30/04/2024

Gemini: app de inteligência artificial do Google chega ao Android no Brasil

Aplicativo tem funções como escrever e-mails e fazer pesquisas. Ele pode ser substituído pelo assistente digital padrão da big tech.

O Google anunciou que agora o seu mais novo aplicativo de Inteligência Artificial (IA), o Gemini, já está disponível para download em celulares Android no Brasil. Por meio do Google Play, os usuários podem baixar o app de forma gratuita ou paga (na versão Advanced). Com isso, a big tech torna a ferramenta mais acessível e amplia o seu potencial de popularidade.

O Google Gemini funciona como um chatbot baseado em Inteligência Artificial (IA), assim como o Chat GPT, e pode substituir o assistente digital padrão da big tech, ativado pelo comando de voz “ok Google”. Essa mudança pode ser feita logo após a instalação do aplicativo, uma vez que assim que é instalado aparece uma mensagem perguntando se deseja manter o assistente tradicional, ou se gostaria de substituílo pelo Gemini.

Dentre as habilidades da tecnologia IA estão criar imagens personalizadas, escrever e-mails e postagens, aprender de forma prática, definir alarmes, timers e lembretes, responder perguntas (inclusive por voz). Ao ativar o perfil, o usuário também pode solicitar para analisar a tela do celular e pedir contexto do que está sendo exibido.

Outra mudança quanto ao assistente antigo é que alguns recursos fornecidos anteriormente como “usar as rotinas do assistente” e “traduza a conversa em tempo real”, não aparecem na lista de recurso do Google Gemini, na tela inicial do app.

Ao fazer um teste de reportagem, a CNN Brasil apontou que a ferramenta não atendeu ao pedido “toque uma música no Spotify”, respondendo “ainda não posso te ajudar com este provedor, mas estou aprendendo”. Entretanto, quando o aplicativo de música já estava aberto e tocando algo, o Google Gemini atendeu o comando de troca de faixa. Outra limitação é que o app ainda não é capaz de apresentar resultados sem que o celular esteja desbloqueado.

Essa versão suporta todos os celulares com Android 10 (ou sistemas mais recentes), mas é necessário atender requisitos mínimos, como ter 4 GB de memória RAM ou mais.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários