a implementação da rede e dos serviços. 


No fim do ano passado a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) se posicionou sobre esse tão aguardado leilão, etapa fundamental para que o 5G possa operar no país. De acordo com Leonardo Euller de Morais, presidente da agência reguladora, o leilão será realizado entre o fim de 2019 e início de 2020. 
A Claro é mais cautelosa em relação ao assunto. Ayrton Capella, diretor de Assuntos Regulatórios da Claro Brasil declarou que o leilão só deve acontecer  quando forem concluídos os testes de interferência nessa faixa de frequência, ocupados pelos receptores de TV aberta via satélite.

VIU ISSO?

Lembrando que a Anatel irá destinar a faixa de 3.5 GHz para o 5G. O espectro vai do 3400 MHz aos 3600 MHz, o que o coloca próximo ao espectro que é ocupado  pelo sinal das antenas parabólicas (3625 MHz até 4200 MHz). Esse fator exige um extremo cuidado em relação aos testes. 

A Anatel diz que essa preocupação não pode atrapalhar a implementação do 5G no Brasil. Os testes já estão em andamento. Os de laboratório já foram concluídos, os de campo serão iniciados em fevereiro. A previsão é que estejam concluídos em abril deste ano. Evidentemente que esse prazo pode ser estendido, dependendo de imprevistos que possam ocorrer. 

Procon notificará a Claro pela propaganda do 4.5G

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Diretor do Procon-SP diz que a propaganda pode ser classificada como enganosa.


O assunto da forma como a Claro divulga o seu serviço 4.5G ainda está dando o que falar. Embora a operadora, em posicionamento enviado ao Minha Operadora, alegue que o logo do 4.5G atende padrões internacionais e as normas publicitárias legais do Brasil, o Procon-SP notificará a companhia.


Caso você esteja por fora do assunto vale um resumo. A Claro nos últimos dias se viu em meio a uma polêmica em relação ao material publicitário do 4.5G, serviço que garante maior velocidade e estabilização de navegação em relação ao 4G convencional. 


No banner a parte escrita 5G aparece bem mais destacada, que o 4, que está menor, o que pode gerar algumas interpretações que não condizem com o que o serviço realmente é, passando a impressão que seria o 5G, a quinta geração de conexão móvel. 



VIU ISSO?

Em declaração ao site Canaltech, Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP foi bem direto em relação ao assunto: “Essa propaganda veiculada pela Claro sobre o produto 4.5G pode ser classificada como publicidade enganosa. É proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. Por quê? Porque essa publicidade se serve de um expediente fraudulento. Ela coloca o 4.5G com o 4 bem pequenininho, e usa uma formatação do número 4 que nem parece ser um número. Aí temos um 5 bem grande”.
A notificação que será enviada para a operadora está sendo produzida. A Claro terá que se explicar em relação ao assunto, e caso fique definido que se trate realmente uma campanha que induz a uma coisa que ela não vende, a operadora pode ser multada.