16/04/2024

TIM ativará rede 5G no Cubo Itaú

Projeto permitirá que startups desenvolvam e testem novas aplicações que serão potencializadas pela rede de quinta geração.

Foto: Celso Doni

A TIM, em parceria com a Ericsson, acaba de anunciar que conseguiu uma licença especial da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para instalar uma antena 5G no Cubo Itaú. A ideia é que empresas inovadoras utilizem a rede de quinta geração para desenvolver novas tecnologias. A ativação estará em operação até o final do ano.

O projeto é mais uma iniciativa da operadora, que está celebrando quatro anos de parceria com o Itaú. A TIM já havia instalado no Cubo o NB-IoT, uma plataforma que permite desenvolver soluções de internet das coisas (IoT).

“A TIM quer estar inserida em ambientes de inovação, de pesquisa e de empreendedorismo, como o Cubo Itaú, viabilizando tecnologias que fomentem esse ecossistema favorável a criação de novos produtos e serviços que melhorem a vida dos cidadãos do nosso País”, afirma Leonardo Capdeville, CTIO da TIM.

O Cubo Itaú é um importante centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina. Desde 2015, o espaço vem reunindo empreendedores, empresas, investidores e universidades para desenvolver novas tecnologias e modelos de negócios.

VIU ISSO?
–> Claro, Vivo, Oi e TIM se comprometem com iniciativa ambiental
–> Startup financiada pelo Instituto TIM vence prêmio da ONU
–> TIM anuncia Casa 5G para o HackTown 2019

Ele está localizado na região da Vila Olímpia, em São Paulo-SP, e conta com mais de 250 startups. O espaço também possui workshops, palestras e encontros para promover o crescimento da cena empreendedora no Brasil.

Recentemente, o centro de inovação anunciou que suas startups já receberam investimentos de R$ 480 milhões nos últimos dois anos. Somente em 2019, as empresas residentes faturaram mais de R$ 540 milhões.

O investimento no ecossistema de startups não é uma exclusividade da TIM. Na semana passada, a Claro trouxe para o Brasil a Plug and Play, uma plataforma que cria oportunidades para que empresas inovadoras tenha contato com mercados globais.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários