17/12/2025
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Vivo inicia as vendas da Apple TV 4K

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Em ação pioneira entre as operadoras de telefonia no Brasil, a Vivo incrementa seu portfólio com acessórios da fabricante norte-americana.


A Vivo anuncia a chegada da Apple TV 4K 64GB em seu portfólio, sendo a primeira operadora a oferecer esse produto. A ação faz parte da estratégia da operadora em ampliar a diversidade de produtos para suas lojas físicas e também para loja online. 

Os consumidores podem comprar a Apple TV 4K 64GB e outros acessórios da fabricante Apple nas mais de 290 lojas físicas da Vivo e também por meio da loja online da operadora. 


VIU ISSO?

A Apple TV 4K de 64GB pode ser adquirida por R$ 999,00 à vista ou em até 12 parcelas sem juros, no cartão de crédito. Além disso, o produto estará disponível para uso dos consumidores nas lojas que possuem degustação de Vivo Fibra, espalhadas nas regiões centro-oeste, sul, sudeste e nordeste. Também é possível encontrar os demais acessórios Apple, como fones de ouvido, carregadores, cabos, adaptadores e cases nas lojas da operadora.

Oi anuncia Bernardo Scudiere como Diretor de Energia

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Bernardo tem mais de 12 anos de experiência nas indústrias de energia e telecomunicações. 


A operadora Oi, que recentemente anunciou um novo diretor de produtos, mobilidade e conteúdo, confirmou hoje (27) uma nova contratação, a de Bernardo Scudiere, que assume como Diretor de Energia. 

Scudiere, formado em administração e com pós-graduação em Telecom, Finanças Corporativas e com MBA em Gerenciamento de Projetos e Riscos na Universidade da Califórnia, chega com para apoiar a Oi em seu plano de eficiência energética que visa o aumento do consumo de energia renovável, com migrações para fontes incentivadas, geração distribuída – fonte solar.


O executivo também trabalhará ativamente com a restruturação da área de energia da Oi trazendo as melhores práticas do mercado global.

VIU ISSO?


Bernardo tem mais de 12 anos de experiência nas indústrias de energia e telecomunicações. 


Recentemente ocupou o cargo de diretor de Energia na SGP Solar e teve uma longa passagem nas empresas do Grupo EBX. A área de Energia na Oi se reporta diretamente a Diretoria Administrativo Financeiro, liderada por Silvio Almeida, e terá como foco a redução de custos, contribuindo com a estruturação da empresa em sua nova fase de investimentos

Anatel bate o martelo e diz que já tem data para leilão do 5G no Brasil

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Leonardo Euller de Morais, presidente da Anatel, confirmou a data durante a MWC 2019.




Finalmente a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) definiu quando será realizado o tão aguardado leilão de frequências para a implementação do 5G no Brasil. De acordo com Leonardo Euller de Morais, presidente da agência reguladora, o processo está marcado para março de 2020.


A data está dentro da estimativa revelada pela agência no fim do ano passado, apontando que o leilão seria realizado entre 2019 e 2020. 


Leonardo Euller  de Morais confirmou que o leilão será realizado em março de 2020 durante a MWC 2019, maior evento relacionado ao mercado de telefonia móvel, que está sendo realizado em Barcelona.

Serão colocados à venda 200 MHz na frequência de 3,5 GHz; 100 MHz na frequência de 2,3 GHz e 10 MHz da sobra da frequência de 700 MHz.

A consulta pública será divulgada no segundo semestre de 2019. Morais diz que haverá mudanças no formato do edital. Serão exigidas metas de cobertura para as empresas que comprarem as frequências mais baixas e metas de capacidade para a frequência de 3,5 GHz

O 5G em ondas milimétricas – melhor cenário para a tecnologia – não entra nesse processo inicial de licitação. O Brasil trabalhará com as rede sub-6, isto é, abaixo de 6 GHz.

O executivo disse que a Anatel já está estudando o refarming da frequência de 3,4 GHz, o que garantiria no futuro mais 200 MHz, que poderiam ser alocados para o 5G.


VIU ISSO?

Operadoras estão de acordo?

O leilão 5G em 2020 divide opiniões no Brasil. Dentre as operadoras, a TIM é a mais interessada para que a tecnologia chegue rapidamente ao país. Recentemente Sami Foguel, presidente da TIM no Brasil, declarou que o leilão deveria acontecer em no máximo um ano para que os envolvidos possam ter mais um ano para a implementação da rede e dos serviços.

A mais cautelosa com o processo é a Claro. Na visão de Aryton Capella, diretor de Assuntos Regulatórios da Claro Brasil, o leilão deveria ser realizado apenas em 2021.

Capella diz que antes de vender a frequência de 3,5 GHz é preciso  avaliar os efeitos do uso da faixa sobre as TVROs -TV por satélite. “Isso determinará como o serviço de celular será prestado, quais serão as topologias das redes, as potências das Erbs, o tamanho das células, entre outras questões técnicas”, conclui o executivo da Claro.

Em sua passagem pela MWC 2019 o presidente da Anatel também comentou sobre essas questões de interferência. Morais disse que os testes na frequência de 3,5 GHz continuam a ser realizados. 

Internet fixa da TIM ganha quase 9 mil clientes em janeiro (ERRATA)

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Oi voltou a perder milhares de clientes, mas foi a SKY Banda Larga que ‘pediu socorro’ ao reduzir a base de usuários em quase 1 por cento durante o mês.



[ATUALIZAÇÃO – 09/03/2019 18H48]:


TIM Live não adicionou mais de 164 mil clientes durante o mês de janeiro de 2019. Antes mesmo de levar esta postagem ao ar, o Minha Operadora entrou em contato com a TIM solicitando esclarecimentos sobre o que a companhia acreditava ser o fenômeno causador do crescimento assustador do seu serviço de internet fixa, visto que estávamos falando de um aumento de base equivalente a 33,9% em apenas 31 dias.


No dia seguinte a publicação deste artigo (com título original: “Internet fixa da TIM ganha mais de 164 mil clientes em janeiro”), a operadora TIM retornou ao Minha Operadora informando que não havia conquistado 164.220 usuários como constava no relatório divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A TIM informou ainda que solicitou a correção do número ao órgão fiscalizador.


A Anatel, por sua vez, confirmou que o número de acessos ativos do TIM Live realmente passou por correção, mas que o erro foi cometido pela própria TIM, que, assim como as demais operadoras, envia os dados mensais da base de assinantes para publicação da Agência.


Com a correção, o TIM Live apresentou crescimento de 8.932 acessos em janeiro (atrás da NET Vírtua/Embratel, que captou 10.912 usuários), o que representa aumento da base de clientes em 1,84%. Mesmo com os novos dados, a operadora segue sendo o destaque do mês, visto que as concorrentes apresentaram desempenho percentual mais baixo. O produto de banda larga fixa da TIM fechou janeiro com 493.356 usuários. As demais operadoras do setor permaneceram com seus dados inalterados.


Prezando sempre pela transparência para com seus leitores, o Minha Operadora mantém na íntegra as informações da primeira versão da matéria, com as devidas correções ao lado.

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A TIM Live, internet banda larga fixa da TIM, continua disparando em número de clientes. Em janeiro de 2019 a operadora registrou um total de 648.644 493.356 usuários, uma captação de 164.220 8.932 clientes em relação ao mês de dezembro. Esse número representa um aumento de base equivalente a impressionantes 33,9% 1,84% e por isso já adiantamos que a operadora é o Destaque do mês.

Além da TIM, as empresas que conseguiram captar novos clientes foram NET Vírtua/Embratel (+10.912), Algar Telecom (+3.295), Sercomtel (+709) e Cabo Telecom (+206).



Do outro lado vemos a Oi perder 0,86% da sua base de clientes. Durante os 31 dias de janeiro a empresa obteve um crescimento líquido negativo, de -51.587 consumidores. Os serviços Vivo Fibra (-18.431) e SKY Banda Larga (-3.551) seguiram o exemplo do Oi Velox e não conseguiram convencer os clientes que já tinham a ficar.

VIU ISSO?

Os pequenos provedores, que geralmente atendem a localidades mais distantes dos centros urbanos (onde as teles convencionais não chegam), também registraram uma baixa no número de clientes legalizados: -30.747, queda de 0,48%.


Apesar de a banda larga da Oi ter perdido o maior número de clientes, o crescimento percentual de base dela não foi tão afetado com o da SKY. A Oi tem muito mais clientes de internet do que a SKY, sendo 5,94 milhões contra 352 mil, respectivamente. Portanto, a base de usuários da SKY foi a que mais caiu durante o primeiro mês do ano e ela tornou-se o mico de janeiro.

  • TIM Live (aumentou a base em +33,9% 1,84%) => DESTAQUE
  • Algar Telecom (+0,56%)
  • Sercomtel (+0,22%)
  • Cabo Telecom (+0,18%)
  • NET/Embratel (+0,11%)
  • Vivo Fibra (-0,24%)
  • Oi Velox (-0,86%)
  • SKY Banda Larga (diminuiu a base em -0,99%) => MICO

O setor de banda larga fixa fechou o mês de janeiro com 31,24 31,13 milhões de pontos de acesso legalizados no Brasil. Na comparação com o mês anterior, houve o incremento uma perda de 74.990 43.237 assinantes, o que representa alta de 0,24% queda de 0,13%. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (27) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Confira abaixo como o mercado está dividido entre as empresas:

Promoção do Mercado Pago garante 50% de desconto na recarga

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Confira como resgatar seu desconto. Promoção é válida até amanhã, dia 28. 
Mais uma vez o Mercado Pago está oferecendo desconto para recargas através do seu aplicativo. Assim como em em outras ocasiões está sendo oferecido 50% de desconto sobre o valor da recarga – limitado a R$ 10 – para clientes pré-pago das operadoras Claro, TIM, Vivo e Oi. A promoção é válida até amanhã (28).
 
O desconto é valido apenas uma vez, já que é concedido um cupom de desconto para cada conta de e-mail cadastrada no Mercado Pago.
 
Como usufruir do desconto?
Basta baixar e entrar no app do Mercado Pago, selecionar a operadora em questão e o valor da recarga. Na página de confirmação do pagamento o app irá destacar que o desconto foi aplicado.
O Mercado Pago se mantém em franca evolução. O app que desde dezembro do ano passado a oferecer rendimentos de 5,25% ao ano, para aqueles com dinheiro parado na conta integrada, já detém 2,5 milhões de contas, das quais 1 milhão são de usuários ativos.
 
VIU ISSO?
Em janeiro o Mercado Pago passou a ser aceito como pagamento nos postos Shell. Basta se dirigir até o posto de gasolina e clicar em “Pagar Combustível”. Digitar o código de pagamento da bomba e selecionar o meio de pagamento, que pode ser cartão de crédito ou saldo em conta.

TIM passa a permitir pagamento de assinatura da Netflix na fatura

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Quem ainda não tem assinatura da Netflix também poderá adquirir o serviço utilizando o número do celular da TIM.


Com o objetivo de oferecer a melhor experiência ao cliente, a TIM e a Netflix anunciam uma parceria que possibilita o pagamento da assinatura do serviço de streaming na fatura mensal da operadora. A TIM é a primeira operadora móvel no Brasil a oferecer essa opção, disponível para todos os usuários dos planos TIM Black – exceto planos Express – que desejam se tornar novos assinantes da Netflix.

“Buscamos essa parceria para facilitar a vida de nossos clientes, oferecendo a possibilidade de pagar pelos dois serviços na mesma fatura. Proporcionar aos consumidores a melhor experiência é o nosso principal objetivo. Esta iniciativa está focada em inovar com qualidade e criar uma infraestrutura competitiva que possa beneficiar nossos usuários. Além de pagar pela Netflix através da conta da TIM, os clientes TIM Black têm o dobro de dados para assistirem aos seus programas e filmes favoritos quando e onde quiserem”, explicou Renato Ciuchini, Head de Marketing Consumer da TIM Brasil.



Comprometida em ir além da evolução da cobertura 4G, a TIM trabalha para agregar ainda mais recursos à sua rede, buscando continuamente uma melhor experiência do cliente. A estratégia da empresa é tornar a experiência mais digital para se tornar a melhor operadora de telecomunicações do Brasil e continuar obtendo melhores resultados consistentemente.

“A Netflix visa fornecer uma ótima experiência para nossos membros. Por isso, temos o prazer de anunciar este recurso de faturamento com a TIM que oferece aos nossos membros mais opções e conveniência em como eles pagam por sua assinatura da Netflix”, disse o vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Netflix, Paul Perryman.

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Para assinar o serviço e incluir o encargo na fatura da TIM, os clientes TIM Black devem acessar o site da parceria, seguir as etapas de ativação e escolher um dos planos (Básico por R$ 19,90; Padrão por R$ 27,90; ou Premium por R$ 37,90), que começará a ser cobrado após o mês de teste gratuito.

Qualquer cliente TIM que ainda não possuir uma assinatura da Netflix poderá iniciar sua ativação com a operadora e ter a conveniência de pagar pelo serviço de streaming na sua fatura mensal.

NET e Claro TV começam o ano perdendo mais 88 mil clientes

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Todas as empresas de TV por assinatura perderam assinantes em janeiro, mas a SKY conseguiu estancar melhor a ‘sangria’ e foi a empresa destaque do mês.



As empresas de televisão por assinatura NET e Claro TV, do grupo Claro Brasil, repetiram o feito do mês de dezembro (quando perderam mais de 70 mil assinaturas) e registram uma nova queda relevante no número de clientes em janeiro de 2019: -88.556. Desse número, 47.161 foram de desativações da NET e 41.395 foram de pontos perdidos da Claro TV.

Nenhuma das principais empresas do setor de TV paga ganhou clientes no primeiro mês do ano. Além da NET/Claro, que chamaram mais a atenção, as empresas Vivo TV (-13.389), Algar Telecom (-2.291), SKY (-1.593), Oi TV (-840), Cabo Telecom (-481) e Nossa TV (-234), também registraram diminuição no número de clientes.


Com tanta perda, é óbvio que o setor de TV por assinatura sentiria mais uma vez o baque. Em apenas um mês o Brasil perdeu 142.558 consumidores de televisão fechada, queda de 0,80%. Apesar das perdas, a NET segue sendo a empresa com a maior fatia de assinantes, com 7,01 milhões de pontos ativos. A Claro TV, no entanto, perdeu duas colocações em 2018 e agora é somente a quinta operadora em número de clientes (1,5 milhão). Veja abaixo o ranking completo:


Você deve estar curioso para saber quem foi o Mico e o Destaque do mês no setor de televisão por assinatura em janeiro. Não seria surpresa se o grupo formado por NET/Claro TV fosse o mico, dado o desempenho notavelmente ruim das empresas, mas a Algar Telecom tomou o posto – por pouco – ao sofrer um impacto maior no crescimento percentual de base de assinantes, que é o que levamos em consideração para eleger a operadora com o melhor e o pior desempenho.

VIU ISSO?

Apesar de também ter perdido assinantes, a SKY conseguiu estancar melhor as desativações quando levamos em consideração o tamanho da base de consumidores dela. Veja abaixo o comportamento das principais empresas de TV por assinatura de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (26) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel):

  1. SKY (diminuiu a base em -0,03%) => DESTAQUE
  2. Oi TV (-0,05%)
  3. Nossa TV (-0,50%)
  4. NET (-0,66%)
  5. Vivo TV (-0,85%)
  6. Cabo Telecom (-1,06%)
  7. Claro TV (-2,68%)
  8. Algar Telecom (diminuiu a base em -2,73%) => MICO

Vivo anuncia parceria com Amdocs para ampliar uso do eSIM

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A Vivo ampliará as opções em termos de dispositivos compatíveis com eSIM habilitados para sua rede.


Amdocs, fornecedora líder de software e serviços para empresas de comunicação e mídia, anunciou hoje que uniu forças com a Vivo para a ampliação do uso de equipamentos conectados via ao sucesso do SIM tradicional, o eSIM.

A primeira iniciativa da Vivo em torno do eSIM é o Galaxy Watch. “Junto com a Amdocs, lançamos uma experiência digital superior ao cliente, que fornecerá aos consumidores a ativação dos dispositivos que eles desejam sem esforço, além de expandir nossos negócios de ‘wearables’ de hoje, para dispositivos IoT nas residências, carros e empresas de amanhã” disse André Kriger, CIO da Vivo. 


“A pré-integração da solução Amdocs significa que não precisamos mais fazer integrações específicas, caras e demoradas com cada tipo de dispositivo e de fabricante. A longo prazo, podemos oferecer aos nossos clientes dispositivos e experiências mais avançados à medida que se tornem disponíveis – o que se traduz em conveniência para nossos clientes e valor de longo prazo para nossos negócios.”

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“A Vivo Brasil é uma empresa que inova ao adotar a integração de dispositivos habilitados para eSIM, com uma abordagem de múltiplos parceiros e multidispositivos que é bem integrada com a rede de provedores de serviços e sistemas de engajamento do cliente”, disse Anthony Goonetilleke, presidente do grupo Mídia, Rede e Tecnologia da Amdocs. “Do ponto de vista da indústria, o impacto do eSIM será de longo alcance. Em breve os consumidores exigirão o eSIM em uma ampla gama de dispositivos de IoT, de muitos fabricantes diferentes.”


Cerca de 234 milhões de dispositivos habilitados para eSIM são projetados para serem incorporados às redes de operadoras até 2021. Para entender melhor essa tecnologia acesse nosso artigo.

Vivo é reconhecida como uma das empresas mais éticas do mundo

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Certificação 2019 World’s Most Ethical Companies homenageia as empresas que reconhecem sua função crítica para influenciar e impulsionar mudanças positivas.


A Vivo (Telefônica Brasil), acaba de ser reconhecida pelo Instituto Ethisphere, líder global na definição e avanço dos padrões de práticas empresariais éticas, como uma das 2019 World’s Most Ethical Companies®. O Instituto utiliza métricas próprias para avaliar o desempenho das organizações e analisa as empresas em relação à ética, governança, risco, liderança, cidadania, reputação, compliance, além de outros fatores.

Com o anúncio, a Vivo se torna a primeira operadora brasileira a receber a certificação e passa a fazer parte de um grupo de quatro empresas do segmento de telecomunicações que já conquistaram esse reconhecimento.



Em 2019, o Instituto Ethisphere reconheceu 128 empresas de 21 países e 50 setores industriais. A 13ª listagem das empresas na certificação ilustra profundamente como as empresas continuam sendo a força motriz para melhorar as comunidades, construindo forças de trabalho capacitadas e empoderadas, e ainda impulsiona culturas corporativas focadas na ética e com um forte senso de propósito.

“Esta certificação confirma o compromisso permanente da Vivo de realizar seus negócios de forma ética e transparente”, diz Roberta Pegas, Chief Compliance Officer (CCO) da Vivo. A Vivo realizou investimentos para desenvolver um robusto programa de compliance que integra, entre outras ações, a capacitação de líderes, iniciativas de responsabilidade socioambiental, comunicação, governança corporativa, conscientização e treinamento dos colaboradores – que também engajou fornecedores.

VIU ISSO?

Além de ser líder de mercado, a Vivo mantém como um dos seus pilares a integridade, o que reforça o valor que a companhia dá a questões éticas e de cidadania e isto permitiu o desenvolvimento de melhores práticas, otimização de processos e estabelecimento de controles mais rígidos. “Estes aspectos foram essenciais para que a Vivo recebesse esse reconhecimento”, finalizou a CCO da Vivo.

“Hoje, funcionários, investidores e stakeholders estão depositando maior confiança nas empresas que assumem a liderança de questões sociais. Empresas que adotam a visão de longo prazo com uma estratégia baseada em propósito não somente são superadoras, como mais duradouras”, disse Timothy Erblich, Chief Executive Officer (CEO) do Instituto Ethisphere. “Parabenizo a todos da Vivo pela conquista deste reconhecimento”, finalizou o executivo.

Metodologia e Pontuação

A avaliação das empresas mais éticas do mundo baseia-se na estrutura de Ethics Quotient® (EQ) do Instituto Ethisphere, que oferece uma maneira quantitativa de avaliar o desempenho de uma empresa de maneira objetiva, consistente e padronizada. Os dados coletados fornecem uma amostragem abrangente dos critérios definitivos das competências essenciais, melhor que todos os aspectos de governança corporativa, risco, sustentabilidade, compliance e ética.

A pontuação é gerada em cinco categorias principais: ética e programa de compliance (35%), cultura de ética (20%), cidadania e responsabilidade corporativa (20%), governança (15%) e liderança e reputação (10%). Todas as empresas que participam do processo de avaliação recebem sua pontuação, proporcionando-lhes percepções valiosas sobre como se comparam com organizações líderes.

TIM marca assembleia geral de acionistas para o dia 28 de março

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Na cerimônia será abordado o balanço financeiro de 2018, nova composição dos conselhos de administração e fiscal, entre outras coisas.


A operadora TIM marcou para o dia 28 de março a sua assembleia geral de acionistas. No cerimônia serão abordado o balanço financeiro de 2018, a distribuição de dividendos e juros sobre capital, a composição dos conselhos de administração e fiscal, além da remuneração dos executivos.

A operadora também irá sugerir mudanças em seu conselho de administração. As mudanças passam pela saída de João Cox Neto, que ocupava a presidência do conselho, Carlos Luis Lodocca, membro de Auditoria Estatuário, Mario Di Mauro e Stefano De Angelis, que tinham assento no conselho desde abril de 2017.


A nova chapa para o conselho tem como nomes preteridos: Agostino Nuzzolo, Alberto Emmanuel Carvalho Whitaker (independente), Carlo Nardello, Elisabetta Romano, Gesner José de Oliveira Filho (independente), Herculano Aníbal Alves (independente), Nicandro Durante (independente), Piergiorgio Peluso, Pietro Labriola e Raimondo Zizza.


VIU ISSO?


A remuneração fixa anual do conselho está prevista em R$ 6,8 milhões. A TIM também propõe remuneração anual de R$ 10 milhões para a diretoria estatutária  com possibilidade de acréscimo variável conforme desempenho de R$ 14,65 milhões (uma parcela de R$ 5 milhões paga em ações).