11/07/2024

MCom autoriza serviço de rádio comunitária e TV digital em cidades do país

Portaria liberando a transmissão de novos canais de TV digital em sete cidades brasileiras vai beneficiar mais de 330 mil brasileiros.

Nesta quinta-feira (04), o Ministério das Comunicações (MCom) publicou portarias no Diário Oficial da União (DOU) autorizando a execução de duas novas emissoras de serviço de Radiodifusão Comunitária (RadCom) em uma cidade baiana e liberou novos canais de TV digital para seis municípios que compreender os estados de Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Sul do Brasil.

Foto: Zack Stencil/MCom

Com a liberação das rádios comunitárias na cidade de Sento Sé, na Bahia, o MCom beneficia com o programa mais de 38 mil habitantes, em um importante movimento de promover a cultura local, disseminar informações relevantes e estimular o diálogo entre os diversos segmentos da comunidade.

De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho: “As rádios comunitárias são fonte vital de informação para locais onde o acesso à internet e outros meios de comunicação podem ser limitados. Elas levam notícias locais e serviços públicos para a população”.

As rádios comunitárias possuem um papel fundamental em regiões rurais e afastadas, uma vez que são áreas em que outros meios de comunicação possuem acesso limitado. Com isso, as RadCom acabam sendo a única forma de conexão entre essas pessoas com o restante do país.

Outro ponto importante é do serviço é em emergências, uma vez que é capaz de se adaptar de forma mais célere, fornecendo informações vitais durante desastres naturais, crises de saúde pública e outras circunstâncias imprevistas.

TV digital

O MCom também liberou a transmissão de novos canais de TV digital em sete cidades do país, o que vai beneficiar mais de 330 mil brasileiros com televisão de qualidade. Os municípios contemplados com mais opções de entretenimento e acesso a programação de televisão em alta resolução e sem o desconforto das interferências nos canais são:

  • Santa Maria de Jetibá (ES)
  • Bela Vista de Goiás (GO)
  • Caicó (RN)
  • Bonito (MS)
  • Dormentes (PE)
  • Pouso Alegre (MG)

Sobre o serviço, o ministro destaca que é um compromisso da pasta “viabilizar o máximo de canais digitais para os locais com capacidade ociosa, proporcionando aos cidadãos programações com mais qualidade e sem riscos de interferências“.

ViaMCom
FonteMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários