30/04/2024

Projeto ‘Nordeste Conectado’ terá WiFi da Linktel em 16 cidades

Até dezembro de 2022, todas as cidades devem ter recebido os pontos em praças públicas.

16 cidades do Nordeste receberão WiFi da Linktel pelo projeto “Nordeste Conectado”, do Ministério das Comunicações, financiado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). De acordo com a operadora, até dezembro de 2022, todas as cidades devem ter recebido os pontos em praças públicas.

Foto: Reprodução Internet

Confira as cidades que ganharão o WiFi:

Alagoas: Maceió
Bahia: Feira de Santana, Juazeiro e Paulo Afonso
Ceará: Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte e Quixadá
Paraíba: Campina Grande
Pernambuco: Caruaru, Petrolina, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão
Piauí: Parnaíba
Rio Grande do Norte: Caicó e Mossoró.

Jonas Trunk, presidente da Linktel disse que a inteção da empresa é democratizar o acesso da internet, contribuindo na educação da população local. “São importantes cidades e pólos industriais do interior nordestino que estão em pleno desenvolvimento”.

LEIA TAMBÉM:

–> RNP busca provedores para ajudar na implantação do ‘Norte Conectado’

–> Banda larga via satélite ficará mais barata no Brasil

–> Portugal inaugura conexão marítima de alta capacidade com o Brasil

Além do apoio para operação e manutenção dos pontos nas praças públicas, a iniciativa também deve difundir a rede de WiFi acadêmica Eduroam, na qual a Linktel é parceira.

Gerido e operadora no país pela RNP, o Eduroam oferece acesso sem fio gratuito e seguro à internet exclusivamente para a comunidade acadêmica mundial.

A rede já conta com mil pontos de acesso em todo o Brasil, tornando a América Latina a segunda região do mundo com a maior cobertura do Eduroam, ficando atrás apenas da Europa.

A rede Wi-Fi segura permite que os usuários conectem à internet utilizando a autenticação realizada com as credenciais da instituição de ensino e pesquisa que os mesmos são vinculados.

Já a Linktel WiFi é uma provedora especializada em sistemas Wi-Fi, operando em mais de 11 mil hotspots no país, sendo líder em tecnologia Wi-FI 6 e streaming.

O PROJETO

O objetivo do projeto Nordeste Conectado é a promoção do tráfego de dados a partir da rede de fibra óptica da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), possibilitando tanto a implantação e expansão de redes metropolitanas quanto a instalação de WiFi em praças.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários