19/12/2025
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Procon da PB elege operadoras que causam transtornos a clientes; ‘TIM’ é líder e ‘Oi’ é vice

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Falta de sinal, ligações incompletas, cortes durante as ligações, cobranças indevidas são uma das reclamações mais realizadas pelos consumidores ao Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de João Pessoa, referindo-se as empresas de telefonia celular.

“Hoje o Brasil possui mais linhas de celular do que habitantes, e há muitas pessoas que tem mais de uma linha, sendo esse o motivo de tanta reclamação. As empresas não melhoram seus serviços na proporção do crescimento do número de seus clientes”, ressaltou o coordenador do Procon de João Pessoa, Emerson Fernandes.

O coordenador registrou que 80% das reclamações recebidas são das empresas de telefonia celular, destacando a empresa ‘TIM’ no ‘ranking’, seguida da Oi, Claro e Vivo.

Em relação a ‘TIM’, que é líder em reclamações, Emerson diz: “Já exigimos da ‘TIM’ uma explicação no mau funcionamento do sistema em João Pessoa”.

Emerson enfocou que caso as empresas não estejam funcionando dentro das normas legais exigidas pelo Procon, serão autuadas e tem até dez dias para apresentar a defesa. Caso contrário serão multadas de acordo com a reincidência do fornecedor.

Oi lança aplicativo para conexão automática à rede wireless

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Serviço permite que usuários encontrem pontos de acesso em mais de cem cidades; aparelhos com GPS consultam locais por ordem de proximidade

A operadora Oi anunciou o lançamento do aplicativo Oi WiFi, para facilitar a conexão dos clientes à rede wireless da empresa.
O app pode ser utilizado para acessar hotspots disponíveis em locais públicos fechados, como aeroportos, em todas as regiões do Brasil, estabelecimentos comerciais, atualmente só na Zona Sul do Rio de Janeiro, e em áreas públicas abertas disponíveis nas orlas do Rio de Janeiro e Salvador. O software ainda oferece um mapa que localiza mais de 2.200 pontos de acesso, em cerca de 100 cidades de todo o País. Se o aparelho possuir GPS, o usuário poderá consultar os locais por ordem de proximidade, exibindo até mesmo a distância até cada um deles.

Para utilizar o serviço, o cliente deverá informar seu número de telefone com DDD, CPF e sua senha para realizar a conexão. Depois de salvas as credenciais de identificação, sempre que o cliente estiver na área de cobertura da rede Oi WiFi o aplicativo identificará o ponto de acesso e se conectará automaticamente.

O aplicativo por enquanto está disponível somente para aparelhos com sistema operacional Android para usuários com serviços Oi Velox (a partir de 5 Mbps), Oi Conta Total com Velox (a partir de 5 Mbps), Oi Velox 3G e Oi Dados (a partir de 2GB) e Oi Internet Total, e já pode ser baixado gratuitamente na Google Play.

Claro concorre ao prêmio TVM

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Globo, Esporte Interativo e Claro estão na disputa pela categoria Foto, TV e Vídeo do prêmio Tela Viva Móvel 2012, cujos vencedores serão anunciados no próximo dia 16 de maio, em São Paulo, com os cases “Aplicativo Brasileirão 2011”, “Aplicativo ao vivo Esporte Interativo” e “Ideias TV”, respectivamente. 

O “Ideias TV”, uma parceria da Claro com a Movile, consiste na reformulação do antigo serviço de streaming de vídeo da Claro “Minha TV”, agora rebatizado e com nova interface, em formato de aplicativo HTML5, o que permite o acesso a partir de telefones de variados sistemas operacionais. O usuário pode escolher entre diversos canais (esporte, música, cinema, etc.), incluindo conteúdos premium de TV por assinatura, como Discovery, Nickelodeon, Cartoon Network, Playboy TV e outros. A taxa de aprovação do serviço é de 80% entre os usuários que o testaram, informa a operadora.

As votações estão abertas e podem ser feitas pelo site do concurso.

Claro lança promoção especial de smartphones e tablets com internet 3GMax

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São 24 modelos de smartphones e 4 de tablets em promoção com até 100% de desconto e internet em dobro com 20% de desconto 

Com o objetivo de levar smartphones e tablets ao alcance de todos, a Claro lança uma oferta especial, pós Dia das Mães. De 10 a 31 de maio, dez dos 24 modelos de smartphones participantes da promoção podem sair de graça e o cliente ainda tem a vantagem de ter internet em dobro com 20% de desconto por um ano. 

Com esta estratégia a empresa pretende aumentar ainda mais o volume de vendas destes aparelhos que hoje chega a 50%. A operadora sempre trabalha para trazer ao mercado as melhores ofertas em produtos, planos e promoções. 

E, não é de hoje que a operadora aposta neste segmento. De 2011 para 2012, a Claro registrou um aumento de 43% das vendas de smartphones de janeiro a abril e de 390% em tablets. 

“A Claro tem a melhor tecnologia para que as pessoas possam compartilhar seus momentos. Com 3GMax oferecemos a melhor experiência de internet móvel do mercado. Temos acompanhado de perto este movimento e acreditamos no potencial deste segmento. Já existem pesquisas que mostram que o total de smartphones vendidos em 2011 registrou um aumento de 63% em relação a 2010 e nós estamos prontos para oferecer soluções completas com o melhor custo benefício”, conclui Erik Fernandes, diretor de Marketing da Claro.

Operadoras pedem retirada de clausulas de leilão de 4G

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As operadoras Vivo, TIM, Oi, Claro e a sueca Ainmt (que controla a Net1) pediram nesta quinta-feira a impugnação do leilão de linhas 4G previsto para junho, informou à Agência Efe um porta-voz da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os pedidos foram realizados de forma separada e o porta-voz não revelou os argumentos das operadoras. A Anatel tem até o dia 5 de junho para julgar os pedidos das operadoras.

A Oi indicou não ter impugnado o leilão, mas apresentou à Anatel uma “sugestão” para melhorá-la. A operadora solicitou que a entidade reguladora informe a todos os concorrentes, com um prazo de sete dias antes do leilão, os nomes das empresas que não vão disputar dois dos lotes, esclareceu um porta-voz da empresa à Agência Efe.

As exigências para participar do leilão de linhas 4G, de 2,5 gigahertz, levou os Estados Unidos e a União Europeia a questionarem o Brasil no Comitê de Medidas em Matéria de Investimentos Relacionadas ao Comércio (TRIMS) da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A Anatel exige às empresas interessadas que apresentem ofertas de pelo menos R$ 3,85 bilhões para participar do leilão. O critério de seleção da vencedora será a menor tarifa para o consumidor.

O governo pretende oferecer cobertura de internet 4G, que alcança velocidades dez vezes superiores à atual, a partir de 2013 nas cidades-sede da Copa das Confederações. A cobertura depois se estenderá às outras sedes da Copa do Mundo de 2014 e, até o fim de 2016, a todos os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Resumo dos principais destaques da Vivo no 1° trimestre do ano

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 – A Vivo atingiu no 1T12 a 
marca de 90 milhões 
de acessos. Consolidação da 
liderança em acessos 
móveis e cobertura 3G.

– Crescimento anual de 
14,3% dos acessos 
corporativos.

– Avanços importantes 
na integração 
operacional.

– Crescimento acelerado 
na Receita de Serviços 
Móvel. 
– Margem EBITDA de 
34,2% no 1T12 está 
afetada pela venda de 
ativos não estratégicos 
e gastos de integração.

– Novo portfólio aumenta 
a atratividade e 
contribui na captura de 
novos clientes, refletido 
no crescimento de 
market share em todos 
os negócios. 

– Recorde histórico em 
adições líquidas no 
período, alavancadas 
pelo novo portfólio de 
ofertas.

– Liderança no IDA em 36 
dos últimos 37 meses 
dentre as operadoras 
com cobertura 
nacional.

– Adesão às ofertas 
“Vivo Sempre” e “Vivo 
Ilimitado” impulsionaram 
receita de voz. 

– Receita de Dados e 
SVAs representa cerca 
de 27% da receita 
líquida de serviços 
móveis. 

– 34% dos clientes de 
voz fixa com serviços 
de banda larga.

– Parque de acesso em 
fibra atinge 70 mil ao 
final de março/12.

– Receita de dados já 
representa 28% da 
receita líquida fixa.

– Consolidação do 
negócio de TV por 
assinatura da TVA a 
partir do 2T11.

– Sinergias operacionais 
em pleno processo de 
execução gerando 
custos não recorrentes 
de R$130,2 milhões. 

– Forte atividade 
comercial no trimestre 
incrementa as 
despesas comerciais

– Venda de ativos não 
estratégicos no valor 
de R$216,5 milhões. 

– Margem EBITDA de 
34,2% no 1T12 está 
afetada pela venda de 
ativos não estratégicos 
e gastos de integração.

– Investimentos com foco 
em ampliação e 
qualidade da rede 
foram os principais 
impulsores para o 
crescimento do Capex. 

– Geração de caixa 
operacional no 
trimestre de R$2.133,5 
milhões, +29% y-o-y.

– Evolução anual da 
VIVT3 e VIVT4 
de 36,9% e 44,0%, 
respectivamente, frente 
a queda de 5,9% do 
Índice Bovespa.

Governo impõe o compartilhamento de rede

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Se por negociação de mercado, o compartilhamento de rede em telecom pouco andou no Brasil, agora, o governo planeja editar um decreto para tornar obrigatório o compartilhamento de infraestrutura de rede, em especial, da última milha. Os circuitos alugados têm sido uma dor de cabeça no mercado nacional e razão de discórdia entre os agentes do setor, uma vez que a rede é usada, sim, como um ativo concorrencial.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, nesta quinta-feira, 10/05, disse que será editado um decreto para ‘forçar’ as operadoras a compartilharem fibras ópticas no país. Segundo Bernardo, “o Brasil não é rico, então não há racionalidade de fazer infraestrutura paralela de rede”. O decreto que o governo planeja editar também mexerá num ponto que é reclamado pelas operadoras: O direito de passagem. 

A medida do governo, se de fato acontecer, complementaria o Regulamento de Exploração Industrial de Linha Dedicada (EILD), aprovado na semana passada pela Anatele que cuidará do custo no atacado do uso de rede para banda larga. Proposta do órgão regulador é reduzir o preço dos circuitos em até 30%. 

Quando vier, o decreto governamental beneficiará, num primeiro plano, as operadoras TIM, Nextel e GVT, com redes de menor capilaridade, em relação às concessionárias Oi, Vivo e Claro (inclui Embratel). Mas essas empresas, em especial, TIM e GVT também partiram para a construção de redes próprias para reduzir os custos com aluguel de linhas e para melhorar a performance dos seus backbones. Isso significa que, após o decreto,elas terão de compartilhar suas infraestruturas.

Ministério Público abre inquéritos contra operadoras de telecom

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Objetivo é apurar denuncias de suposta prática de venda casada e descumprimento de cláusulas contratuais pelas empresas

O Ministério Público Federal anunciou, a instauração de dois inquéritos civis públicos contra serviços de telecomunicações, ambos em decorrência de denúncias de consumidores. O primeiro deles é contra a NET, Globo Comunicações e Participações e a Globosat, pela venda casada dos campeonados brasileiros de futebol das séries A e B.

Segundo o procurador Marcus Marcelus Goulart, há indícios de irregularidades em função da negativa da empresa de TV a cabo na venda separada dos jogos da série B. Além disso, a operadora não cumpriu o que prometeu no contrato, de transmissão de todos os jogos da série B.

O outro inquérito é contra as operadoras Oi e GVT que, segundo denúncias, reduziram as taxas de transferência de dados unilateralmente, descumprindo cláusulas contratuais. A suposta omissão da Anatel em fiscalizar a prestação desses serviços também será investigada.

Telefonica tem redução de 15% no lucro, impactado pela incorporação da Vivo

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Apesar da queda, a companhia atingiu 90 milhões de acessos no primeiro trimestre de 2012, com uma participação de 29,8% no mercado.


Confira alguns destaques do Trimestre da Tele:

o Total de acessos atinge 90,0 milhões no 1T12 (+16,7% y-o-y), dos quais 

74,8 milhões no negócio móvel (+20,5% y-o-y) e 15,3 milhões no negócio 

fixo (+1,3% y-o-y);


o Crescimento nas adições líquidas de linhas móveis, com 3,2 milhões de 

adições no trimestre e incremento de 82,6% y-o-y;


o No mercado móvel incrementamos a liderança em todos os negócios. A 

participação de mercado total foi de 29,8% (+0,3 p.p. y-o-y e q-o-q). Em 

dados, atingimos 43,8% (+2,2 p.p. y-o-y) e no pós-pago, a liderança também 

aumentou, atingindo uma participação de 36,5% (+0,9 p.p. y-o-y);


o Avanço na cobertura de 3G, abrangendo 2.727 municípios em março de 

2012 e lançamento da rede HSPA+ nacional a partir de 03 de abril de 2012; 

o Na banda larga móvel, a empresa capturou quase metade das novas 

adições do mercado (49,2%) e os acessos com pacotes ou planos de dados 

cresceram 126% y-o-y. Na banda larga fixa, aumento de 9,1% y-o-y, 

atingindo 3,7 milhões de acessos;


o O negócio corporativo foi o primeiro a obter frutos positivos com a 

integração dos serviços, registrando crescimento de 14,3% y-o-y em 

acessos;


o Contínua consolidação da liderança da Companhia em qualidade, refletida 

no nosso nível superior do IDA móvel. No negócio fixo, reduzimos em 30% 

y-o-y o patamar de reclamações junto à ANATEL relacionadas à voz fixa, e 

passamos de 1º colocado em 2010 para 6ª em 2011 no ranking do 

PROCON;


o Avanços importantes no processo de integração da Companhia, entre 

os quais o lançamento comercial da marca Vivo para serviços fixos no 

estado de São Paulo a partir do dia 15 de abril e a reestruturação 

organizacional. Seguimos, de acordo com nossas expectativas, 

intensificando a integração operacional em todas as outras frentes 

(sistemas, infra-estrutura, call center, entre outros);


o Receita líquida de serviços de R$8.133,0 milhões no trimestre representa 

uma evolução anual de 5,4%, afetada por mudanças regulatórias que 

reduzem o crescimento em cerca de 1 p.p.;


o Receita de Serviços móvel manteve alto crescimento anual atingindo 

12,8% (+13,8% sem o impacto da VUM), alavancada pela receita de Dados 

e SVAs móvel que atinge crescimento anual de 33,9% no 1T12. No 

trimestre já representa cerca de 27% da Receita Líquida de Serviços;


o EBITDA se mantém estável no ano, atingindo R$2.847,3 milhões. A 

evolução anual está afetada pela venda de ativos não estratégicos (R$216,5 

milhões no 1T12); e pelos gastos não recorrentes de integração no 1T12 

(R$151,7 milhões) relacionados à estrutura organizacional e à unificação da 

marca. Adicionalmente, com a redução da VUM a partir de 24 de fevereiro, 

houve um impacto já previsto no EBITDA de -R$22,4 milhões;


o Margem EBITDA de 34,2% no trimestre (-1,2 p.p. y-o-y);


o Geração de caixa operacional atinge R$2.133,5 milhões, +29% y-o-y.

Claro tem maior loja do Brasil em Porto Alegre

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Porto Alegre tem a maior loja própria da Claro no Brasil

Inaugurada na última terça-feira, 08, a unidade conta com 803,80 m² e já se enquadra no novo padrão de lojas da operadora, que destaca o conceito de experimentação de produtos.

A loja, localizada na Rua dos Andradas, 1501 gera 60 empregos diretos e indiretos e reforça a presença da operadora no estado, onde já conta com mais de 440 lojas (entre próprias e agentes autorizados), além de mais de 1.100 pontos de varejo.

Segundo a Claro, lá, os clientes encontram as últimas novidades em celulares, smartphones e tablets.

“Estamos sempre buscando aumentar a nossa capilaridade no Estado e estar mais próximos dos clientes, promovendo o contato com as últimas soluções tecnológicas, oferecendo os melhores planos e serviços”, diz Mauricio Perucci, diretor da Claro para o Rio Grande do Sul.

Presente atualmente em mais de 3.560 municípios com as tecnologias GSM e 3G, a Claro é controlada pela América Móvil, um dos cinco maiores grupos de telefonia móvel do mundo.

Conforme dados da Anatel, a Claro é a terceira maior operadora do Brasil, com 24,56% de market share, perdendo para a TIM (26,8%) e para a Vivo (29,81%). A Oi é a quarta, com 18,53%.

No Rio Grande do Sul, a operadora sobe uma posição, sendo a vice-líder, com 31,15% de mercado, perdendo apenas para a Vivo, que tem 42,38%.