20/04/2024

Mais de 250 toneladas de eletrônicos foram entregues ao Computadores para Inclusão

Pela reciclagem desses equipamentos, feita até o momento este ano, foi possível evitar a emissão de 455 toneladas de CO2.

De acordo com o Ministério das Comunicações (MCom), de janeiro a maio deste ano, o Programa Computadores para Inclusão já recebeu mais de 257 toneladas de equipamentos e itens eletrônicos que foram recondicionados ou tiveram uma destinação adequada.

Além do impacto positivo em relação ao ambiente com descarte adequado de resíduos, os equipamentos recondicionados são usados para a formação de jovens por meio de oficinas, cursos de manutenção e operação de computadores e beneficia entidades que promovem inclusão digital de famílias em vulnerabilidade social.

Pela reciclagem dessas 257 toneladas coletadas até o momento em 2023, conforme a adaptação de um elaborado pela Green Eletron, maior gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletrônicos e parceira do Ministério das Comunicações, foi possível evitar a emissão de 455 toneladas de CO2.

No que se refere ao consumo de água, estima-se que foram evitados o uso de 4,38 mil metros cúbicos. Também foi possível evitar o uso de 6.668,8 GJ de diesel, ou o mesmo que 156,6 toneladas do combustível. O estudo desenvolveu um modelo de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para identificar os impactos e benefícios ambientais do tratamento de resíduos feito pela empresa.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, fala que “Todo este esforço que realizamos por meio do Programa Computadores para Inclusão reforça o comprometimento e a posição do governo federal contra o descarte de lixo em locais inadequados e o fomento à educação e conscientização da população para com o desenvolvimento sustentável, contribuindo com a preservação do meio ambiente“.

Cerca de 30 mil equipamentos já foram recondicionados e doados a pontos de inclusão digital espalhados em 695 municípios, desde que o Programa Computadores para Inclusão foi implementado há 19 anos. Atualmente, são 20 CRCs autorizados pelo país, responsáveis pela entrega de máquinas testadas, em condições de uso, com programas e aplicativos instalados.

Hoje, há 20 Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), presentes em 14 estados brasileiros. Desde 2004, o MCom já investiu mais de R$ 38 milhões no programa, viabilizando a promoção da inclusão digital no país.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários