05/12/2025

O que os brasileiros consideram na hora de comprar um novo smartphone?

Pesquisa aponta quais as principais características que os consumidores buscam na hora de adquirir um novo aparelho.

Salvar post

Embora o 5G prometa mais velocidade e qualidade na internet móvel, ele ainda não se tornou o queridinho dos consumidores quando se trata de escolher um novo smartphone. Acontece que apenas 4% dos brasileiros consideram a nova rede como principal funcionalidade na hora de comprar um novo dispositivo, de acordo com a pesquisa “O brasileiro e seu smartphone”, produzida por Mobile Time e Opinion Box.

Em uma lista de seis características que os consumidores consideram para comprar um smartphone, o 5G aparece na quinta posição. À frente da última geração de internet móvel estão: capacidade de processamento (33%), memória (30%), duração de bateria (14%) e qualidade da câmera (14%).

Considerando a faixa etária e as principais funcionalidades procuradas nos aparelhos, a pesquisa aponta que a qualidade da câmera é mais valorizada pelos jovens de 16 a 29 anos (20%) que pelos grupos de 30 a 49 anos (14%) e de 50 anos ou mais (7%). Na busca por memória, o resultado é invertido, os mais velhos (35%) se importam com essas características, em comparação com aqueles de 30 a 49 anos (32%) e os jovens de 16 a 29 anos (24%).

Há uma diferença também por género. Para os homens, segundo a pesquisa, a capacidade de processamento (42%) é mais importante que a memória (23%), sendo que a qualidade de câmera (11%) não é tão importante quanto a duração de bateria (15%). Já entre as mulheres, a memória é mais relevante (38%) que a capacidade de processamento (25%), e a qualidade da câmera (17%) e da duração da bateria (14%).

A comparação por sistema operacional, segundo o relatório, os usuários de Android
têm mais interesse em memória (33%) que aqueles de iOS (23%). Em relação a câmera, os donos de iPhone (22%) se importam mais com a qualidade do que os de Android (11%). Não há divergência significativa por sistema operacional nas outras características.

Interesse de compra

Quando se trata da intenção de compra, mais da metade (53%) dos brasileiros pretendem adquirir um novo smartphone nos próximos 12 meses. Com uma intenção maior entre os homens (57%) que entre as mulheres (50%).

A pesquisa aponta um dado curioso, que é as classes sociais D (54%) e E (54%) serem as mais interessadas em adquirir novos dispositivos dentro de um ano. A classe C (53%) e as classes A e B (49%).

Para a pesquisa, foram entrevistados 2.085 brasileiros entre 7 e 26 de junho de 2023, considerando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários