30/05/2024

Somente duas cidades estão sem sinal de telefonia móvel no RS

Segundo dados da Anatel, outros 156 municípios ainda estão com afetação parcial, onde há pelo menos uma operadora com sinal ativo.

De acordo com dados do painel para monitoramento do sinal das redes móveis no Rio Grande do Sul da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atualizados neste domingo (12), caiu para duas as cidades que estavam com afetação total do serviço de telefonia móvel. No último boletim, 13 municípios do estado estavam totalmente sem cobertura celular.

O painel mostra que o serviço móvel está normalizado em 634 municípios, enquanto outros 156 estão com afetação parcial. Ou seja, há pelo menos uma operadora com o sinal em pleno funcionamento.

Até essa última atualização, a TIM ainda era a operadora mais afetada pelos estragos causados pelas fortes chuvas que têm acometido o RS. No momento, a tele está sem sinal móvel em 51 municípios, enquanto que a Vivo está fora do ar em 9 cidades, e a Claro em 1. A lista das cidades podem ser conferidas no site da Anatel.

No Rio Grande do Sul, onde operam as operadoras TIM e Vivo, as cidades de Ivorá e Tubas estão totalmente sem cobertura móvel, segundo o último boletim. Já em Santa Catarina, não há cidades com afetação total, e somente 6 municípios estão com afetação parcial, onde ao menos há alguma prestadora com a cobertura ativa. São eles:

  • Balneário Camboriú
  • Indaial
  • Lontras
  • Maravilha
  • Passo de Torres
  • Rio do Sul

Roaming compartilhado

Nos municípios parcialmente afetados, o roaming compartilhado é uma das maneiras que as pessoas e as equipes de resgate podem se comunicar. Desde o início do mês que as operadoras abriram suas redes para que elas sejam acessadas por usuários de tele concorrentes.

Ou seja, nesses municípios, há pelo menos uma operadora com sinal ativo, que permite o acesso de clientes de outra tele. Ou seja, com o roaming aberto, um usuário da TIM pode acessar a rede da Claro ou Vivo (e vice-versa) para ter cobertura móvel. A medida segue uma orientação da Anatel por meio do Conexis (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários