24/02/2024

ONG levará internet sem fio para Favela dos Sonhos, em São Paulo

Iniciativa surge de uma parceria com a Huawei, fabricante chinesa de equipamento de telecomunicações, e irá beneficiar cerca de 200 famílias.

Por meio de uma parceria da ONG Gerando Falcões, do empreendedor social Edu Lira, com a Huawei, fabricante chinesa de equipamento de telecomunicações, a Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, na periferia de São Paulo, passará a contar com internet sem fio, que pode atingir velocidades de 9,6 GB por segundo, que é quase 50% mais rápida do que o roteador sem fio tradicional, usado pela maioria das operadoras.

Para fornecer a conexão, a operadora de fibra óptica VIP Telecom e a integradora de tecnologia FiberX irá usar a tecnologia Wi-Fi 6. A iniciativa faz parte do projeto Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), criado pela ONG. Em seus projetos, Edu Lira busca transformar as favelas brasileiras por meio da infraestrutura e da educação, os dois principais pilares da oportunidade.

Com a parceria, serão beneficiadas cerca de 200 famílias, principalmente os jovens, uma vez que quase 40% da população da Favela dos Sonhos é formada por jovens de 14 anos, e que estão no início dados passos importantes para a educação.

Essa faixa etária é de extrema importância para o desenvolvimento educacional, uma vez que é o período em que se foram capacidades básicas, de leitura, escrita, conhecimento etc., que serão fundamentais no mercado de trabalho. “Os jovens dependem, muitas vezes, de conexão para avançar nos estudos“, diz Nina Rentel, diretora de tecnologias sociais da Gerando Falcões.

Além de levar internet de alta velocidade, o projeto ainda pretende transformar os centros comunitários locais em salas de treinamento, onde os moradores da região poderão ter aulas sobre várias temáticas, como elaboração de currículos, e até cursos técnicos e de empreendedorismo.

Sobre o Favela 3D

As ações do projeto busca levar educação em quatro territórios: na Favela Marte, em São José do Rio Preto (SP), na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP), no Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ) e em Vergel do Lago, em Maceió (AL).

São locais que possuem características e populações diferenciadas, o que permite a aplicação de metodologias que se adequem e se consolidem em ambientes distintos.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários