11/07/2024

Governo de Alagoas lança projeto para levar internet 5G grátis para municípios

Iniciativa do governo inclui a criação do Plano de Trânsito Inteligente para fiscalização e monitoramento de mercadorias em rodovias.

Nesta segunda-feira (17), o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), apresentou um projeto que vai levar internet 5G gratuita para os municípios alagoanos. Além disso, anunciou a criação do Plano de Trânsito Inteligente, que utilizará inteligência artificial, câmeras e balanças para fiscalização e monitoramento de mercadorias em rodovias.

O programa foi estabelecido através da assinatura de acordo entre o governador Paulo Dantas, a secretária Renata Santos (Sefaz) e o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, no Palácio República dos Palmares. A iniciativa prevê um aumento de R$ 5 bilhões na arrecadação do Estado, nos próximos 10 anos.

O governador ressaltou que a conexão das cidades à internet contribuirá para a inclusão digital, impulsionando o uso da tecnologia, principalmente na zona rural. Enfatizando também que o projeto visa tornar o governo mais digital e conectado com o futuro, buscando oferecer um serviço inovador, eficiente e seguro para facilitar a vida dos cidadãos.

A distribuição da internet 5G gratuita para os municípios alagoanos será realizada por meio do Projeto Wi-fi nas Praças, com o objetivo de conectar os moradores da zona rural aos serviços essenciais do Estado e promover a geração de 250 empregos.

Já o investimento no Plano de Trânsito Inteligente, o governador afirmou que vai impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico do estado, resultando em um trânsito mais seguro e eficiente.

“Ao investir nesse projeto inovador, o Governo do Estado vai obter resultados expressivos na economia. Além disso, teremos um trânsito mais seguro e eficiente. Com essa ampliação da eficiência na gestão fiscal, há a expectativa de o Estado arrecadar aproximadamente cinco bilhões através dessa iniciativa tecnológica”, destacou.

De acordo com José Roberto Nogueira, nos próximos dois anos, Alagoas contará com uma infraestrutura de rede superior a de alguns países. “Essa iniciativa do governador Paulo Dantas é um passo muito grande para conseguir superar o gargalo da digitalização dos serviços através de uma infraestrutura de rede eficiente que conecte toda a zona rural de Alagoas aos serviços do Estado, bem como avance economicamente através do Programa Trânsito Inteligente”, ressaltou.

O Projeto Trânsito Inteligente prevê a utilização de inteligência artificial, câmeras de vídeo-monitoramento e balanças dinâmicas em pontos estratégicos, além da instalação de câmeras com zoom óptico.

Além da Sefaz, há a expectativa de outras secretarias de Estado, a exemplo da Segurança Pública e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) também aderirem à iniciativa.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários